Gestão da qualidade do ar

Não basta conhecer as quantidades de poluentes atmosféricos que são emitidos para a atmosfera ou determinar os níveis resultantes de poluentes que existem no ar que respiramos. O presente quadro jurídico comunitário e nacional tem como objectivo último GERIR a qualidade do ar.

A gestão da qualidade do ar inclui a avaliação da qualidade do ar ambiente, com base em métodos e critérios bem definidos, a obtenção de  informações que possam contribuir para a luta contra a poluição atmosférica e os seus efeitos nocivos, o acompanhamento das tendências a longo prazo bem como das melhorias obtidas através de medidas nacionais e comunitárias. Paralelamente é fundamental garantir a existência de mecanismos que permitam que as informações sobre a qualidade do ar ambiente sejam postas à disposição do público. O fim último da gestão da qualidade do ar é possibilitar que a qualidade do ar ambiente se mantém, quando é boa, e nos outros casos sejam despoletados processos que a melhorem.

Ao longo dos últimos 10 anos, o IDAD tem colaborado com as autoridades nacionais e regionais em diversos projectos que se inserem na temática da gestão da qualidade do ar. Como exemplos emblemáticos de referir a elaboração de estudos base que suportaram a revisão da legislação das emissões de poluentes atmosféricos, a participação no desenho da rede nacional de monitorização da qualidade do ar ou o envolvimento em planos e programas regionais de melhoria da qualidade do ar.

No âmbito internacional, destaca-se o envolvimento do IDAD no dimensionamento e operacionalização da rede de monitorização da qualidade do ar na cidade de Fortaleza, Brasil.

De destacar ainda o projecto AirLexum banco de dados desenvolvido pelo IDAD que apresenta as políticas e legislação de qualidade do ar de todo o mundo.


última atualização a 19-12-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.