impactes e monitorização

A Avaliação de Impactes, podendo ser realizada desde o nível estratégico das políticas, planos ou programas até ao nível da concretização de um projeto específico, é uma das áreas de excelência do IDAD.

No IDAD, a Avaliação de Impactes iniciou-se em 1994 com a realização do estudo de localização da central de incineração de Resíduos Sólidos Urbanos de Lisboa continuando em 1995 com o Estudo de Impacte Ambiental de diversas unidades de incineração de resíduos em Portugal, e em 1997 com a conceção dos programas de monitorização externa das unidades de incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (LIPOR e ValorSul).

Relativamente à avaliação de impactes ao nível do Planos e Programas, o IDAD foi pioneiro nesta matéria quando em 2003 iniciou, antes da própria transposição da Diretiva Europeia, o que foi uma das primeiras Avaliações Ambientais Estratégicas em Portugal (Rede Ferroviária de Alta Velocidade).

Fruto desta experiência, o IDAD tem-se mantido na vanguarda da disciplina da avaliação de impactes em Portugal participando frequentemente em conferências da especialidade (nacionais e internacionais) com a apresentação de casos práticos em diversos domínios da avaliação de impactes bem como no lecionamento de cursos.

O envolvimento do IDAD nesta matéria tem sido de tal relevância que em 2004 coorganizou, juntamente com a Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes (APAI), a 1ª Conferência Nacional de Avaliação de Impactes e em 2012 a 32ª Conferência Anual da International Association for Impact Assessment (IAIA). Nesta última, reuniram-se no Porto, ao longo de cinco dias, mais de 900 especialistas em avaliação de impactes oriundos de cerca de 90 países.
O envolvimento do IDAD nesta temática reflete-se ainda no envolvimento que os seus colaboradores têm tido ao nível das organizações não-governamentais (nacionais e internacionais) de avaliação de impactes. Neste contexto é de destacar o facto de dois dos colaboradores do IDAD terem estado envolvidos em 3 Direções da APAI e, atualmente, o Secretário Geral do IDAD ser Presidente Eleito da IAIA.

No domínio da Avaliação de Impactes o IDAD desenvolve assim trabalho em diversos campos:

A experiência e reconhecimento do IDAD em matéria de avaliação de impactes tem conduzido ao seu sucesso na consultoria internacional, sendo exemplo o caso do Brasil onde, desde 2014, o IDAD tem vindo a desenvolver diversos projetos.

A elaboração destes estudos exige frequentemente o recurso a amostragens em diversas matrizes para procedimento analítico, aspeto para o qual o IDAD conta com o seu próprio Laboratório, bem como à aplicação de ferramentas de simulação numérica (ex. modelos de dispersão de poluentes atmosféricos).

última atualização a 21-01-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.