mapas de ruído

mapa ruído 1 mapa ruído 2

O IDAD desenvolve várias actividades no sector da caracterização acústica, nomeadamente ao nível da avaliação de ruído exterior e amostragens de ruído de curta duração através de um número limitado de pontos de uma dada zona.

O mapa de ruído surge como um instrumento essencial para a Gestão Ambiental do ruído num Município, sendo considerado uma ferramenta de preparação e monitorização dos planos de redução do ruído. A experiência do IDAD neste domínio remonta ao ano de 2000, quando elaborou o seu primeiro mapa de ruído, referente à envolvente de uma unidade industrial.

O Decreto-Lei 9/2007 de 17 de Janeiro estabelece o regime de prevenção e controlo da poluição sonora, visando a salvaguarda da saúde humana e o bem-estar das populações. Os planos municipais de ordenamento do território asseguram a qualidade do ambiente sonoro, promovendo a distribuição adequada dos usos do território, tendo em consideração as fontes de ruído existentes e previstas.

Na execução dos Mapas de Ruído são seguidas as indicações da legislação aplicável à realização de Mapas de Ruído, nomeadamente o Decreto-Lei 146/2006 de 31 de Julho que provém da Directiva Comunitária 2002/49/CE de 25 de Junho e do Regulamento Geral do Ruído - Decreto-Lei nº 9/2007 de 17 de Janeiro.

Actualmente, o software adoptado pelo IDAD para a elaboração dos mapas de ruído é o CadnaA. Este software permite modelar diversas fontes, possuindo uma  capacidade de milhões de objectos de complexidade arbitrária por tipo de objecto. O CadnaA cumpre integralmente com os requisitos legais, no que diz respeito aos métodos de cálculo a utilizar para elaboração do mapa de ruído.

última atualização a 02-06-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.