processos participativos

O envolvimento, consulta e participação da população e dos diversos agentes locais contribuem para uma democracia participativa e para um debate construtivo de ideias e ações concretas, sendo fundamentais no âmbito do desenvolvimento sustentável.

Neste âmbito, o IDAD detém experiência na implementação e liderança de processos participativos tendo dinamizado diversos momentos de participação em contextos e ambientes tão diferentes como sejam: os processos de Agenda 21, seleção de locais alternativos para implementação de infraestruturas, avaliações ambientais estratégicas e classificação de áreas naturais.

Nestes processos, o IDAD ao agir como mediador das situações de conflito, tem como objetivo criar espaços de interação que apoiem uma participação pública ativa e abrangente.
 
Neste âmbito, a experiência adquirida permite o desenvolvimento de momentos de participação com públicos multidisciplinares, intra e interinstitucionais, permitindo o apoio à tomada de decisões concertadas através de soluções colaborativas.

Nos vários processos participativos coordenados pelo IDAD são envolvidos grupos alargados de atores nos processos de decisão, nomeadamente na definição de visões estratégicas de futuro, na avaliação de programas e no desenvolvimento de ações.
última atualização a 31-05-2013
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.