qualidade do ar exterior


O IDAD apresenta uma gama alargada de competências na componente de avaliação de qualidade do ar, consolidada pela experiência de 20 anos de trabalho na área. O currículo do IDAD neste campo inclui, entre outros, programas de monitorização das unidades de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos, ou a avaliação da qualidade do ar nos Aeroportos portugueses

No que se refere a metodologias de medição, o IDAD dispõe de capacidade para realizar monitorizações pontuais e monitorizações em contínuo de vários de parâmetros, utilizando para o efeito analisadores que obedecem aos métodos de referência definidos na legislação em vigor (Decreto-Lei nº 102/2010 de 23 de Setembro).


Para a monitorização em contínuo o IDAD possui um laboratório móvel de monitorização da qualidade do ar, designado por LabQar, equipado com um conjunto de analisadores Environnement para a medição em contínuo da concentração atmosférica de diversos poluentes, como PM10, CO, SO2, NOx, NO, NO2, O3, BTEX. 

Para além dos analisadores e de todo o material de apoio ao seu funcionamento, inclui-se uma torre meteorológica equipada com vários sensores, possibilitando o registo simultâneo de variáveis meteorológicas como direção do vento, velocidade do vento, temperatura do ar, humidade relativa ou precipitação.

Airpointer
O IDAD possui igualmente uma estação móvel compacta, Airpointer, que possibilita a medição em contínuo de poluentes como CO, SO2, NOx, NO, NO2, O3 e H2S, sendo esta complementada com um analisador Verewa para medição em contínuo das frações PM10 ou PM2.5. 

Para a medição pontual, são utilizados amostradores de caudal baixo, médio ou elevado, bem como amostradores sequenciais Partisol Plus 2025, permitindo a avaliação das concentrações de partículas em suspensão (PTS, PM10, PM2.5), metais (Pb, Cd, Ni, As, Zn, Mn, Cr, Cu e Hg), compostos gasosos (HCl/HF/NH3), derivados particulados (Cl-/F-/NH4+), hidrocarbonetos não metano (HCNM), dioxinas e furanos (PCDD/F), hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAH- Benzo(a)pireno). Adicionalmente através da utilização de amostradores passivos possibilita-se a determinação de compostos como BTX, NO2, SO2, O3.

Com a conjugação das diferentes valências e equipamentos o IDAD tem dado resposta a solicitações distintas na monitorização da qualidade do ar exterior, permitindo efetuar a comparação com os valores limite  impostos pela legislação em vigor, obter padrões temporais para a concentração dos poluentes ou estabelecer relações de causa - efeito relativamente a  prováveis fontes de poluição.

Atualmente o Laboratório do IDAD encontra-se Acreditado para os ensaios de PM10, CO, SO2, NO, NO2, NOx, O3 e benzeno. Anexo Técnico
última atualização a 04-01-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.