seleção e avaliação de alternativas de localização

Uma das decisões mais críticas para o sucesso de um projecto é a escolha  da sua própria localização. A decisão sobre a localização onde será construída uma determinada infra-estrutura terá um impacto determinante em praticamente todas as facetas de um projecto. A localização irá influenciar, e de forma definitiva, dimensões diversas como, a dimensão da intervenção, as suas funcionalidades directas e indirectas, a sustentabilidade, a estrutura da organização, a eficiência económica e operacional ou o emprego gerado por um projecto.

Interessa assim que as preocupações sobre os impactes de um projecto sejam parte integrante do seu desenvolvimento e desenho e que não surjam apenas como mais um passo no cumprimento das obrigações legais inerentes à sua implementação final.

A metodologia mais adequada a aplicar para a selecção da localização de um projecto dependerá da tipologia técnica do mesmo, do contexto sociológico em que se insere, e também da maturidade e complexidade do processo decisório que lhe está subjacente. Idealmente o estudo da localização mais adequada deverá iniciar-se com a pré-definição de objectivos de sustentabilidade cujo grau de cumprimento deverá ser confrontado para as várias alternativas em apreciação.

O IDAD tem um curriculum muito relevante na aplicação destas metodologias a projectos de tipologias diferenciadas.

última atualização a 20-06-2013