IEUA Sharing

2ª Temporada - 9ª Edição




Português Claro e as start-ups: é preciso saber comunicar uma boa ideia

Sandra Fisher-Martins, Diretora Executiva Português Claro


Data
: 3 de fevereiro 2014, 13h45 - 15h00

Enquanto vivia em Inglaterra, em 1996, Sandra Fisher-Martins recebeu um extrato bancário onde, por baixo de um símbolo de um diamante, se lia que o mesmo tinha sido escrito em linguagem clara, ao abrigo da campanha pelo uso de um inglês simples (Plain English Campaign). De regresso a Portugal, ao tratar dos papéis para alugar casa, abrir conta no banco ou assinar um contrato de trabalho, começou a ter consciência das dificuldades em interpretar alguns tipos de linguagem e do problema da iliteracia em Portugal. Decidida a alterar a situação, tornou-se uma das pioneiras na introdução da metodologia Plain Language em Portugal. Em parceria com a “Plain Language Commission” do Reino Unido, fundou a Português Claro, uma empresa de consultoria e formação que introduziu o conceito de linguagem clara em Portugal. Desde 2007 ajuda empresas e instituições portuguesas  como a Caixa Geral de Depósitos, o Ministério das Finanças e a Zon a comunicar de uma forma mais clara. Sandra interessa-se pelo uso da linguagem clara e do design de informação como forma de ajudar os cidadãos a tornar decisões mais informadas acerca da sua saúde, educação, bem-estar e direitos cívicos. É a representante em Portugal da Associação Internacional Clarity, que promove a simplificação da linguagem jurídica e administrativa e faz parte da direção da Plain - Plain Language Association International – e do International Plain Language Working Group, um grupo de especialistas em linguagem clara que está a definir standards para a prática desta profissão.








última atualização a 30-01-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.