sobre a ua » campus de santiago

A Universidade de Aveiro encontra-se situada junto à Ria de Aveiro e insere-se num Campus premiado, conhecido pelos seus edifícios desenhados por arquitetos Portugueses de renome.

Estes foram concebidos com o propósito de facilitar os processos de ensino/ aprendizagem, investigação e apoio técnico e administrativo e incluem residências para estudantes, bibliotecas, uma livraria, cantinas, bares, um restaurante, um pavilhão desportivo, lavandaria, lojas, balcões de instituições bancárias e uma creche/infantário - tudo concentrado num só campus, ladeado pela beleza natural das salinas e a uma curta distância do centro da cidade.





O Campus é hoje o exemplo de como a estética e a funcionalidade se podem combinar de forma a contribuírem de forma harmoniosa para a história e a tradição do ambiente onde se inserem.

A conceção e estilo da Universidade de Aveiro alteraram e enriqueceram o aspeto físico da cidade, procurando adaptar-se às suas caraterísticas geográficas (a ria e a planície) e dando preferência ao uso do barro, uma material de construção típico da região e que confere ao campus o seu aspeto caraterístico, dominado pelo tijolo vermelho.



A forma como a universidade se encontra integrada em tão encantadora paisagem constitui uma prova da forma harmoniosa com que interage com o seu contexto social, promovendo o desenvolvimento arquitetónico e potenciando os recursos regionais.

Os edifícios do campus são ladeados pela Ria e por extensos espaços verdes. O Campus é também considerado como uma área “amiga do ambiente”: um campus exemplar pela forma como preserva a sua biodiversidade, encoraja o consumo sustentável de água e energia e desempenha o seu papel como instituição socialmente responsável. Desde o seu estabelecimento que a Universidade de Aveiro tem vindo a estabelecer ligações a nível regional, surgindo a necessidade de expandir o seu campus, o que resultou na criação de 2 outros campi, situados em 2 cidades com forte cariz industrial: Oliveira de Azeméis, onde se localiza a Escola Superior Aveiro Norte (ESAN) e Águeda, que aloja a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA).

última atualização a 07-07-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.