informações » vistos e seguros

Vistos
Os nacionais de países não membros da União Europeia, que ainda se encontrem nos seus países de origem, deverão solicitar, previamente à realização da viagem, um visto de residência para estudar em Portugal. Para esse efeito deverão dirigir-se às autoridades consulares portuguesas no seu país de residência.

Dependendo do programa de estudos que vá frequentar, deverá solicitar um dos seguintes tipos de visto:

Estudante internacional (licenciaturas e mestrados integrados)
Visto de residência para estudo, intercâmbio de estudantes, estágio profissional ou voluntariado
Para efeitos de estudos, em instituição de ensino superior ao nível do 1º ciclo (licenciaturas e mestrados integrados) e 2º ciclo (mestrados).

Estudante internacional (doutoramentos)
Visto de residência para atividade de investigação ou altamente qualificada
Para efeitos de realização de investigação científica a nacionais de Estados terceiros que tenham sido admitidos como estudantes de ensino superior ao nível de doutoramento.

Estudantes internacionais
Visto de Estada Temporária
Para permanecer em território nacional por períodos superiores a três meses, em casos excecionais, devidamente fundamentados, designadamente para frequência de programa de estudo em estabelecimento de ensino, intercâmbio de estudantes, de duração igual ou inferior a um ano.

Estudantes internacionais já residentes num estado membro da EU (mobilidade)
Visto de residência no âmbito da mobilidade dos estudantes do ensino superior
Para os nacionais de Estado terceiro que residam como estudantes do ensino superior num Estado membro da União Europeia e que se candidatem a frequentar em Portugal parte de um programa de estudos já iniciado ou a complementá-lo com um programa de estudos afins.

Para mais informações sobre a obtenção de vistos, queira visitar o Portal consular e o site Study in Portugal.

Nota: esta informação não dispensa a consulta da legislação em vigor disponível na página web do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.


Seguro
Os estudantes da Universidade de Aveiro ficam automaticamente abrangidos por um seguro de acidentes pessoais. Este seguro dá cobertura a danos corporais sofridos no âmbito de atividade escolar e circum-escolar.

A UA não providencia o seguro de saúde. Este é da total responsabilidade do estudante.
última atualização a 24-02-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.