Conferência international


Cocriar o futuro do turismo


Universidade de Aveiro, Portugal

 17 – 19 de maio de 2017


O turismo tem vindo a afirmar-se como o sector líder a nível mundial em termos de volume de negócios, ultrapassando sectores económicos tradicionalmente considerados mais importantes, tais como os combustíveis e a produção automóvel. O turismo encontra-se a emergir a nível mundial, como um novo ‘ecossistema’ que agrega recursos económicos, ambientais, sociais e culturais. A diversidade de produtos e economias permite ainda ao turismo criar ligações económicas entre a economia e a sociedade, conduzindo à criação de valor para todos os stakeholders. O turismo posiciona-se, atualmente, como um dos sectores mais fortes e impulsionadores de mudança a nível mundial, gerando prosperidade e bem-estar para os países.

Apesar do seu elevado potencial, persiste ainda uma distância entre o sector do turismo e a sociedade. O turismo é um fenómeno sociológico e antropológico, indissociável das civilizações, e as suas infraestruturas e equipamentos são construídos paralelamente a todas as outras formas de desenvolvimento urbano e rural. No entanto, o conhecimento sobre este potencial e sobre as relações simbióticas que podem emergir da relação turismo / sociedade ainda se encontram por explorar na sua totalidade.

A INVTUR é uma conferência internacional de reconhecido valor, que se encontra agora a chegar à sua 4ª edição. É organizada pela Universidade de Aveiro, desde 2010, em colaboração com várias universidades parceiras de diferentes países. Nas edições anteriores contou com mais de 700 participantes, provenientes de mais de 30 países dos cinco continentes. A INVTUR tem vindo a tornar-se num fórum de discussão e interação científica. Realiza-se em Aveiro, numa das cidades mais modernas e desenvolvidas de Portugal, e tem lugar na Universidade que é considerada entre as melhores do país, em termos científicos e arquitectónicos. Para além do seu valor em termos científicos, a INVTUR oferece uma experiência inesquecível a todos os que aqui se deslocam: em termos científicos, de potencial de networking e em termos sociais.

A edição de 2017 pretende contribuir para o debate e suscitar novas abordagens e paradigmas emergentes na área da cocriação de valor e que suportam o novo ecossistema do turismo. A INVTUR 2017 fornecerá uma plataforma interativa, dinâmica e internacional onde académicos e profissionais poderão discutir as melhores formas de aplicar a investigação e de gerir o conhecimento através de parcerias. Paralelamente à conferência, terá lugar uma montra de boas práticas no sector do turismo. A BIT  Business Innovation Tank consistirá numa tenda de grande dimensão, próxima do edifício onde irá decorrer a conferência, onde mais de 30 empresas e organizações apresentarão experiências inovadoras na indústria do turismo. Em paralelo à conferência académica, irão realizar-se debates envolvendo académicos e pessoas oriundas do mundo dos negócios e das organizações. Os participantes vão, assim, ter a oportunidade de reforçar parcerias com diversos stakeholders, incluindo investigadores, profissionais do sector e entidades governamentais, através do diálogo sobre a forma de melhor utilizar os resultados da investigação em benefício do sector do turismo e da sociedade.


Para a INVTUR 2017 são bem-vindos trabalhos científicos que se integrem nas seguintes áreas:

» Planeamento, políticas e estratégias em turismo;

» Geografia e territórios do turismo;

» Gestão e modelação de destinos;

» Economia do turismo;

» Internacionalização do turismo;

» Comportamento do consumidor em turismo;

» Novos produtos em turismo;

» Marketing do turismo;

» Economia das experiências;

» Economia colaborativa;

» Economia criativa;

» Autenticidade;

» Cultura e património;

» Tourist gaze;

» Sociologia do turismo;

» Turismo gastronómico;

» Antropologia do turismo;

» Demografia e mobilidade;

» Turismo pós-moderno;

» Educação e investigação;

» Sustentabilidade e ecoturismo;
» Hospitalidade;

» História do turismo;

» Inovação em turismo;

» E-turismo, TICs, e turismo inteligente;

» Turismo acessível;

» Género em turismo;

» Redes em turismo.


 

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.