Conferência Internacional


Does gender equality foster new paths for social and economic development? – A tourism perspective


Universidade de Aveiro, Portugal

7 – 10 de Maio de 2014





Conferência Internacional 


Turismo: Quando viajamos construímos novas sociedades

 Universidade de Aveiro, Portugal

7 – 10 de Maio de 2014


O turismo tornou-se um setor líder a nível mundial. Num mundo dominado por uma forte recessão económica, o turismo continua a crescer e prevê-se que continue a expandir-se no futuro. O turismo e os turistas nas suas deslocações possuem uma forte capacidade para despoletar processos de desenvolvimento socioeconómico ao nível das áreas-destino. Os turistas dormem, alimentam-se, deslocam-se e são fortes consumidores de actividades culturais e recreativas. Mas o seu nível de interação com as economias locais vai para além do consumo das actividades do ‘core’ do setor do turismo. O âmbito do turismo está-se a expandir e a percolar nas economias locais. Atualmente, os turistas também consomem produtos e serviços em áreas ‘fora’ da ‘economia tradicional’ do turismo, tais como saúde, ciência, residências secundárias... e impulsionam os destinos para a criação de novas e inovadoras formas de exportação, produtos, educação, comportamentos, planeamento, etc. Quando os turistas viajam estimulam a criação de novas sociedades... Os turistas são responsáveis por introduzirem novas forças de desenvolvimento e modernidade nos destinos que visitam e por darem ‘novos mundos ao mundo’.

O objetivo da Conferência Internacional INVTUR 2014 é o de criar um espaço de debate sobre o impacte do turismo ao nível das áreas destino e sobre a forma como este pode introduzir novas formas de crescimento, desenvolvimento e inovação. O INVTUR é um congresso que entra agora na sua terceira edição. Este congresso tem lugar na Universidade de Aveiro, dentro de um campus universitário moderno e acolhedor, que os congressistas não se coíbem de enaltecer devido à sua organização e arquitectura marcantes. A beleza da cidade de Aveiro e os eventos sociais oferecidos em paralelo pela conferência contribuem igualmente para a criação de um cenário perfeito para uma estadia que os congressistas consideram habitualmente como sendo memorável.

A conferência aceita artigos, resumos alargados e posters em áreas como:

» Antropologia do turismo;

» Gestão de destinos;

» Economia do turismo;

» Economia das experiências;

» Tourist gaze;

» Neo-colonialismo;

» Sociologia do turismo;

» Mobilidade;

» Educação;

» Geografia do turismo;

» Autenticidade;

» Sustentabilidade;
» Hotelaria;

» Cultura e património;

» Planeamento em turismo;

» Marketing turístico;

» Turismo pós-moderno;

» História do turismo;

» Comportamento do consumidor em turismo;

» Inovação em turismo;

» Regeneração / revitalização;

» Internacionalização do turismo;

» E-tourism e TIC;

» Novas formas de turismo.


Todos os trabalhos científicos estão sujeitos a revisão double-blind e, se aceites, serão publicados na Revista Turismo & Desenvolvimento. As línguas oficiais da conferência são o inglês e o português.

 




destaques
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]