Conferência Internacional INVTUR 2010


Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro 

Universidade de Aveiro, Portugal

10 – 13 de Março 2010



A conferência internacional INVTUR 2010 "Investigação em Turismo: O Estado da Arte e Perspectivas de Futuro" teve lugar na Universidade de Aveiro, entre os dias 10 e 13 de Março. Esta conferência visou proporcionar uma oportunidade única de discussão acerca do papel da investigação em turismo, com especial atenção para os resultados de teses, dissertações e projectos de investigação aplicada, e a sua relevância para o sector. Tratou-se da maior conferência científica alguma vez organizada no nosso país sobre o estado da arte, perspectivas futuras da investigação em turismo em Portugal, do seu enquadramento em termos internacionais, e da sua relação com o mundo das empresas e organizações que operam na área do turismo. Foram apresentados 170 comunicações e 27 posters, resultantes do trabalho de mais de 350 autores provenientes de 25 países, tendo estado presentes cerca de 700 participantes nos vários dias em que decorreu a conferência.

 

A conferência incluiu 35 sessões temáticas paralelas, onde uma grande variedade de trabalhos e experiências internacionais foram apresentadas, focando áreas como o estado da arte da investigação em turismo, áreas de investigação emergentes, experiências nacionais e internacionais, a forma como a investigação em turismo deverá ser orientada no futuro, as ligações entre a investigação em turismo e o sector, entre outros. Todos os trabalhos apresentados foram publicados numa edição especial da Revista Turismo & Desenvolvimento, que foi lançada durante a INVTUR 2010.

 

Adicionalmente, foram feitas apresentações por keynote speakersde renome internacional, que promoveram a discussão acerca da importância da investigação em turismo e seu valor para a indústria: Professor Alan Fyall, Universidade de Bournemouth (RU); Professor Alfonso Vargas-Sánchez, Universidade de Huelva (Espanha); Professor Chris Cooper , Universidade Oxford Brookes (RU); Professor Dimitrios Buhalis , Universidade de Bournemouth (RU); Professor Geoffrey Wall, Universidade de Waterloo (Canadá); e Professor John Tribe, Universidade de Surrey (RU).

 

A conferência visou, portanto, criar um fórum de discussão onde diferentes pontos de vista foram apresentados, tanto por académicos mais experientes, como por jovens investigadores. Para além da comunidade académica proveniente de todo o país, de várias instituições de ensino profissional e superior (politécnico e universitário), participaram na conferência representantes de organizações públicas e agências do sector privado.

Paralelamente à conferência INVTUR 2010, a Universidade de Aveiro organizou a Bolsa de Inovação em Turismo (BIT), que esteve aberta a todos os participantes da conferência, sem qualquer custo adicional. A BIT pretendeu afirmar-se como uma ‘montra de exposição’ de casos de sucesso, boas práticas, concepção e implementação de projectos inovadores por parte de empresas e organizações públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos. Visou também reforçar a relação entre académicos e profissionais, mostrando como a investigação em turismo pode ser utilizada e posta em prática, e como a indústria pode inovar através da aplicação dos resultados da investigação efectuada no sector.


» organização 

INVTUR
última atualização a 31-12-2013

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.