Exposição Gonçalves da Silva

 

 Exposição "Gonçalves da Silva", na história da contabilidade...

Integrada na comemoração dos 40 anos de história do ISCA-UA, e durante a semana de 17 a 22 de outubro,  esteve patente ao público na biblioteca, uma exposição dedicada à vida e obra de Fernando Vieira Gonçalves da Silva. A biblioteca reuniu numa pequena mostra um conjunto de obras e publicações daquele que foi considerado o Mestre da Contabilidade do século passado, e que fazem parte do seu acervo documental. Teve por objetivo dar a conhecer à comunidade académica da Universidade de Aveiro, a vida e obra deste grande senhor.

ISTO PORQUE…

“É preciso homenagear quem dedica a sua vida ao progresso e ao desenvolvimento e mais ainda a quem a pauta por valores altos de dignidade e exemplaridade de Conduta.”

                                        (Rogério Fernandes Ferreira, 1990)

Fernando Vieira Gonçalves da Silva ,  asceu a 13 de Maio de 1904, em Santa Maria dos Olivais, Tomar, e faleceu em 22 de Fevereiro de 1990.

Em 1927 concluiu o Curso Superior de Comércio, no Instituto Superior de Comércio, e em 1935 obteve o grau de Doutor pela Universidade Técnica de Lisboa com a tese "A Regulamentação Legal da Escrituração Mercantil" que mais tarde (1938) veio a ser publicada em livro.

Em 1952 apresentou provas públicas para Professor Catedrático no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras de Lisboa, tendo-se jubilado em 1971, com 67 anos, depois de 45 anos de docência.

Lecionou nas Escolas Comerciais de Tomar e de Viana de Castelo e foi Diretor da Escola Industrial e Comercial da Jacome Ratton (Tomar).

Foi, a par de Jaime Lopes Amorim, um dos grandes Mestres da Contabilidade do século passado, deixando um vasto conjunto de obras, das quais destacamos: 

Silva, F. V. Gonçalves da - Contabilidade das sociedades. 12ª Ed. Lisboa: Plátano Editora, 2006. ISBN 972-770-431-X

Silva, F. V. Gonçalves da - A reforma da empresa. Évora: Instituto de Estudos Superiores, [1969?]. 19 p.

Silva, F. V. Gonçalves da - O balanço e as variações da moeda. Lisboa: [s.n.], 1975. 26 p

Segundo o Professor Doutor Rogério Fernandes Ferreira “ A contabilidade fica no nosso País marcada por dois períodos: o que antecedeu as contribuições do Professor, período então dominado por uma evolução de natureza mais empírica e até atrabiliária, e o período dos últimos cinquenta anos, de verdadeiro progresso técnico e científico”

  Fonte: http://www.infocontab.com.pt/


última atualização a 27-02-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.