40 anos de história do ISCA-UA

O Instituto de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro, celebrou no dia 22 de outubro de 2011, 40 anos de história, em sessão solene que decorreu no Auditório Joaquim José da Cunha às 10H00.

Nesse âmbito, na semana de 17 a 22 de outubro, decorreram várias atividades, pautadas pela participação de algumas individualidades, e nos mais diversos domínios da contabilidade e das áreas de saber do Instituto.

Durante toda a semana, esteve patente ao público na biblioteca do ISCA, uma exposição intitulada “Gonçalves da Silva – na história da Contabilidade”. A exposição retratava a vida e obra daquele que foi considerado o mestre da Contabilidade em Portugal do século passado e que deixou um legado contabilístico ímpar.

No dia 17 de outubro, pelas 18H00, no Auditório Joaquim José da Cunha, decorreu um Seminário Forense intitulado “As perícias contabilísticas na investigação criminal”, presidido pelo Dr. Egídio Fulgêncio Cardoso, Diretor da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística da Polícia Judiciária. A Contabilidade como meio de prova, as particularidades do inquérito e a função da perícia, a norma contabilística (da irregularidade formal ao ilícito penal), e os resultados da perícia, foram alguns dos temas apresentados no Seminário.

No dia 19 de outubro, a biblioteca do ISCA-UA promoveu o Debate para a Sustentabilidade, com a participação de oradores convidados que abordaram a temática da Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, e que teve lugar no Auditório Joaquim José da Cunha, às 16H00.

Em comemoração do Ano Internacional das Florestas o debate teve por objetivo promover junto da comunidade académica da Universidade de Aveiro, atividades que focassem o Desenvolvimento Sustentável e contou com a presença como moderadora do debate, da Doutora Myriam Lopes, professora auxiliar, Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente, Diretora do Mestrado em Gestão e Políticas Ambientais da Universidade de Aveiro.

Em 1987, a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento referia:

“Para conseguirmos um Desenvolvimento Sustentável temos que ser capazes de satisfazer as nossas necessidades económicas, sociais e ambientais sem comprometer a capacidade das futuras gerações conseguirem satisfazer as suas.”

Oradores convidados:

Contabilidade Ambiental: Filomena Antunes Brás, licenciada em Gestão, Mestre em Gestão de Empresas e Doutorada em Ciências Empresariais, é professora auxiliar na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Responsabilidade Social das Empresas: Manuel Castelo Branco, Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Organizações Sustentáveis: Dr. Diogo Gonçalves, Investigador no ISCTE-IUL e Professor no ISPA-IU.

Marketing Ambiental: Reinaldo Proença, Doutorado em Marketing/Comportamento do Consumidor pela University of Glasgow (Scotland–UK).

A Contabilidade ambiental, responsabilidade social das empresas, organizações sustentáveis e o marketing ambiental foram os temas debatidos tendo em conta que:

“O marketing deve educar os consumidores, as finanças devem procurar o crescimento sustentável a longo prazo, a contabilidade deve focar os custos ambientais e a gestão de recursos humanos deve estimular e promover o trabalho seguro e agradável”.

No dia 20 de outubro e em parceria com a AEISCAA, comemorou-se os 40 de história, com o tradicional “Porco no espeto”, por volta das 20H00.

O dia 21 de outubro, às 18h00, foi marcado pela apresentação de trabalhos científicos de alguns antigos alunos do ISCA-UA, no Auditório Joaquim José da Cunha.

As comemorações culminaram com a sessão solene, no dia 22 de outubro, cuja abertura da cerimónia foi efetuada pelo Digníssimo Reitor da Universidade de Aveiro. A cerimónia teve lugar no Auditório Joaquim José da Cunha e contou com o seguinte programa:

9H30 - Receção

10H00 - Abertura da cerimónia pelo Digníssimo Reitor da universidade de Aveiro;

Discurso da Sra. Diretora (incluindo homenagem aos antigos Presidentes e entrega do prémio ao 1.º Presidente do ISCA)

Discurso do Presidente da Associação de Estudantes

Entrega de prémios para os melhores alunos

Atuação da “Marnotuna”

Encerramento da sessão solene

Porto de honra e bolo com 40 velas

Atuação da “Marnotuna”

  

Cartaz Seminário Forense 

PROGRAMA

 

 

última atualização a 27-02-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.