Espólio Domingos Cravo


       


A coleção pessoal de obras do Professor Domingos Cravo foi doada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Aveiro (ISCA-UA) pela esposa, Fernanda Cravo. 

Domingos Cravo (Aveiro, 10.04.1954 – Aveiro, 18.03.2012) licenciou-se em Auditoria Contabilística pelo ISCAA com média final de 17 valores. Iniciou a sua carreira como docente em 1974, tendo contribuído com o seu profissionalismo e as suas ideias inovadoras para a afirmação do Instituto como escola de referência no contexto nacional.


Foi ainda docente convidado em cursos de licenciatura, pós-graduação e mestrado em diversas escolas superiores do país. Além de docente (Professor Coordenador desde 1998), participou ativamente na gestão do ISCAA, tendo pertencido ao Conselho Diretivo, presidido durante vários anos ao Conselho Pedagógico e ao Conselho Científico. Era membro do Conselho de Escola do ISCAA e do Conselho Científico da Universidade de Aveiro.


Indissociável do ISCA, não fazia contas às horas e distâncias para ensinar, intervir, discutir e defender a instituição. Só o ensino lhe tomava mais devoção. As suas aulas tinham as mesmas medidas de humor e rigor, de ética e técnica, de palavras e de números. Assertivo e acutilante, formou alunos para fazerem perguntas além de O que sai no exame? Resumia a sua forma de estar na vida com uma singularidade que lhe era muito particular:  "Prefiro ser criticado pelo que faço, do que ser ignorado por não fazer nada”.


Ao longo da sua vida académica, Domingos Cravo rodeou-se de inúmeros livros ligados à sua área de estudo e trabalho. Daí resultou uma valiosa coleção pessoal de obras de contabilidade, normalização contabilística, finanças, entre outras, e onde não faltam nomes como Luca Pacioli, António Lopes de Sá, Gonçalves da Silva, Martim Noel Monteiro e Rogério Fernandes Ferreira, verdadeiros mestres indispensáveis numa biblioteca de Ensino Superior, especializada nestas áreas.


A coleção veio assim enriquecer o fundo documental da Biblioteca Domingos Cravo e o registo bibliográfico das obras pode ser consultado aqui. Pode ainda visualizar e ficar a conhecer o espólio através do Flickr ou da nossa página do facebook.



Para consultar as obras no catálogo deve:

  1. Aceder ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;

  2. Selecionar a opção "Pesquisa Avançada";

  3. Selecionar o separador "Coleção" - "Domingos Cravo"

  4. Pesquisar.

De seguida vai aparecer a relação de livros que fazem parte do espólio Domingos Cravo.


última atualização a 12-06-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.