PERGUNTAS FREQUENTES


› Sou novo aluno, docente, investigador ou funcionário da Universidade de Aveiro (UA). o que é necessário para usufruir do serviço de empréstimo das bibliotecas?

Ativar a sua conta nas bibliotecas, através do catálogo bibliográfico, disponível em http://opac.ua.pt,  selecionando a opção “Entrar” (canto superior direito) e inserindo os dados de Utilizador Universal (UU).


› Posso requisitar livros com o cartão de outro utilizador?
Não. O cartão é pessoal e intransmissível. 


› É necessário mostrar sempre o cartão de utilizador?
A requisição exige identificação. (Aliás, em qualquer momento pode ser-lhe exigida a identificação).


› Posso utilizar a biblioteca, apesar de não ter qualquer ligação à Universidade? 

A entrada na biblioteca e a leitura presencial são livres, após identificação no balcão da biblioteca. O empréstimo domiciliário e a utilização de outros serviços exigem a inscrição como utilizador externo, mediante pagamento de uma quota anual de 15 €, bem como uma joia de 20 €.


› Sendo antigo aluno da UA posso requisitar livros das bibliotecas?
Sim. Os antigos alunos da Universidade de Aveiro têm a possibilidade de se registar na REDE ALUMNI  criada pela própria Universidade. Após o registo, é gerado o Cartão de Antigo Aluno – Rede Alumni UA, que deverá apresentar nos balcões de atendimento.
Para ativar a sua conta nas bibliotecas, deverá aceder ao catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt,  selecionar a opção “Entrar” (canto superior direito) e inserir os dados de Utilizador Universal (UU).
Pode usufruir de um total de 10 publicações (8 livros + 2 revistas) durante 10 dias úteis e com direito a duas renovações.
Mais informação em: 
https://www.ua.pt/alumni/ | https://sigaaa.ua.pt/registo.aspx



EMPRÉSTIMO DOMICILIÁRIO


› Se devolver uma publicação fora do prazo estipulado, tenho alguma penalização?

Sim. A não devolução ou falta de renovação de uma publicação dentro dos prazos fixados no regulamento das bibliotecas da UA implica:

  • o pagamento de 0,50 € por publicação e por cada dia de atraso;
  • a suspensão do direito de requisição de publicações enquanto se verificar o atraso. A requisição de publicações só será permitida após a regularização da dívida.

› Quantas publicações posso requisitar nas bibliotecas da UA?

› Durante quanto tempo posso ter requisitados livros e outras publicações das bibliotecas da UA?


› Posso fazer a devolução dos livros em qualquer umas das bibliotecas da UA?

Não. As obras requisitadas à biblioteca Domingos Cravo apenas podem ser entregues no balcão desta.


› Posso fazer a devolução dos livros por correio?

Sim. Desde que o faça por correio registado e com alguns dias de antecedência em relação à data de devolução.


› Posso requisitar uma obra se no catálogo aparecer registada com a indicação de "encomenda", "indexação" ou "catalogação"?

Não. Estas são indicações que traduzem o ponto da situação da publicação na cadeia documental. Se está muito interessado em requisitar a obra, comunique-o no balcão para que esta tenha prioridade no tratamento e possa estar à sua disposição com a brevidade possível.


› O que significa DEP na cota?

DEP significa o local onde o documento se encontra arrumado, neste caso específico no DEPÓSITO.


› Como posso saber quais os documentos que tenho em empréstimo, quando devo devolvê-los, quais tenho reservado e se estou penalizado? 

Acedendo à Área Pessoal do Catálogo online com o login e password de utilizador universal.


› Como posso conseguir um documento que não existe nas bibliotecas da UA? 

Se necessita de um documento que não existe nas bibliotecas da UA, pode recorrer ao serviço de Empréstimo Interbibliotecas.


Para mais informação


última atualização a 03-05-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.