40 anos da UA
 

   

O Laboratório Central de Análises é uma unidade executiva da Universidade de Aveiro responsável pela execução e fornecimento de serviços de análise  solicitados por entidades internas e externas à UA.


O LCA está assim vocacionado para responder às necessidades de análise nas áreas da difracção de raios-X, na determinação de metais por ICP e ICP-MS, na caracterização isotópica de matrizes naturais e sintéticas por Espectrometria de Massa de Ionização Térmica(TIMS) e no diagnóstico molecular para aquaculturas.


O Laboratório tem como objectivos prestar serviços de qualidade aos investigadores da Universidade de Aveiro, garantindo-lhes ainda apoio científico e técnico nas suas áreas de competência e igualmente afirmar-se com um prestador de serviços qualificados a entidades públicas e privadas, optimizando e rentabilizando os recursos instrumentais e as competências disponíveis no LCA e na Universidade em geral.




LABORATÓRIOS:  

  • Análise Quimica por ICP

    Determina por ICP e/ou ICPMS o teor e/ou presença de quase todos os elementos em vários tipos de amostra: águas naturais ou residuais, soluções aquosas (ácidas, básicas ou salinas), materiais de síntese ou biológicos, rochas, solos, sedimentos, filtros,etc.

  • Difração de Raio-X - DRX 
    Determina a estrutura cristalina, fases e texturas em pós e filmes numa gama de temperatura que varia entre 77 K e 1800 K .

    Possui para o efeito dois difractómetros PHILIPS.

  • Laboratório de Geologia Isotópica - LGI
    Determina a composição isotópica em materiais naturais. Tem para este efeito, uma sala limpa para preparação de amostras (classe ISO 5) e de um espectrómetro de massa de ionização térmica (TIMS) VG Sector 54 (único em Portugal).

         
  • Diagnóstico molecular para aquaculturas – DMA

    O serviço de DMA utiliza novas tecnologias moleculares capazes de diagnosticar e ajudar a antecipar surtos de doenças nas aquaculturas. Tem para esse efeito equipamentos de biologia molecular para detecção específica de agentes patogénicos microbianos e genes de resistência ou de virulência.


 

 


destaques
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.