Maria João Machado Pires da Rosa

Economia, Gestão, Eng.ª Industrial e Turismo

Professor Auxiliar
gabinete: 10.3.37
extensão: 23656
telefone externo: +351 234 370 361

atribuições

Diretora do mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
Diretora da licenciatura 1.º ciclo em Engenharia e Gestão Industrial
Membro da Comissão para a empregabilidade e avaliação dos trajetos profissionais dos graduados pelo DEGEIT

Curriculum Vitae abreviado

Maria João Pires da Rosa licenciada em Engenharia Química (1996) pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, doutorou-se em Gestão Industrial, em 2003, na Universidade de Aveiro.

É Professora Auxiliar do Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo da Universidade de Aveiro, onde tem colaborado na lecionação das disciplinas de Gestão da Qualidade, Técnicas Avançadas de Gestão da Qualidade, Técnicas Estatísticas, Gestão de Operações e Investigação Operacional.

É membro integrado do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) e membro colaborador do GOVCOPP (Governação, Competitividade e Políticas Públicas). Tem desenvolvido trabalho de investigação na área da gestão da qualidade, com especial enfoque no sector da educação. Neste âmbito tem estado envolvida em diferentes projetos de investigação, sendo de salientar: As Instituições de Ensino Superior Politécnico no Sistema Científico e Tecnológico Nacional: eficácia e territorialização da sua missão. Construção de um Quadro de Indicadores sobre o Desempenho das IESP no que se refere a atividades de Investigação Aplicada e Criação Cultural e o seu impacto para as regiões em que estão inseridas (Projeto 05/INDICADORES/2014); GLONATINS - Global Challenges, National Initiatives, and Institutional Responses – Mapping the Transformation of Portuguese Higher education Institutions at the dawn of the twentieth-first century (EXCL/IVC-PEC/0789/2012); IBAR - Identifying barriers in promoting the European standards and guidelines of quality assurance at institutional level and making recommendations as to how these might be addressed (CZ-KA1-2010-4663-511491_10.1.2011); Sucesso Escolar nas Escolas Secundárias Portuguesas: A Importância da Gestão do Desempenho (projeto FSE/CED/83520/2008); Desenvolvimento de Um Modelo de Medição de Desempenho de Escolas Secundárias Portuguesas (Projeto POCI/EGE/58611/2004); e Percepções das Instituições de Ensino Superior e dos Académicos à Avaliação e Acreditação (Projeto PTDC/ESC/68884/2006).

As suas publicações incluem artigos em revistas como a Total Quality Management & Business Excellence, Research Policy, Quality Progress, Quality in Higher Education, European Journal of Operational Research, European Journal of Education e Minerva. É coeditora dos volumes Cost-sharing and Accessibility in Higher Education: A Fairer Deal? (2006), Quality Assurance in Higher Education. Trends in Regulation, Translation and Transformation (2007) , Quality Assurance in Higher Education. Contemporary Debates (2014) e Qualidade em Ação (2014).

É membro do EAIR – The European Higher Education Society; membro do CHER – Consortium for Higher Education Researchers ; e sócia da APQ (Associação Portuguesa para a Qualidade).

Nota: os utilizadores autenticados do portal podem ter acesso a informação adicional.
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.