eventos

Portugal Bike Value - a Road Map for Cycling in Portugal



A Universidade de Aveiro e a ABIMOTA realizaram no dia 30 de junho, no Auditório da Livraria da Universidade de Aveiro, o workshop «Portugal Bike Value - a Road Map for Cycling in Portugal». Pretendeu-se com o evento fazer um balanço das atividades desenvolvidas pela Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, apresentar a iniciativa "Portugal Bike Value" e dar início ao desenho de um «Road Map para a Bicicleta em Portugal». Mais informações sobre a iniciativa disponíveis em: https://www.facebook.com/portugalbikevalue 



Recolha e Venda de Bicicletas no Campus da UA



A AAUAV, em colaboração com a UA e CMA, vai promover uma "Recolha de Bicicletas Usadas" até ao dia 6 de maio para que sejam vendidas a preços simbólicos no dia 7 de maio (o produto reverterá para um fundo de promoção da bicicleta no campus). Neste dia, para além da venda, será realizada no campus uma CicloOficina (promovida pelo coletivo CICLAVEIRO) e uma ação de condução segura em bicicleta realizada pela PSP de Aveiro. A iniciativa insere-se nas comemorações do Aveiro 2015 - Capital Jovem da Segurança Rodoviária e tem como objetivo promover uma maior utilização de bicicleta nas deslocações para o campus. Mais informações sobre a iniciativa disponíveis em: https://www.facebook.com/events/660784667384871/ 








Seminário “A Bicicleta e a Economia”






Debate sobre o diagnóstico da mobilidade para o Campus

  16 Abril, 10:00-13:00


No âmbito da Unidade Curricular de Planeamento da Mobilidade do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano irá ser produzido um contributo para um programa de mobilidade para o campus da UA. Será organizada uma sessão de apresentação do diagnóstico no próximo dia 16 de abril (quinta-feira), entre as 10 e as 13h, dividida em três momentos relacionados com os diferentes modos de transportes: automóvel, pedonal e ciclável  e transporte coletivo.
A organização espera que este evento seja uma oportunidade de partilha e reflexão sobre o diagnóstico mas também um ensaio de desenho de novas propostas. Neste sentido, gostaria de contar com a presença e participação de todos, neste evento. O encontro será na sala 12.2.9.




UPgrade Aveiro




Tens gosto pela programação e uma ideia inovadora para melhorar a mobilidade em Aveiro? Então este desafio é para ti!

Informação Disponível (Aqui).



2º workshop Nacional do Projeto Endurance

Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável


19 de novembro de 2014, Vila Real


Realiza-se, no dia 19 de novembro, em Vila Real, o 2º workshop nacional do projeto Endurance, sobre Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável, organizado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real e a Comunidade Intermunicipal do Douro.  Informação Disponível (Aqui).



Seminário Tecnológico DA IDEIA AO PRODUTO


5 de novembro de 2014


As Plataformas Tecnológicas dos Moldes & Plásticos e da Bicicleta e Mobilidade Suave da Universidade de Aveiro, conjuntamente com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Mecânica organizam, no dia 5 de novembro, a 2ª edição do Seminário Tecnológico, subordinado ao tema “Da ideia do produto”, focando as vertentes de Conceção,  Projeto e Impressão 3D.

As inscrições são obrigatórias e deverão ser feitas através do seguinte link: Inscrições para o Seminário Tecnológico: Da Ideia ao Produto.






CONFERENCIA SMART TICKETING: Inteligência na Mobilidade + BUGA

29 de outubro de 2014






Visita do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Doutor Miguel de Castro Neto à Universidade de Aveiro


06 de outubro de 2014, Reitoria da Universidade de Aveiro


Integrado na preparação do programa «Cidades Sustentáveis 2020» o Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Doutor Miguel de Castro Neto,  visita o cluster da mobilidade suave, para perceber o potencial da indústria e do Sistema Científico Tecnológico para promover a mobilidade elétrica em modos suaves.




UA lança Plataforma Tecnológica para pedalar rumo a uma sociedade mais sustentável

 

 Apresentação da Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, 7 de julho, a partir das 15h30, na Murtosa (início no Cais da Bestida, com passeio de bicicleta até à Torreira)


A Plataforma Tecnológica da Bicicleta e Mobilidade Suave, vocacionada para a dinamização da valorização económica do conhecimento nas várias frentes em que entram a bicicleta e os modos sustentáveis de mobilidade, é uma iniciativa da UA em parceria com a região num sector com forte enraizamento na tradição socioeconómica do Baixo-Vouga. A apresentação da Plataforma, promovida pela Universidade de Aveiro (UA), decorre a 7 de julho, a partir das 15h30, na Murtosa, incluindo um passeio de bicicleta até à Torreira, evento integrado na programação da X Semana Europeia do Cicloturismo, em parceria com o projeto Aveiro Empreendedor e o Parque de Ciência e Inovação (Creative Science Park).





Promoção do valor económico da bicicleta - competências da UA e oportunidades de i&d 2014-2020



No âmbito de um protocolo assinado entre a UA e a ABIMOTA foram organizados em SETEMBRO E NOVEMBRO 2013 o Colóquio “Promoção do valor económico da bicicleta - competências da UA e oportunidades de I&D 2014-2020” (20 setembro 2013) e o 1.º Working-Day «Plataforma pela valorização económica da bicicleta» (29 novembro 2013). 


http://valoreconomicodabicicleta.blogs.sapo.pt/ 

https://www.facebook.com/ValorEconomicodaBicicleta

Documentação disponível AQUI

Vídeo disponível AQUI


Reportagem Economia Verde

SIC Notícias, 07/01/2014


A valorização económica da bicicleta em Portugal

TRANSPORTES EM REVISTA, 30/01/2014


PRÓXIMO EVENTO

Lançamento da Plataforma – 7 julho 2014



UA assinou em 20 Setembro 2013 um protocolo com ABIMOTA para promover transferência de tecnologia na área das bicicletas


O protocolo entre a UA e a ABIMOTA, com a validade de um ano, consiste em aproximar as empresas associadas aos centros tecnológicos (neste caso a UA). Ou seja, através deste protocolo a ABIMOTA vai tentar que as ideias e tecnologias desenvolvidas na UA, no âmbito das bicicletas, cheguem ao mercado através das empresas suas associadas.


http://uaonline.ua.pt/pub/detail.asp?lg=pt&c=35519 


última atualização a 14-07-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.