Procura de parceiros

A Unidade de Investigação (UI) QOPNA é constituída por investigadores que trabalham essencialmente em áreas complementares: química orgânica, química/bioquímica/tecnologia dos alimentos e espectrometria de massa/proteómica. Os nossos investigadores, além de perseguirem os objetivos específicos das suas áreas, colaboram em áreas de interesse comum, centradas maioritariamente na caracterização estrutural e valorização de produtos naturais e agroalimentares.


Colaboramos com vários grupos de investigação nacionais e internacionais mas queremos alargar a nossa rede de colaborações, principalmente através da participação em estudos interdisciplinares e no desenvolvimento de novos produtos. Os nossos investigadores têm larga experiência de participação em “Redes de Formação Inicial” das ações Marie Curie do 7.º Programa Quadro, Ações COST, projetos nacionais financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pelo QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) e participam também em cooperações transnacionais com países como o Brasil, a Espanha e a Eslováquia. Queremos reforçar a nossa participação em programas nacionais, europeus ou internacionais através do aumento de número de parceiros provenientes de universidades, laboratórios do Estado, hospitais, empresas, indústria, assim como entidades financiadoras de atividades de empreendedorismo.

A UI QOPNA tem uma grande diversidade de equipamentos científicos que podem adicionar valor às novas parcerias, nomeadamente Espectrómetros de RMN (BRUKER AVANCE 300 e BRUKER 500 e BKUKER AVANCE 700), Espectrómetros de Infravermelho-FT (Perkin Elmer Spectrum BX e Bruker IFS 55), Espectrofotómetro UV/VIS PerkinElmer Lambda 35, Cromatógrafos de fase gasosa (Agilent GC-qMS, Clarus 400 Perkin Elme, Hewlett Packard Series II 5890 e GC×GC-ToFMS), HPLC Alliance Waters 2690, Espectrómetros de Massa (Micromass Q-Tof-2, Finnigan LXQ + LC Dionex Ultimate 3000, e MALDI TOF/TOF Analyzer 4800), Bio-Rad Gel Doc XR System, Reómetros de tensão controlada (AR-1000 e CVO 120 HR), Texturómetro TA-HDi, Sistema de electrofiação, medidor de ângulos de contacto,e 3 equipamentos de alta pressão (laboratorial, 7000 atm, 0,1 L; laboratorial, 9000 atm, 2 L; piloto, 6000 atm, 55 L).


Palavras-Chave: síntese orgânica, macrociclos tetrapirrólicos, heterocíclicos de nitrogénio e de oxigénio, catálise, organocatálise, polioxometalatos, metaloporfirinas, química dos alimentos, bioquímica, biopolímeros, biomateriais, tecnologia alimentar, alta pressão (pasteurização a frio), espectrometria de massa, biomarcadores, ferramentas quimiométricas, lipidómica, proteómica, relações alimentos-saúde.

última atualização a 25-03-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.