40 anos da UA
  • Algumas notas biográficas de Manuel António Assunção, Reitor da Universidade de Aveiro.

Biografia do Reitor

Manuel António Assunção (massuncao@ua.pt) nasceu em Sousel, Portugal, em 1952. Licenciado em Física pela Universidade de Lisboa é Professor Catedrático, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro - UA e integra, enquanto investigador, o Laboratório Associado I3N – Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação-Física de Semicondutores em Camadas Optoelectrónicas e Sistemas Desordenados. O seu percurso inclui uma presença de vários anos no Laboratório de Glass Ceramics da Universidade de Warwick, onde obteve o seu doutoramento. É autor do livro “Introdução à Física Quântica e Estatística”.

Foi Presidente eleito do Conselho Pedagógico da UA (dois mandatos) e fez parte das equipas dos Reitores Júlio Pedrosa (dois mandatos), Isabel Alarcão e Helena Nazaré (também dois mandatos) onde lhe foram atribuídas delegações de competências muito diversas. Tomou posse como Reitor da Universidade de Aveiro – o primeiro eleito por um Conselho Geral – em Fevereiro de 2010.

A este capital de experiência de gestão universitária e conhecimento da UA juntou uma vasta experiência internacional. Foi Presidente eleito da EUCEN – European University Continuing Education Network, uma organização com cerca de 200 instituições do ensino superior registada na Bélgica, durante seis anos. Coordenou e participou em inúmeros projectos e acções internacionais, designadamente, nas áreas do desenvolvimento institucional e da gestão estratégica das universidades, da avaliação e garantia da qualidade e da aprendizagem ao longo da vida.

Mais recentemente, tem estado muito ligado às questões da relação com a região e com as empresas que levaram, em particular, ao Acordo de Cooperação entre a Universidade e a CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e ao estabelecimento do PCI – Parque de Ciência e Inovação, actuando também como perito em questões regionais. Promoveu o estabelecimento da Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro e, sublinhando o seu intenso envolvimento com a cultura, é Presidente eleito (segundo mandato) da Orquestra Filarmonia das Beiras.

É, ainda, Presidente da Junta Diretiva da Rede Columbus (Rede Euro-latino-americana de Universidades) e Coordenador, no CRUP, para os programas com o Brasil.

página 1 de 7

galeria completa