40 anos da UA
 
Inauguração do ECOMARE

O ECOMARE é um equipamento construído em parceria, para cuja concretização concorreram várias entidades e actores. Foi assumido pela Oceano XXI, percursora do Fórum Oceano-Associação da Economia do Mar, enquanto projecto-âncora e como tal foi candidatado. A Câmara Municipal de Ílhavo prontificou-se a pagar uma parte significativa da contrapartida nacional necessária. E a Administração do Porto de Aveiro, reconhecendo o interesse público da iniciativa, teve o gesto de ceder, por um prazo muito alargado, os terrenos imprescindíveis à sua edificação. Decisivo, igualmente, se revelou o facto da Sociedade Portuguesa da Vida Selvagem se ter associado à iniciativa, decidindo desactivar as suas instalações em Quiaios e transferir os animais para aqui. E não menos importante foi a compreensão do alcance do projecto com que, desde o início, pudemos contar por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro e do seu programa de co-financiamento Mais Centro. 

Tornou-se, assim, possível chegar a este momento que traduz uma vontade antiga da Universidade de Aveiro, de assegurar condições de investigação com acesso directo ao Mar. Um desígnio que, com o nome de Laboratório Oceanográfico da Barra, foi acarinhado por muitos colegas e várias Reitorias, ao longo de um quarto de século. Agrada-me, sobremaneira, que esse sonho tenha podido realizar-se através de uma tão alargada parceria: porque essa é muito a nossa maneira de estar, porque esse é o modo como a Universidade de Aveiro vem, há muito, praticando a sua missão. 

 

Versão integral


Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.