40 anos da UA
 
Sessão de abertura do ano letivo 2017-2018

Agradeço a todos a presença neste ato que marca, simbolicamente, o início de um novo ciclo académico. Um novo ciclo pressupõe e vive de renovação e de sangue novo. É assim natural que me mereçam especial destaque os estudantes que se juntam a nós pela primeira vez, as alunas e os alunos que privilegiaram a Universidade de Aveiro com a sua preferência no momento em que ingressaram no Ensino Superior. Para eles vai um cumprimento afetuoso e uma palavra sobre o firme compromisso de contribuirmos para que o seu percurso, entre nós, seja de profícua aprendizagem, de sucesso e de bem-estar: na sua qualificação enquanto futuros profissionais, mas, igualmente, na sua evolução enquanto cidadãos. Formar e educar novas gerações, eis a mais nobre das missões da Universidade.

Foi um bom ano para o Ensino Superior no que diz respeito aos resultados do Concurso Nacional de Acesso, com mais candidatos que vagas pela primeira vez de há uns anos a esta parte. Foi, portanto, um bom ano para Portugal que precisa de qualificar mais pessoas. Não estamos, ainda, na média europeia em termos da percentagem de licenciados e o fator de convergência é, por enquanto, insuficiente para lá chegarmos. Apesar do clima positivo que este ano se fez sentir, persistem duas nuvens escuras no horizonte. 


Versão integral

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.