40 anos da UA

Sessão de abertura do ano letivo 2017-2018

Agradeço a todos a presença neste ato que marca, simbolicamente, o início de um novo ciclo académico. Um novo ciclo pressupõe e vive de renovação e de sangue novo. É assim natural que me mereçam especial destaque os estudantes que se juntam a nós pela primeira vez, as alunas e os alunos que privilegiaram a Universidade de Aveiro com a sua preferência no momento em que ingressaram no Ensino Superior. Para eles vai um cumprimento afetuoso e uma palavra sobre o firme compromisso de contribuirmos para que o seu percurso, entre nós, seja de profícua aprendizagem, de sucesso e de bem-estar: na sua qualificação enquanto futuros profissionais, mas, igualmente, na sua evolução enquanto cidadãos. Formar e educar novas gerações, eis a mais nobre das missões da Universidade.

Foi um bom ano para o Ensino Superior no que diz respeito aos resultados do Concurso Nacional de Acesso, com mais candidatos que vagas pela primeira vez de há uns anos a esta parte. Foi, portanto, um bom ano para Portugal que precisa de qualificar mais pessoas. Não estamos, ainda, na média europeia em termos da percentagem de licenciados e o fator de convergência é, por enquanto, insuficiente para lá chegarmos. Apesar do clima positivo que este ano se fez sentir, persistem duas nuvens escuras no horizonte.

Versão integral