40 anos da UA
 
Programa de acção do Reitor para o quadriénio 2010-2014

Os desafios que se colocam às instituições de Ensino Superior são enormes. Espera-se que as universidades possam, através da multiplicidade da sua missão e visão estratégica, responder às necessidades alargadas da sociedade, formando cidadãos activos, preparando-os para uma carreira e dotando-os de capacidade para gerirem o seu desenvolvimento profissional e pessoal, criando e mantendo uma base ampla de conhecimento avançado, estimulando a investigação e o empreendedorismo. 

Espera-se, de igual modo, que as universidades reconheçam a existência de novos públicos, implementem uma oferta formativa diversificada e apostem nas novas tipologias de relação professor-estudante, que se comprometam com a aprendizagem ao longo da vida, com o reconhecimento e acreditação de conhecimentos diversos, nomeadamente no plano informal. Uma universidade para o século XXI assenta, portanto, na promoção da inovação e do desenvolvimento, com base na consolidação de sinergias entre a educação e a investigação. 

A Universidade de Aveiro é já uma Universidade de referência, a vários níveis. O sucesso desta jovem instituição tem sido pautado pela vasta actividade na Europa, pela excelência do Campus Universitário, pela qualidade do corpo docente e dos funcionários não docentes, pelo comprovado índice de satisfação dos estudantes. 

A UA vive, actualmente, um processo de mudança. O novo enquadramento jurídico, os novos estatutos e a passagem a fundação pública de direito privado representaram uma oportunidade única de repensar a situação organizativa, o modelo de gestão e introduzir mudanças, de modo a tirar o máximo partido das novas condições, proporcionando ganhos de eficiência e eficácia. 

Manter a UA entre as melhores universidades portuguesas, consolidar a sua situação de liderança na investigação, atingir posição de grande destaque internacional - em pelo menos duas áreas - e colocar a UA no topo das universidades portuguesas, no que respeita à cooperação com o exterior, e enquanto catalisador do desenvolvimento regional e da inovação, são as grandes metas traçadas pelo Reitor para o mandato em curso.

Programa de Acção do Reitor para o quadriénio 2010 – 2014 - versão integral.


Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.