40 anos da UA
 

Prof. Doutor José Alberto dos Santos Rafael



Competências
Assuntos no âmbito da promoção da qualidade e da eficiência da organização, bem como das atividades de planeamento estratégico, mormente no que concerne a:
- Coordenação do Sistema de Garantia da Qualidade da Universidade, no âmbito das diferentes vertentes da sua missão;
- Promoção de estudos e de outras iniciativas de observatório e prospetiva.

Curriculum Vitae abreviado


José Alberto Rafael, nasceu na Figueira da Foz, Portugal, em 1956. 

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra é docente, na qualidade de Professor Associado, do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da Universidade de Aveiro – UA.

Enquanto investigador, numa fase inicial, centrou a seu interesse na área do processamento de imagem médica tendo daí resultado vários trabalhos científicos premiados nacional e internacionalmente. Os Sistemas de Informação e a Telemática foram outras das suas áreas de trabalho tendo sido precursor no desenvolvimento de sistemas de Telemedicina (Teleconsulta) que são hoje produtos comerciais. Atualmente integra o IEETA – Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro.

A sua experiência de gestão universitária foi adquirida enquanto Pró-Reitor e posteriormente Vice-Reitor em vários mandatos dos Reitores, Júlio Pedrosa, Isabel Alarcão e Helena Nazaré. Neste âmbito, coordenou a conceção do Sistema de Informação Único e foi responsável no desenvolvimento do Sistema de Qualidade da Universidade de Aveiro.

Paralelamente desenvolveu atividade de gestão de âmbito regional tendo feito parte da Comissão Executiva do Programa Aveiro Digital 2003-2006. Foi Presidente da Fundação João Jacinto de Magalhães.

última atualização a 17-11-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.