Quem somos

A unidade de investigação RISCO está sediada no Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Aveiro (DECivil), com o objetivo de promover o desenvolvimento de cidades sustentáveis e resilientes, através de construções seguras, duráveis e amigas do ambiente. Os objetivos específicos da sua atividade de investigação são a mitigação de riscos no ambiente construído, a eficiência do uso de recursos no ambiente construído e a reabilitação do património edificado. Apesar de centrada na Engenharia Civil, a unidade também faz investigação em áreas de fronteira como a engenharia mecânica, dos materiais e do ambiente ou a arquitetura. O RISCO está empenhado em desenvolver investigação de ponta e em alcançar a excelência na produção científica e transferência de tecnologia e conhecimento, através de uma forte colaboração com outras unidades de investigação, com as empresas e com outras instituições públicas e privadas, quer a nível nacional, quer a nível internacional. 

A unidade de investigação RISCO é única no objetivo de contribuir para diferentes agendas internacionais e desafios societais, desde os objetivos para o desenvolvimento sustentável das Nações Unidas aos objetivos específicos das políticas europeia e nacional em diversas áreas (segurança, alterações climáticas, uso eficiente de recursos, economia circular, entre outros). O elemento integrador para estes objetivos específicos do RISCO é a ideia do desenvolvimento de cidades mais sustentáveis e resilientes, que atua como força dinamizadora para a investigação e inovação. 

Com o objetivo de melhorar o seu desempenho em termos de investigação e de transferência de conhecimento, a atividade do RISCO será também dedicada a colaborar ativamente com entidades públicas (municípios, agências de governação centrais e regionais, entre outros) e privadas para resolver desafios societais, a aumentar o número de candidaturas a projetos de investigação, a procurar ativamente contratos com empresas e candidaturas a programas financiados, a promover a participação dos membros em redes nacionais e internacionais, de forma a aumentar o número de projetos de investigação e inovação, aumentando a visibilidade do RISCO e disseminar os resultados de investigação através da organização de cursos avançados, de seminários e conferências ou promovendo atividades para jovens e futuros investigadores. 


financiamento

destaques
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.