normas e estilos bibliográficos
id_12012_atualizacao_2015

Qualquer trabalho de carácter académico ou científico deverá incluir uma identificação das fontes consultadas, realizada através de citações no texto às publicações consultadas e de uma lista final das respectivas referências bibliográficas. 

Normas e estilos bibliográficos

Em Portugal, o Instituto Português da Qualidade (organismo normalizador oficial nacional) publica a Norma Portuguesa 405 – Informação e Documentação: Referências Bibliográficas, baseada na normalização internacional - ISO 690:1987.
As normas internacionais são elaboradas pela ISO (International Standardization Organization), com a aprovação da maioria dos países membros desta organização.

Existem ainda estilos definidos internacionalmente para a realização de citações e referências bibliográficas em trabalhos académicos ou científicos, cujas convenções são usadas genericamente em contexto académico e de investigação, de acordo com a área científica.

No caso de um trabalho ou tese a apresentar à Universidade de Aveiro, deverá consultar sempre o orientador sobre este assunto, já que a UA não adopta oficialmente qualquer estilo ou norma para a elaboração de referências bibliográficas.

Depois de adoptar um estilo para o seu trabalho deverá conhecer bem as convenções desse estilo e aplicá-lo a todas as citações e referências do seu trabalho.


Manuais para a criação de citações e referências bibliográficas

última atualização a 27-01-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]