44 anos da UA
 

INFORMAÇÃO GERAL SOBRE O RIA

O RIA - Repositório Institucional da Universidade de Aveiro é um sistema de informação que armazena, preserva, divulga e dá acesso à produção intelectual da Universidade de Aveiro em formato digital, através da Web e de forma gratuita, em regime de Acesso Livre (“Open Access”).

Aceda em http://ria.ua.pt


PERGUNTAS FREQUENTES (FAQS)

Quais são os objetivos do Repositório Institucional da UA (RIA)?

  • Promover o conhecimento e o aumento do impacto da investigação produzida na Universidade de Aveiro (UA), reforçando a sua visibilidade;
  • Partilhar o conhecimento científico e técnico alcançado na Universidade, contribuindo para a geração de novos conhecimentos;
  • Facilitar o acesso à produção científica produzida na UA e aos metadados a ela associados, permitindo uma rápida disseminação via Web da investigação produzida na Universidade, agilizando o fluxo da comunicação da ciência a um nível global;
  • Dotar a Universidade de ferramentas que permitam uma melhor gestão da sua produção científica;
  • Ajudar a preservar a memória intelectual da UA.

O que significa Open Access?
O conceito de Open Access(Acesso Aberto ou Acesso Livre) sedimentou-se em 2001 com a iniciativa denominada Budapest Open Access Initiative (BOAI), que consagra a disponibilização livre na Internet de literatura de caráter académico ou científico (artigos de revistas científicas com revisão pelos pares, comunicações, teses, relatórios, etc.), permitindo a qualquer utilizador ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral desses documentos.

Do ponto de vista dos investigadores, uma das formas de concretizar o Acesso Aberto passa pela disponibilização dos seus artigos e outras publicações de caráter científico em repositórios institucionais ou temáticos. Os investigadores, para além da publicação dos seus artigos em revistas científicas (pagáveis ou em Acesso Aberto), podem depositar em repositórios institucionais, o que assegura a gestão, a recuperação da informação e a interoperabilidade de forma mais eficaz. Auto-arquivar num repositório institucional é preferível à disponibilização em sítios Web pessoais ou departamentais, já que os trabalhos são mais suscetíveis de serem armazenados e geridos de forma eficaz, bem como mais visíveis e facilmente pesquisáveis, através de padrões de interoperabilidade.

O Acesso Aberto concretizado pela via de depósito de documentos em repositórios institucionais é uma forma de tornar os trabalhos científicos dos investigadores acessíveis livremente online, o que possibilita o desenvolvimento e progresso de novas linhas de investigação e o aumento do impacto dos resultados científicos do investigador.


O poder do Acesso Aberto
https://youtu.be/Rs4VAfA2u3A 


Como está organizada a informação no RIA?
A estrutura do RIA reflete a lógica organizacional da Universidade de Aveiro, de forma a permitir um melhor conhecimento da produção científica por áreas, unidades de investigação e departamentos, resultando numa gestão de informação mais eficiente.
Estrutura-se, assim, em comunidades que correspondem aos departamentos, serviços, escolas politécnicas, unidades de investigação e laboratórios associados e em possíveis subcomunidades, de acordo com as especificidades da cada Comunidade.
Dentro de cada comunidade, o Repositório está organizado em coleções, que correspondem à tipologia de documentos (artigos científicos, papers de conferência - comunicações,dissertações de mestrado e teses de doutoramento, relatórios, livros e capítulos de livro). 


O que posso encontrar no RIA?
  • Artigos científicos;
  • Livros;
  • Capítulo de livros;
  • Comunicações (papers de conferência);
  • Teses de doutoramento;
  • Dissertações de mestrado;
  • Recensão de livro/ artigo;
  • Relatórios;
  • Working papers.

Quem pode depositar documentos no RIA?
  • Docentes da Universidade de Aveiro (UA);
  • Investigadores e investigadores bolseiros da UA;
  • Alunos da UA em coautoria com docentes e investigadores UA;
  • Funcionários e colaboradores em projectos da UA.

Como posso encontrar a informação que pretendo no RIA?
  1. Pesquisar no RIA.
    Para encontrar informação no RIA poderá efetuar uma pesquisa através da caixa de pesquisa que se encontra na página inicial do repositório "pesquisa simples". Para isso, basta digitar um termo solto e clicar em "enviar". Se pretender combinar termos numa única pesquisa e/ou pesquisar numa determinada comunidade, deve selecionar na barra lateral esquerda da página inicial do RIA, a opção "pesquisa avançada".

  2. Percorrer informação
    Poderá percorrer informação disponível no RIA por comunidades e coleções, data de publicação, autor, título, assunto e tipo de documento, opções que se encontram na barra lateral esquerda do RIA. Ao selecionar uma destas opções poderá percorrer a lista completa dos registos depositados no RIARepositório, ordenados pelo critério selecionado, bem como reordenar e pesquisar dentro dessa lista de resultados.

Todos os documentos estão em acesso livre?
Não. Alguns documentos no RIA encontram-se em acesso restrito (por período indefinido) ou acesso embargado (seis meses, um ou dois anos). Estas limitações ao acesso estão relacionadas com questões de direitos de autor/copyright.


O documento que pretendo consultar não se encontra em acesso livre, e agora?
Nestes casos o utilizador pode:
  • Enviar um pedido de cópia aos autores, coautores e orientadores do documento. Para isso basta selecionar a opção "ver/abrir" ou clicar no cadeado que se encontra associado a todos os registos em acesso restrito/embargado;
  • Verificar o acesso ao documento através do DOI/ URL da versão do editor presente em todos os registos do RIA.

Como posso ser notificado sempre que um novo documento for adicionado?
Mantenha-se atualizado através da subscrição de RSS feeds. A tecnologia RSS Feed consiste numa maneira fácil de saber se um determinado site ou base de dados tem novas entradas sem ter que aceder ao site em questão. Subscrevendo RSS feeds, poderá consultar conteúdos de várias fontes na web e visualizar estes conteúdos numa única página, de forma integrada.
Para ter acesso às últimas entradas de uma comunidade basta aceder ao RIA (http://ria.ua.pt/), selecionar a comunidade que pretende no menu lateral "Comunidades & Coleções" e na página da mesma clique no ícone RSS Feed e subscreva.


Posso obter informação sobre o número de consultas/downloads dos documentos através do RIA?
Sim. Para obter informação sobre o número de downloads, consultas e pesquisas efetuadas no Repositório por documento ou ao nível global da plataforma, basta aceder ao RIA e selecionar a opção "estatísticas do RIA" no menu inferior da página de entrada.



última atualização a 02-03-2018
Helpdesk

   Email: ria-repositorio@ua.pt
   › Telef.: 234 247 149
   Ext. telf.: 22304

+ informação

   Apoio para depositantes
   › Repositório
   Ext. telf.: 22304

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.