40 anos da UA
 

indicadores bibliométricos mais usados

Impact Factor - consulta no JCR - 
http://jcr.incites.thomsonreuters.com

Um dos indicadores mais conhecidos - uma medida de frequência com que o “artigo médio” de uma revista foi citado, num determinado período (edição do JCR).

Sobre o fator de impacto (impact factor).

Eigenfactor Score – consulta no JCR - http://jcr.incites.thomsonreuters.com
Baseia-se número de vezes que os artigos publicados numa revista nos cinco anos anteriores foram citados no ano mais recente, levando também em consideração o prestígio da revista.

“References from one article in a journal to another article from the same journal are removed, so that Eigenfactor Scores are not influenced by journal self-citation.”

http://www.eigenfactor.org/

SCImago Journal Rank Indicator – consulta no SCImago Journal Rank - http://www.scimagojr.com/


SCImago Journal Rank (SJR) indicator - desenvolvido pelo grupo SCImago, baseado no algoritmo Google PageRank.
Este indicador consiste numa medida de visibilidade das revistas científicas (dados a partir de 1996) - "journal prestige“.
Mede a “influência científica” média dos artigos de uma revista. Baseia-se na ideia de que ‘all citations are not created equal’.
A área temática, qualidade e reputação científica de uma revista têm um efeito directo nas citações que são feitas.


última atualização a 05-05-2015
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.