40 anos da UA
 

Biblioteca UA > menu  pesquisa > saúde: prática baseada na evidência >
FONTES DE INFORMAÇÃO PARA A PRÁTICA BASEADA NA EVIDÊNCIA

As fontes de informação relacionadas com a Prática Baseada na Evidência podem ser classificadas como filtradas e não filtradas.
 
As fontes de informação filtradas reproduzem informação comentada e avaliada criticamente por um conjunto de autores, habitualmente da mesma especialidade ou organismos afins – as revisões sistemáticas. Estes autores utilizam uma metodologia explícita e critérios de pesquisa e seleção de informação que permitem a outros autores, que usam a mesma metodologia, chegarem à mesma conclusão. As revisões sistemáticas apresentam informações originais, baseadas em trabalhos já publicados e são consideradas da maior importância na evidência científica.
 
As fontes de informação filtradas são preferencialmente usadas em situações clínicas que apresentem um ritmo de atualização mais lento. Servem para aplicação prática, permitindo poupança de tempo, uma vez que já apresentam os resultados avaliados e prontos para serem aplicados.
 
As fontes de informação não filtradas disponibilizam trabalhos originais  (artigos científicos, relatórios, papers, etc)  que ainda não foram filtrados quer através da interpretação, quer da  avaliação basedas noutras investigações. Apresentam pensamentos originais, descrevem uma descoberta e partilham novas informações.
Fonte: Biblioteca da Universidade de Maryland: http://www.lib.umd.edu/primary-sources.html
 
As fontes de informação não filtradas aplicam-se quando se pretendem resultados em primeira mão sobre situações clínicas frequentes, casos em que é produzida e publicada mais informação. É nas situações mais frequentes que surgem novas informações. São mais utilizadas na localização de informação para trabalhos de investigação científica e posterior divulgação. As consulta de publicações indexadas nestas fontes implicam por parte do investigador, uma avaliação crítica da validade dos resultados.
 
 
 
1.  FONTES DE INFORMAÇÃO FILTRADAS

a.  PEDro

b.  PubMed Clinical Queries

c.  TRIP

d.  Cochrane

e.  Guidelines

 f.  outros recursos

 
A.  PEDro
http://www.pedro.org.au

A base de dados PEDro é uma fonte de informação de evidências nas áreas da fisioterapia (Musculo-esquelética, Cárdio-torácica, Gerontologia, Neurologia, Incontinência e Saúde da Mulher, Pediatria, Ortopedia, Desporto, Oncologia e Ergonomia).

Está disponível na web e indexa ensaios randomizados, revisões sitemáticas e guias para a prática clínica em fisioterapia. Os ensaios clínicos indexados na PEDro são classificados de acordo com a sua relevância/qualidade, dando ao leitor a possibilidade de distinguir estudos mais ou menos válidos dentro da lista dos resultados, para tomadas de decisão clínica.


Como é atualizada a informação na PEDro

São realizadas pesquisas sistemáticas regulares nas bases de dados de literatura científica ligadas às ciências da saúde, tais como a Cochrane Rehabilitation & Related Therapies Field, com a finalidade de captar novos estudos clínicos, revisões sistemáticas e guias para a prática clínica.


Dica importante:

A lista de resultados é organizada por título. As guidelines de prática clínica surgem em primeiro lugar, seguidas das revisões e dos trials.

Informação mais detalhada da base de dados [pdf]


 
B.  PUBMED CLINICAL QUERIES
National library of Medicine
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/clinical

Esta secção específica da base de dados PubMed, permite a localização de artigos relacionados com investigação clínica aplicada. Após a pesquisa, os resultados são agrupados em três categorias distintas - Clinical Study Categories, Systematic Reviews e Medical Genetics. A interface de pesquisa da PubMed Clinical Queries é simples e a interface de visualização dos registos é da PubMed, bem como todas as funcionalidades.

 

Está em didponível na Web e dá acesso imediato aos artigos de revistas Open Access mas sempre que surge um artigo de uma revista subscrita pela UA e b-on, o acesso ao texto integral é garantido para a comunidade académica da Universidade de Aveiro.


Indexa as áreas da Medicina, Enfermagem, Odontologia, Medicina Veterinária, Ciências Biomédicas e da Vida.


Informação mais detalhada da base de dados [pdf]

 
 
C.  TRIP
http://www.tripdatabase.com
 

O TRIP é um motor de pesquisa em acesso livre especializado em recuperar informação através de sites relevantes com conteúdos na Prática Baseada na Evidência. Tem o objetivo de apoiar os profissionais de saúde na prática e tomada de decisões clínicas de forma precisa e rápida. Indexa revistas científicas nas áreas da medicina, revisões sistemáticas da Cochrane, guidelines, imagens, videos, bulas, cursos de formação, notícias nas áreas das ciências da saúde, entre outras publicações.

 

Informação mais detalhada - http://www.tripdatabase.com/about

Artigo sobre a TRIP - http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC1852635/


 
 
D.  COCHRANE LIBRARY
http://onlinelibrary.wiley.com/cochranelibrary/search

Plataforma de pesquisa que reune através de um único ponto de pesquisa seis bases de dados relacionados com a investigação nas áreas das ciências da saúde - Cochrane Database of Systematic Reviews, Cochrane Central Register of Controlled Trials, Cochrane Methodology Register, Database of Abstracts of Reviews of Effects, Health Trechnology Assessment Database, NHS Economic Evaluation database.


A Cochrane Library é uma base de dados que não está em livre acesso na Web e não é subscrita pela Universidade de Aveiro, dificultando o acesso ao texto integral dos artigos. A pesquisa e recuperação de resultados bibliográficos está disponível gratuitamente, bem como artigos científicos e de revisão sistemática em Open Access. (+ informação sobre o acesso - http://www.thecochranelibrary.com/view/0/FreeAccess.html)


Informação para autores - http://www.thecochranelibrary.com/view/0/FreeAccess.html


 
 
E.  GUIDELINES

Documentos que derivam da avaliação abrangente de informação baseada na evidência e que incluem recomendações aplicadas à prática clínica, de uma forma resumida e objetiva. Têm como missão ajudar a encontrar respostas a questões colocadas pelos profissionais de saúde, decorrentes da sua intervenção junto do paciente.


“They are systematically developed statements which help the practitioner and patient make decisions about appropriate health care in specific circumstances.[1]They set out the most effective means of managing a condition or clinical problem, by finding, appraising and summarising (synthesising) relevant research on the topic. Clinical guidelines uniquely provide recommendations for practice that are derived from the comprehensive assessment of available evidence.”


Fonte: WCPT Keynotes EBP: Clinical guidelines 1 and introcuction

http://www.wcpt.org/sites/wcpt.org/files/files/KN-ClinicalGuidelines1.pdf

 

Onde pesquisar guidelines:

Associação Portuguesa de fisioterapeutas -   http://www.apfisio.pt/gifd/c1_guidelines.html

Guias orientadores de boas práticas  para enfermeiros - http://www.ordemenfermeiros.pt/colegios/Paginas/MCEEdeSaudeInfan  tilPediatrica-GOBPOutrosDocumentos.aspx

Guidelines International Network - http://www.g-i-n.net/


National Guideline Crearinghouse - http://www.guideline.gov/index.aspx

Nurse Best Practice Guidelines - http://rnao.ca/bpg

National Clinical Guideline Centre - http://www.ncgc.ac.uk/Guidelines/

NICE – National Institute for Health and Care Excellence -   http://www.nice.org.uk/Guidance

KNG evidence-based clinical practice guidelines  (Royal Dutch Society for Physical Therapy). http://www.kngfrichtlijnen.nl/index.php/kngf-guidelines-in-english
(mais informação sobre estas guidelines - http://fisioterapiajoaomaia.blogspot.pt/2012/11/guidelines-para-pratica-clinica-de.html)

 

 
F.  OUTROS RECURSOS

DARE - Database of Abstracts of Reviews of Effects

http://www.crd.york.ac.uk/CRDWeb/


A DARE contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, entre outras publicações.

A base de dados do CRD (Centre for Reviews and Dissemination, University of York) contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, disponibilizando cerca de 30 000 revisões sistemáticas (systematic reviews) e outras publicações. - See more at: http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=2684#sthash.ukTwDPRx.dpuf
A base de dados do CRD (Centre for Reviews and Dissemination, University of York) contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, disponibilizando cerca de 30 000 revisões sistemáticas (systematic reviews) e outras publicações. - See more at: http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=2684#sthash.ukTwDPRx.dpuf
A base de dados do CRD (Centre for Reviews and Dissemination, University of York) contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, disponibilizando cerca de 30 000 revisões sistemáticas (systematic reviews) e outras publicações - See more at: http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=2684#sthash.ukTwDPRx.dpuf
A base de dados do CRD (Centre for Reviews and Dissemination, University of York) contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, disponibilizando cerca de 30 000 revisões sistemáticas (systematic reviews) e outras publicações - See more at: http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=2684#sthash.ukTwDPRx.dpufA base de dados do CRD (Centre for Reviews and Dissemination, University of York) contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, disponibilizando cerca de 30 000 revisões sistemáticas (systematic reviews) e outras publicações.

A base de dados do CRD (Centre for Reviews and Dissemination, University of York) contém resumos de revisões sistemáticas com qualidade avaliada, disponibilizando cerca de 30 000 revisões sistemáticas (systematic reviews) e outras publicações. - See more at: http://blogs.ua.pt/bibliotecainforma/?p=2684#sthash.ukTwDPRx.dpuf

The Database of Abstracts of Reviews of Effects (DARE) contains details of systematic reviews that evaluate the effects of healthcare interventions and the delivery and organisation of health services. DARE also contains reviews of the wider determinants of health such as housing, transport, and social care where these impact directly on health, or have the potential to impact on health.

Reviews are quality assessed for inclusion making DARE a key resource for busy decision-makers in both healthcare policy and practice. DARE complements the CDSR by identifying and including systematic reviews that have not been carried out by The Cochrane Collaboration.

DARE contains details of all Cochrane Reviews, Protocols for Cochrane Reviews, and other publications based on Cochrane Reviews. Details of Campbell Reviews (prepared by The Campbell Collaboration) are included where the interventions evaluated impact directly on health or have the potential to impact on health.


PubMed Health - National Center for Biotechnology Information (NCBI) at the U.S. National Library of Medicine (NLM).

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmedhealth/

Dá acesso a revisões sistemáticas e Clinical trials. As pesquisas realizadas na PubMed Health recolhem também informação da base de dados Pubmed, assumindo por defeito um filtro para a tipologia revisões sistemáticas “systematic reviews”.

 

Revistas científicas

Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine (eCAM)

http://www.hindawi.com/journals/ecam/

 

Evidence-Based Medicine

http://ebm.bmj.com/

Os artigos incluem avaliação crítica de artigos relevantes, incluindo comentários sobre a sua aplicabilidade clínica. Publica também artigos relevantes para o estudo da prática da medicina baseada em evidências.

 

Evidence-Based Mental Health

http://ebmh.bmj.com/

 

Evidence-Based Nursing

http://ebn.bmj.com/

Os artigos incluem avaliação crítica de artigos relevantes na área da Enfermagem, incluindo comentários sobre a sua aplicabilidade clínica.

International Journal of Evidence-based Healthcare

http://onlinelibrary.wiley.com/journal/10.1111/(ISSN)1744-1609





 
2.  FONTES DE INFORMAÇÃO NÃO FILTRADAS

a.  PubMed/Medline 

b.  SCOPUS

c.  Web of Science


 
A.  PUBMED/MEDLINE
http://www.pubmed.com

Base de dados da National Library of Medicine dos Estados Unidos, especializada em literatura biomédica. A pesquisa nesta base obedece a estratégias precisas para obter informação válida. O uso de palavras chave, que podem ser selecionadas através do Thesaurus MeSH (Medical Subject Headings) o uso de operadores booleanos (AND, OR, NOT) e de filtros específicos ajudam a limitar e a definir a pesquisa. Para encontrar informação adequada na PubMed é importante formular corretamente a query de pesquisa, o que pode demorar algum tempo até encontrar os resultados pretendidos, não sendo, por isso, um recurso acessível para a resolução rápida de dúvidas na prática diária.

 

Exemplos de pesquisa:

 

Case Series / Case Report

Assunto AND “case report” na pesquisa. Recupera Estudos de Caso como tipo   de publicação.

 

Case Control Study

Assunto ANDcase control study na pesquisa. Recupera estudos com o termo do MeSH Case-control studies e o termo mais específico do MeSH Retrospective Studies.

 

Cohort Study

Assunto ANDcohort studyna pesquisa. Recupera estudos com o termo do MeSH Cohort Studies e os termos mais específicos Follow Up Studies, Longitudinal Studies e Prospective Studies. 

 

Randomized Controlled Trial

Assunto ANDrandomized controlled trial na pesquisa. Recupera estudos com o termo do MeSH e como publicação Randomized Controlled Trial.

 

Systematic Review

Assunto ANDsystematic review na pesquisa. Recupera revisões sistemáticas.

 

Guidelines

Assunto AND practice guideline.


Informação mais detalhada da base de dados [pdf]

Tutorial da PubMed: http://www.nlm.nih.gov/bsd/disted/pubmedtutorial/cover.html

 
 
B.  SCOPUS
http://www.scopus.com

Base de dados de artigos científicos e de citação nas várias áreas do conhecimento – Ciência, Tecnologia, Medicina, Ciências Sociais, Artes e Humanidades.

 

O acesso à SCOPUS está limitado à comunidade académica da UA. É suportado pelos browsers Firefox e IE, mas não pelo Safari.


Exemplos de pesquisa:

Revisões sistemáticas

“juvenile rheumatoid arthritis” and “systematic review”. Recupera artigos de revisão com os assuntos pesquisados.

O filtro “document type” – “review”, nem sempre recupera artigos de revisão sistemática, porque o artigo pode não estar classificado como de revisão. Para estes casos é mais seguro aplicar o tipo de publicação “systematic review” diretamente na janela de pesquisa.

 

Os termos usados para indexar os artigos na área das ciências médicas são do Thesaurus EMTREE.

 

Para a pesquisa de outros estudos usar na janela de pesquisa após o assunto:

“Case-Control Studies”, “Cohort Studies”, “Randomized controlled trials”, “meta-analysis”.

Verificar nos filtros disponíveis na página de resultados, na opção “Keyword”, se o termo está contemplado. Nem sempre os assuntos que constam deste filtro estão incluídos nas “author keywords” ou “Indexed keywords” do artigo.

 

Tutorial de pesquisa da SCOPUS - http://help.scopus.com/Content/tutorials/sc_menu.html

 
 
C.
  WEB OF SCIENCE
http://isiknowledge.com/WOS

A Web of Science é um conjunto de bases de dados de artigos e de citação,  também conhecidas por “Science Citation Index”, “Current Chemical Reactions” e “Index Chemicus”. É através destas bases de dados que é calculado o fator de impacto das revistas que pode ser consultado na base de dados Journal Citation Reports, assim como outros indicadores bibliométricos.

Aplicam-se os mesmos exemplos de pesquisa da SCOPUS.

Tutorial de pesquisa na WOS - http://wokinfo.com/training_support/training/web-of-knowledge/

 

 
3. OUTRAS FONTES
 

Dicionários/glossários

ACP Journal Club Glossary - https://acpjc.acponline.org/shared/glossary.htm

EBM Glossary - http://www.aafp.org/journals/afp/authors/ebm-toolkit/glossary.html

 

Tutoriais

EBM Resources - http://www.aafp.org/journals/afp/authors/ebm-toolkit/resources.html

Evidence-Based Medicine Toolkit - http://www.aafp.org/journals/afp/authors/ebm-toolkit.html

Nurses guide to evidence-based practice - http://libguides.llu.edu/evidence

Nursing resources: a self-paced tutorial and refresher - http://guides.nyu.edu/nursingtutorial

Physical Therapy Research Guide - http://guides.nyu.edu/content.php?pid=34319&sid=252135

What is Evidence-Based Practice? – http://libguides.utoledo.edu/ebp

 

Publicações

Publicações da Ordem dos Enfermeiros - http://www.ordemenfermeiros.pt/publicacoes/Paginas/default.aspx

última atualização a 26-09-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.