Prática Baseada na Evidência
É visível um crescimento acentuado das fontes de informação biomédica disponíveis eletronicamente, o que concorre para que a pesquisa e uso da informação se revelem cada vez mais exigentes nesta área. Para os alunos dos cursos de Saúde da Universidade de Aveiro, uma das áreas críticas tem a ver com a descoberta, seleção e uso da informação para a Prática Baseada na Evidência, já que estas competências são essenciais na prática profissional para a qual se estão a preparar. São publicações que sintetizam informação de uma variedade de fontes, tais como livros, artigos e outras publicações e incluem um conjunto de recomendações para as opções de tratamento a serem consideradas em casos específicos.

“Evidence based medicine is the conscientious, explicit, and judicious use of current best evidence in making decisions about the care of individual patients. The practice of evidence based medicine means integrating individual clinical expertise with the best available external clinical evidence from systematic research.”  (Sackett et. al., 1996). 



Este tutorial tem como propósito a apresentação do conceito “Prática Baseada na Evidência” e a descrição e caracterização das fontes de informação para a pesquisa e recolha de informação nesta área.

Compreender a evidência: tipologia de recursos
Etapas da Prática Baseada na Evidência
Formulação da questão clínica

Fontes de informação

Tutoriais e guias de outras bibliotecas




Bibliografia


SACKETT et al. Evidence based medicine: what it is and what it isn't. BMJ, 312, p.71-72, jan. 1996. [Consult. 27 Nov. 2013]. Disponível na internet: URL: http://www.dcscience.net/sackett-BMJ-1996.pdf 

última atualização a 26-09-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização. saber mais
[X]