40 anos da UA
 

Fontes de informação estatística

estatisticas › INE
(http://www.ine.pt)

Em Portugal, a informação estatística é recolhida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que é o organismo oficial para dados estatísticos nacionais.

O INE recolhe informação de várias fontes, efetua o seu tratamento estatístico e promove a divulgação de diversos indicadores através do portal Web - http://www.ine.pt. Para além destes, recolhe também informação específica, solicitada por outros organismos internacionais tais como o EUROSTAT, OCDE e outros, cujos dados apenas são disponibilizados no portal desses próprios organismos. Essas fontes também contêm outros indicadores que poderão ser muito úteis aos utilizadores, principalmente quando em determinadas áreas muito específicas é necessária informação estatística mais granular.
(Fonte: http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/ine)

+ informação


› Eurostat
http://epp.eurostat.ec.europa.eu/portal/page/portal/eurostat/home/

O Eurostat é o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia. Foi criado em 1953 e tem como papel fundamental fornecer estatísticas à Comissão e às outras instituições europeias para que possam ser definidas, implementadas e analisadas as políticas comunitárias.

Harmoniza as estatísticas provenientes dos vários estados membros através do European Statistical System (ESS) possibilitando a comparação dos dados estatísticos dos vários países.
Segundo o Eurostat a sua missão é ser o principal fornecedor de estatísticas de alta qualidade na Europa.
(Fonte: http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/eurostat)

+ informação


› PORDATA
http://www.pordata.pt/

Os temas disponíveis na PORDATA - Municípios, Portugal e a Europa. Cada um destes temas está subdividido em vários subtemas, que incluem múltiplas séries de dados estatísticos. Estes dados podem ser visualizados sob a forma de tabelas, para o todo ou parte do período de dados disponível. Esses dados podem também ser visualizados sob a forma de gráficos estáticos e dinâmicos ou, ainda, de mapas estáticos e dinâmicos na base dos Municípios. Há ainda a possibilidade de os dados serem transformados automaticamente em indicadores habituais (como as percentagens ou as variações) e, no caso da unidade de medida ser o euro, de se converterem os valores de preços correntes em preços constantes. Também está prevista a possibilidade de se construírem quadros personalizados, a partir de séries estatísticas relativas a diferentes temas. Estas são apenas algumas das funcionalidades acessíveis em ambiente Web.
(Fonte: http://www.pordata.pt/Sobre+a+Pordata)

+ informação


› Estatísticas do Banco de Portugal
http://www.bportugal.pt/EstatisticasWeb/

O BPstat, base de dados estatísticos do Banco de Portugal, possibilita a consulta e exploração de estatísticas relevantes sobre a economia portuguesa (dados e metainformação).

O utilizador tem acesso fácil e célere às séries estatísticas produzidas pelo Banco de Portugal e pelo Eurosistema e aos principais dados estatísticos e indicadores económicos da responsabilidade de outras instituições.

São ainda disponibilizadas aos utilizadores diversas funcionalidades e modalidades de exploração da informação estatística.
(Fonte: http://www.bportugal.pt/pt-PT/Estatisticas/Paginas/BPStat%E2%80%93Estatisticasonline.aspx)

+ informação
  • Manual de apoio à pesquisa no BPstat


› Estatísticas OCDE
A informação estatísticas produzida pela OCDE/OECD pode ser pesquisada através das bases de dados OECD iLibrary, ou  OECDStats

+ informação


› Outras fontes de informação estatística multidisciplinares e por área temática

Multidisciplinares


Educação

Energia
(Energia, Recursos Geológicos, Carvão, Emissões de CO2, Eletricidade, Balanço Energético, Eficiência Energética, Gás Natural, Petróleo, Preços e Impostos, Renováveis, Consumo, etc)


Economia

(Finanças, empresas, macroeconomia, investimento, comércio internacional)

Justiça

Mercado de trabalho
(Emprego, Desemprego, Custo do trabalho, População total, População ativa e inativa, etc.)

Saúde


Telecomunicações

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.