40 anos da UA
 

Biblioteca UA > menu  pesquisa > saúde: prática baseada na evidência >
COMPREENDER A EVIDÊNCIA: TIPOLOGIA DE RECURSOS

Recursos de Informação filtrados
Filtered information resources

Estes documentos possuem tipos de estudo específicos, normalmente sumários e documentos de análise de evidências derivadas de fontes de informação primárias ou não filtradas. Geralmente incluem recomendações para a prática.

Quais os tipos de estudos relevantes?

  • Guias para a prática clínica (Clinical Practice Guidelines)
    Documentos que incluem recomendações para a prática clínica de uma forma sumarizada. Responde a uma série de questões para ajudar os profissionais de saúde a intervir.

     “They are systematically developed statements which help the practitioner and patient make decisions about appropriate health care in specific circumstances.[1]They set out the most effective means of managing a condition or clinical problem, by finding, appraising and summarising (synthesising) relevant research on the topic. Clinical guidelines uniquely provide recommendations for practice that are derived from the comprehensive assessment of available evidence.”

Fonte:

WCPT Keynotes EBP: Clinical guidelines 1 and introcuction

http://www.wcpt.org/sites/wcpt.org/files/files/KN-ClinicalGuidelines1.pdf


  • Meta-análises (Meta-Analyses) e Revisões sistemáticas (Systematic Reviews)
    Uma revisão sistemática responde a uma questão específica, com base numa recolha sistemática da literatura, apresentando recomendações para a prática baseadas nos estudos mais relevantes. Publicações que incluem uma avaliação crítica da qualidade de cada um dos estudos e apresenta os resultados de uma forma sistemática. Uma meta-análise (“meta-analysis”) é uma revisão sistemática que compara,  combina e analisa do ponto de vista estatístico os resultados dos  vários  estudos.


Recursos de informação não filtrados
Unfiltered information resources

As evidências de que os profissionais de saúde necessitam para a prática profissional nem sempre estão disponíveis nos chamados recursos de informação filtrados. Para a recolha de informação mais atual há que recorrer a fontes de informação de literatura primária. A pesquisa primária pode exigir mais tempo, experiência e cuidados na avaliação, razão pela qual os recursos filtrados são fontes mais adequadas para o início da recolha de informação para a Prática Baseada na Evidência (PBE).


Pirâmide da Prática Baseada na Evidência



Fonte: http://www.medlib.am/?page=4 

Saiba mais sobre esta pirâmide em Students 4 Best Evidence.

última atualização a 26-09-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.