40 anos da UA
 

American Corner UA - iniciativas 2013

Workshop: "Utilizar com eficácia as redes sociais"
Dia 19 de dezembro, das 10h30 às 12h30, Sala de Traduções da Reitoria

Luís Filipe Dias - gestor das redes sociais no Departamento de Estado dos EUA - vem à UA falar sobre formas de utilizar e rentabilizar as redes sociais mais usadas, tais como o Facebook, Twitter, Instagram, entre outras. Este workshop, originalmente intitulado “Building and effectively using Social Media Campaigns” é gratuito e destina-se à comunidade académica e público externo à UA.

O convidado é responsável pelo desenvolvimento, implementação e monitorização das diversas contas das redes sociais do Dep. de Estado dos EUA e vem apresentar estratégias de otimização de motores de pesquisa, com recurso a metadados e etiquetas; ligações em rede e estratégias promocionais com recurso a publicidade paga e gratuita; entre outros assuntos relacionados com a gestão de redes sociais.

 Agenda:

  • Introdução
  • A utilização das redes sociais pela audiência
  • As redes sociais utilizadas pelo IIP - International Information Programs
  • Apresentação de estudos de caso
  • Projetos em desenvolvimento
  • O futuro das redes sociais

A participaçãoo no workshop requer uma inscrição prévia através do endereço http://aveiro.libcal.com/event.php?id=506302.

Público externo à UA que queira participar deve efetuar a inscrição enviando um e-mail para soliveira@ua.pt.

Notícia no JOL


Alumni Workshop "Team Building, Dynamics & Management"
14 dezembro | 09h30 - 16h00 | Sala de Traduções da UA

A Embaixada dos EUA, em colaboração com o Fulbright Portugal e os Centros American Corner em Portugal, realizou uma série de workshops sobre Professional Development que decorreram em vários locais do país, exclusivamente para alumni dos USG Exchange  Programs.
Um destes workshops realizou-se no dia 14 de dezembro, 2013, na Sala de Traduções da Universidade de Aveiro, com a formadora Dória Tavares. Os alunos, que vieram de várias regiões do país, trabalharam em equipa durante todo o dia, com muita energia e boa disposição.

Notícia no JOL


Concurso "Spelling Bee"
13 dezembro | 09h30  | Anfiteatro do dep. de Ambiente e Ordenamento

O Spelling Bee é um concurso que testa os concorrentes quanto à capacidade de soletrar palavras em ingles, com prémios para os melhores classificados.

Este projeto nascido nos Estados Unidos, tem como objetivos incentivar a pronúncia correta das palavras em língua inglesa, praticar padrões ortográficos comuns e aumentar a confiança dos alunos na sua capacidade de falar a língua.

› Parcerias:
Embaixada dos EUA em Portugal;
Universidade de Aveiro no âmbito do projeto American Corner;
APPI - Associação Portuguesa de Professores de Inglês

› Público-alvo:
Alunos do 9º e 10º ano de escolaridade, das escolas do distrito de Aveiro.

› Inscrições:
davidsonCA@state.gov

› Mais informações
Página official do programa “Spelling Bee” – http://www.spellingbee.com ou enviando um e-mail para soliveira@ua.pt.

Notícia no JOL
Cartaz do evento


UA recebe o escritor Richard Zimler
No dia 10 de dezembro, o escritor Richard Zimler vem à Universidade de Aveiro (UA) apresentar o seu novo livro intitulado “A Sentinela”. O autor vai ainda falar com a comunidade académica sobre o que é ser escritor e ser americano em Portugal. A sessão decorre pelas 14h00, no Auditório Aldónio Gomes do Departamento de Línguas e Culturas (DLC). O encontro é falado em português e no final há uma sessão de autógrafos.

Conta com a colaboração da Livraria da UA, que vai ter as obras do escritor à venda no local onde poderão ser autografadas. A apresentação do escritor vai ser feita por Reinaldo Silva, professor do DLC.

Inscrições 
Notícia no JOL



International Students Day / Dia Internacional do Estudante
O Dia Internacional do Estudante/International Students Day (http://international.collegeweeklive.com/International-Students-Day.html), celebrado a 13 de novembro, é uma iniciativa anual do U.S. Department of State and the U.S. Department of Education. Apresenta-se como uma oportunidade de incentivo aos estudantes estrangeiros que pretendam prosseguir os seus estudos numa universidade americana, assim como esclarecer dúvidas relacionadas com o estudar nos EUA, permitindo assim dar os primeiros passos para quem estiver interessado em ir estudar para os EUA.

Mais informação
Notícia no Jornal Online



Targeting the Monocyte-Macrophage Lineage in Cancer
No dia 11 de outubro, às 14h30, no anfiteatro 23.1.7 do Complexo Pedagógico, Gabriel Lopez-Berestein, professor da Universidade Texas Anderson Cancer Center vem à UA conferenciar  sobre "Targeting the Monocyte-Macrophage Lineage in Cancer".

A abertura da sessão e apresentação do conferencista estão a cargo de Margarida Fardilha, docente na Secção Autónoma de Ciências da Saúde.

Gabriel Lopez-Berestein, professor da University of Texas Anderson Cancer Center é especialista  nas áreas de biomedicina, bioquímica, nanotecnologia e biomedicina farmacêutica e autor de vários artigos científicos nestas áreas. Os seus artigos podem ser consultados através da base de dados PubMed.

Mais informação informação sobre Lopez-Berestein pode ser consultada aqui.




Como acabar com a crise financeira europeia - uma
visão a partir dos EUA

Robert Kahn - especialista em política macroeconómica norte-americana e internacional, reestruturação da dívida, política de endividamento e mercados financeiros - veio à UA no dia 24 de setembro, falar sobre “Como acabar com a crise financeira europeia - uma visão a partir de os EUA”. A conferencia teve início às 14h30m, no anfiteatro do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial (DEGEI), e esteve aberta a todos os interessados por estas matérias.

A abertura da sessão e apresentação do conferencista esteve a cargo do Professor Miguel Lebre de Freitas, diretor do Mestrado em Economia.

Sobre o convidado:
http://www.cfr.org/experts/international-economics/robert-kahn/b16114/bio 

Notícia no JOL


Amy Pritchett vem à UA falar sobre a interação "Homem-máquina"
Amy Pritchett vem falar com a comunidade académica sobre as novas formas de interação que se estabelecem entre o homem e a máquina, no âmbito da palestra “Getting Humans and Machines to Work Together in Big, Complicated Systems”.

› 21 de junho | 11h00 | Anfiteatro do instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro (IEETA)

Mais informações


David Miller vem à UA falar de inovação, empreendedorismo e capital de risco
5 de junho | 15h00 | Sala de Atos Académicos (Reitoria UA)

Mais informações


Viver, estudar e trabalhar nos Estados Unidos: lições para empreendedores"
Palestra com João Paulo Girbal
2 de maio | 11h00 | Anfiteatro do DEGEI


João Paulo Girbal esteve 16 anos na Microsoft (1994-2009), 12 dos quais em Portugal, onde foi diretor-geral durante cinco anos, entre 2001 e 2006, período em que consolidou um ciclo que trouxe inúmeros reconhecimentos à subsidiária portuguesa, quer no plano interno quer no plano externo. Desde Janeiro de 2010 é presidente da direção da Centromarca, Associação das Empresas de Produtos de Marca, e presidente da direção da Oeiras International School, IB World School, Asfl. João Paulo Girbal foi agraciado em 2006 com o grau de Grande-Oficial da Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial (classe de Mérito Industrial) pelo Presidente da República Portuguesa.

Mais informações



Palestra sobre o universo da exploração espacial
Treinadora de astronautas da NASA partilha testemunho na UA

8 de abril | 10h30 | Anfiteatro do Departamento de Física
Moderador: Mamta Patel Nagaraja, engenheira espacial da NASA.
A abertura da sessão e apresentação da conferencista estão a cargo do Professor Carlos Herdeiro do Departamento de Física.

Mamta Patel Nagaraja é engenheira espacial da NASA e virá à UA falar sobre o universo da exploração espacial. Durante esta conversa, Mamta Patel Nagaraja irá abordar temas como a tecnologia e soluções de engenharia necessárias para o sucesso das explorações espaciais robóticas e humanas, a Estação Espacial Internacional (EEI), o futuro do veículo Oríon, o Laboratório de Ciência em Marte – o Curiosity –, passando pelas contribuições a nível mundial que tornam a exploração espacial uma verdadeira aventura de cooperação internacional. É este percurso que Mamta terá a oportunidade de partilhar com o público presente na palestra, através de um discurso que irá suscitar o interesse e a curiosidade sobre esta temática, motivando os jovens a seguirem uma carreira em Ciência e Tecnologia, e proporcionando a oportunidade de questionar esta engenheira da NASA de exploração espacial!

Sobre Mamta Nagaraja
Cartaz do evento
Notícia no Jornal Online da UA



Startmeup - prémio nacional de empreendedorismo
O StartMeUp – Prémio Nacional de Empreendedorismo é uma iniciativa organizada pela Embaixada dos Estados Unidos, em Portugal, e o Clube de Empreendedores da Universidade Nova de Lisboa, especialmente dirigida aos estudantes e startups de universidades portuguesas. O objetivo é estimular a cultura empreendedora e apoiar o lançamento de projetos inovadores em Portugal, através da realização de um concurso, em resultado do qual serão atribuídas bolsas e viagens.

› Candidaturas até 15 de março
Página web



Palestra "The Great Recession of 2008-2009, Conventional and Nonconventional U.S. Federal Government Responses and their Impact on U.S. Small Businesses".
Giuseppe Gramigna, Economista Chefe da US Small Business Administration, vai falar sobre "The Great Recession of 2008-2009, Conventional and Non-conventional U.S. Federal Government Responses and their Impact on U.S. Small Businesses", a 14 de março, no âmbito do programa de cooperação American Corner. A sessão decorre às 11h00, no auditório do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial.

› Orador: Giuseppe Gramigna, chief economist da US Small Business Administration
› 14 de março | 11h | auditório do DEGEI
Mais informação



Vaga para bolsa «2013 Summer Institutes for European Student Leaders»
Bolsa de estudo, com a duração de 5 semanas, que terá lugar em várias universidades nos Estados Unidos da América, durante o verão de 2013.

› Candidaturas até 28 de fevereiro
Mais informação



American Corner Week
› A American Corner Week teve como principal objetivo permitir alargar o conhecimento da comunidade académica sobre a existência do American Corner da Universidade de Aveiro e do que isso representa no apoio que todos podem ter, para o seu percurso académico na UA.
› 18 a 22 de fevereiro | Biblioteca da UA

Página Web
Portefólio
Relatório



Prémio American Corners nas áreas de Ciência, Tecnologia, Economia e Humanidades
O Prémio American Corners tem como objetivo contribuir para a divulgação de ideias e projetos promissores nas áreas da Ciência, Tecnologia, Economia e Humanidades, áreas estas primordiais para o desenvolvimento da nossa sociedade. Neste sentido, a Embaixada dos EUA em Portugal, em parceria com o Instituto Superior Técnico e os American Corners, decidiram organizar este prémio, que irá atribuir aos dois vencedores duas viagens aos EUA durante uma semana, com um programa de visitas à medida do projeto/ideia.

Para concorrer basta apresentar um vídeo inovador que apresente as suas visões do mundo e ideias que mereçam ser ouvidas e amplificadas de forma a melhorar a sociedade atual, nas áreas de Ciência, Tecnologia, Economia e Humanidades.

› Candidaturas até 20 de fevereiro
Página Web




 

 



 

     
última atualização a 22-01-2015
American Corner UA

Sobre

Eventos

Recursos

Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.