40 anos da UA

artigos

Os artigos científicos, de revisão e os papers de conferências são resultado da investigação científica publicada e constituem informação de base, isto é, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Estes documentos podem ser localizados através de bases de dados de artigos científicos, repositórios de documentos digitais, institucionais ou temáticos, através de sistemas agregadores de bases de dados ou repositórios e, em última análise, em motores de pesquisa web, como o Google Scholar ou outros motores de pesquisa temáticos.

BASES DE DADOS MULTIDISCIPLINARES
Scopus [ua.pt] [+inf.]
Web of Science [ua.pt] [+inf.]
Academic Search Complete [ua.pt] [+inf.]
Academic OneFile [eLibraryUSA] [+inf.]
Current Contents Connect [ua.pt] [+inf.]

PESQUISA INTEGRADA
Permitem realizar uma pesquisa em vários recursos em simultâneo, tais como bases de dados de artigos científicos, de editores, de bibliotecas digitais, livros eletrónicos, teses, relatórios, patentes e páginas web.
Pesquisa integrada UA (EBSCO Discovery Service)
b-on [ua.pt] [+inf.]
Google Scholar [web] [+inf.]
RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal [web] [+inf.]
Web of Knowledge [ua.pt] [+inf.

BASES DE DADOS TEMÁTICAS

CIÊNCIAS SOCIAIS
Business Source Complete [Economia. Gestão] [ua.pt] [+inf.]
Emerald [Ciências da informação] [ua.pt] [+inf.]
ERIC [Educação] [web] [+inf.]

MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS
Current Chemical Reactions [Química] [ua.pt] [+inf.]
Index Chemicus [Química] [ua.pt] [+inf.]
NASA Astrophysics Data Systems [Física] [web] [+inf.]
zbMath [Matemática] [ua.pt] [+inf.]

CIÊNCIAS APLICADAS. MEDICINA. TECNOLOGIA
ASCE - Civil Engineering database [Eng. civil] [web] [+inf.]
PubMed [Saúde] [web] [+inf.]

ARTES

LÍNGUA. LINGUÍSTICA. LITERARURA
Early American Fiction [Literatura americana] [ua.pt] [+inf.]
Patrologia Latina [Literatura] [CD] [+inf.
 Artemis Literary Sources (eLibraryUSA) [+inf.]
Integrador de pesquisa nos recursos Literature Resource Center, LitFinder, Literature Criticism Online, Dictionary of Literary Biography e Something About the Author.

BASES DE DADOS DE EDITORES COMERCIAIS
Bases de dados de artigos científicos que apenas recuperam artigos das revistas publicadas pelo próprio editor e que são, também, as únicas indexadas na base. Estes recursos fazem parte da b-on.

ACM Digital Library [Eng. eletrónica e telecomunicações] [ua.pt] [+inf.]
Annual Reviews [Multidisciplinar] [ua.pt] [+inf.]
ACS-American Chemical Society [Química] [ua.pt] [+inf.]
AIP-American institute of Physics [Física] [ua.pt] [+inf.]
Science Direct [Multidisciplinar] [ua.pt] [+inf.]
IEEE Xplore [Eng. eletrónica e telecomunicações] [ua.pt] [+inf.]
IOP - Institute of Physics [Física] [ua.pt] [+inf.]
RSC - Royal Society of Chemistry [Química] [ua.pt] [+inf.]
SAGE [Ciências sociais] [ua.pt] [+inf.]
SIAM [Matemática] [ua.pt]
Springer [Multidisciplinar] [ua.pt] [+inf.]
Taylor and Francis [Multidisciplinar] [ua.pt]
Wiley Interscience [Multidisciplinar] [ua.pt] [+inf.]

BASES DE DADOS ELIBRARYUSA
No seguimento da colaboração entre a Universidade de Aveiro e a Embaixada dos EUA, no âmbito da qual foi constituído o American Corner, instalado na Biblioteca da Universidade de Aveiro, é possível o acesso a um conjunto vasto de bases de dados eletrónicas de caráter científico e educativo através da Plataforma Digital eLibraryUSA.

+ informação sobre os recursos American Corner UA

CONTAGEM DE CITAÇÕES E ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA
Web of Science [ua.pt] [+inf.]
JCR - Journal Citation Reports [Avalia e compara o Factor de Impacto/Impact Factor das revistas científicas, das várias áreas do conhecimento, com dados retirados da base de dados Web of Science] [ua.pt] [+ inf.]
Scopus [ua.pt][+inf.]
SJR - SCImago Journal & Country Rank [Inclui indicadores científicos relativos a revistas e países, com dados retirados da base de dados de artigos científicos SCOPUS] [ua.pt] [+inf.]

SOBRE AS BASES DE DADOS
As bases de dados são coleções de referências bibliográficas de artigos científicos, que podem ser pesquisadas de diferentes formas e constituem as ferramentas mais adequadas para localizar artigos científicos sobre um determinado tópico.
São sistemas com informação bibliográfica estruturada, o que constitui uma vantagem para os utilizadores: obter informação completa sobre o registo bibliográfico, permitindo a realização de pesquisas em campos específicos do registo, como o autor, título do artigo ou da revista, assunto, etc. Indexam um conjunto de revistas científicas de vários editores, instituições académicas e unidades de investigação públicas e privados. Têm como vantagens, o controlo de qualidade, a possibilidade de refinamento de pesquisas, a contagem de citações por artigo e informação sobre os conteúdos incluídos.
Quanto ás áreas do conhecimento que abrangem, podem ser temáticas ou multidisciplinares.
O seu acesso pode estar restrito à UA ou em acesso livre na Web.

última atualização a 05-03-2016

RIA