40 anos da UA
 

PERGUNTAS FREQUENTES

Pretendemos nesta área fornecer um conjunto prático de informações sobre a melhor forma de utilizar e aproveitar os recursos e serviços das bibliotecas da UA.

requisitar | reservar | renovar | devolver
› sou novo aluno, docente, investigador ou funcionário da Universidade de Aveiro (UA). o que é necessário para usufruir do serviço de empréstimo das bibliotecas?
› o que é necessário para requisitar publicações das bibliotecas da UA?
› sendo antigo aluno da UA posso requisitar livros das bibliotecas?
› não tendo nenhuma ligação à UA, posso requisitar publicações nas bibliotecas da UA?
› quantas publicações posso requisitar nas bibliotecas da UA?
› durante quanto tempo posso ter requisitados livros e outras publicações das bibliotecas da UA?
› posso requisitar/consultar publicações em todas as bibliotecas da UA?
› posso pedir a um colega que requisite publicações por mim?
› como posso requisitar publicações que se encontram em Depósito?
› como posso saber se um livro está disponível para requisição?
› posso requisitar publicações que apresentem estado Condicionado?

› onde posso devolver as publicações requisitadas?
› como posso verificar a data de devolução das publicações requisitadas?
› posso solicitar a um colega que devolva as publicações que requisitei?
› se devolver uma publicação fora do prazo estipulado, tenho alguma penalização?
› como posso pagar uma penalização?
› na impossibilidade de deslocação à biblioteca, como posso devolver as publicações dentro da data limite?
› se perder ou danificar um livro da biblioteca, o que devo fazer?

› como posso renovar as publicações que tenho requisitadas?
› quantas vezes posso renovar uma publicação?

› como efetuar uma reserva?
› quantas publicações posso reservar?
› como posso consultar as reservas efetuadas?
› como posso saber se uma publicação que reservei já está disponível para empréstimo?
› como posso cancelar uma reserva?
› posso reservar um livro que se encontra disponível na estante?

aceder ao espaço pessoal
› como posso aceder ao espaço pessoal no catálogo das bibliotecas da UA?
› quais as funcionalidades do espaço pessoal?

pesquisar, localizar e usar informação
› preciso de um login e de uma password para pesquisar no catálogo das bibliotecas da UA?
› que tipo de publicações posso pesquisar no catálogo?
› como posso pesquisar livros?
› como posso pesquisar revistas?
› como posso pesquisar dissertações de mestrado e teses de doutoramento no catálogo?
› como posso pesquisar dicionários e enciclopédias?
› como posso refinar os resultados da minha pesquisa?
› como posso localizar bibliografia recomendada para as minhas disciplinas?
› o catálogo bibliográfico indica-me a localização da publicação que pretendo?
› como posso identificar publicações que se encontram em Depósito?
› o que significa quando uma publicação apresenta estado Condicionado?
› o que significa quanda uma publicação apresenta estado Interdito?
› como posso criar listas temáticas de publicações através do catálogo bibliográfico?
› como posso exportar registos do catálogo para um gestor de referências bibliográficas?

› como posso aceder a conteúdos eletrónicos subscritos pela UA?
› como posso localizar artigos científicos?
› como posso ter acesso a documentação europeia?
› aceder aos recursos American Corner?

usufruir de serviços
› como posso aceder à Internet nas bibliotecas da UA?
› como posso utilizar as diferentes salas de estudo das bibliotecas?
› como posso ter acesso a publicações que não existem nas bibliotecas da UA?
› como posso usufruir dos serviços das bibliotecas, sendo antigo aluno da UA?
› como posso obter o cartão de utilizador externo?

obter ajuda
› como posso obter apoio e orientação numa pesquisa de informação?
› como posso ter apoio na elaboração de citações e/ou referências bibliográficas?
› como posso orientar um utilizador com necessidades especiais na biblioteca da UA?
› como posso frequentar formações ou workshops realizados pela biblioteca da UA?

------------------------------------------------------------------------------------------------------------



.



› sou novo aluno, docente, investigador ou funcionário da Universidade de Aveiro (UA). o que é necessário para usufruir do serviço de empréstimo das bibliotecas?

Ativar a sua conta nas bibliotecas, através do catálogo bibliográfico, disponível em http://opac.ua.pt,  selecionando a opção “Entrar” (canto superior direito) e inserindo os dados de Utilizador Universal (UU).

.



› o que é necessário para requisitar publicações das bibliotecas da UA?

A requisição de publicações é efetuada no balcão de atendimento da biblioteca mediante apresentação do cartão da UA que é pessoal e intransmissível.
A requisição de publicações deve ser efetuada até quinze (15) minutos antes do encerramento da biblioteca e o número de requisições varia consoante o estatuto do utilizador.

.



› sendo antigo aluno da UA posso requisitar livros das bibliotecas?

Sim. Os antigos alunos da Universidade de Aveiro têm a possibilidade de se registar na REDE ALUMNI  criada pela própria Universidade. Após o registo, é gerado o Cartão de Antigo Aluno – Rede Alumni UA, que deverá apresentar nos balcões de atendimento.
Para ativar a sua conta nas bibliotecas, deverá aceder ao catálogo bibliográfico disponível em http://opac.ua.pt,  selecionar a opção “Entrar” (canto superior direito) e inserir os dados de Utilizador Universal (UU).
Pode usufruir de um total de 10 publicações (8 livros + 2 revistas) durante 10 dias úteis e com direito a duas renovações.
Mais informação em: https://www.ua.pt/alumni/ | https://sigaaa.ua.pt/registo.aspx

.



› não tendo nenhuma ligação à UA, posso requisitar publicações nas bibliotecas da UA?

Sim. Para usufruir do serviço de empréstimo domiciliário deverá requerer o Cartão de Utilizador Externo nas bibliotecas.
A sua emissão é feita mediante as seguintes condições:
- preenchimento de uma ficha de inscrição fornecida pela biblioteca;
- pagamento de uma jóia de (euro) 20 € e de uma anuidade de (euro) 15 € para o Cartão de Utilizador Externo Individual;
- pagamento de uma jóia de cinquenta (euro) 50 € e de uma anuidade de (euro) 40 € para o Cartão de Utilizador Externo Institucional;
- apresentação do Cartão de Cidadão ou Bilhete de Identidade, uma fotografia tipo passe e o comprovativo de morada.

.



› quantas publicações posso requisitar nas bibliotecas da UA?
O número de requisições varia consoante o tipo de utilizador:

tabela de empréstimos


.



› durante quanto tempo posso ter requisitados livros e outras publicações das bibliotecas da UA?

O prazo de requisição varia consoante o tipo de documento e o tipo de utilizador:

tabela de empréstimos

.



› posso requisitar/consultar publicações em todas as bibliotecas da UA?
Sim, pode requisitar ou consultar publicações em qualquer uma das bibliotecas: Biblioteca da UA, Mediateca, Biblioteca Domingos Cravo do Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (ISCA-UA), Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), Biblioteca da Escola Superior de Design, Gestão e Tecnologias da Produção Aveiro Norte (ESAN).
A requisição de publicações deve ser efetuada até 15 minutos antes do encerramento da biblioteca e o número de requisições varia consoante o estatuto do utilizador.

.



› posso pedir a um colega que requisite publicações por mim?

Não. É expressamente proibido ceder a terceiros as publicações requisitadas nas bibliotecas da UA.
O empréstimo domiciliário é facultado aos detentores de cartão da UA, Cartão de Antigo Aluno – Rede Alumni UA ou de Cartão de Utilizador Externo, sendo pessoal e intransmissível e implicando sempre a sua apresentação.

.



› como posso requisitar publicações que se encontram em Depósito?

Para requistar publicações que se encontram em depósito é necessário:
•    Dirigir-se a um dos balcões de atendimento com a respetiva cota (localização);
•    Preencher o formulário “requisição ao depósito” que se encontra no balcão de atendimento e aguardar que o técnico lhe entregue o documento.

Pode requisitar publicações que apresentem estatuto “regular” mas, caso tenham estatuto “interdito”, só é possível a sua consulta nas salas de leitura.
Mais informação em: http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/horario

.



› como posso saber se um livro está disponível para requisição?
Aceda ao catálogo bibliográfico das bibliotecas UA em http://opac.ua.pt:
1)    efetue a pesquisa por título, autor ou assunto para confirmar a existência do livro na biblioteca;
2)    na lista de resultados verifique no campo Disponibilidadese existem exemplares disponíveis para empréstimo.
Para obter mais informações (registo bibliográfico, nº de exemplares e estado) clique no  título pretendido.
Caso apresente uma data de devolução, significa que o livro não está disponível uma vez que se encontra requisitado até à data indicada.

.



› posso requisitar publicações que apresentem estado
Condicionado?
Sim, pode requisitar publicações com estado Condicionadodurante 24 horas. O não cumprimento do prazo indicado, implica o uma penalização de 0,50 cêntimos por cada dia de atraso.

.



› onde posso devolver as publicações requisitadas?

De acordo com o regulamento das bibliotecas da UA, as publicações devem ser devolvidas no local onde foram requisitadas.
A devolução pode ser efetuada:
•    no balcão de atendimento;
•    por correio registado com alguns dias de antecedência, de modo a ser recebido dentro do prazo de empréstimo. Consulta da morada em: http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/Contacts.aspx
Após efetuada a devolução, receberá no seu email da UA um comprovativo da mesma.

.



› como posso verificar a data de devolução das publicações requisitadas?

•    no catálogo bibliográfico disponível emhttp://opac.ua.pt:
1)    aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
2)    insira os dados de Utilizador Universal (UU);
3)    clique sobre o seu nome (barra superior);
4)    no separador “o meu sumário”, verifique a data de devolução do(s) exemplar(es) emprestado(s).

•    nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA;
•    por telefone;
•    por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt).

.



› posso solicitar a um colega que devolva as publicações que requisitei?

Sim. As suas publicações podem ser devolvidas por terceiros.

.



› se devolver uma publicação fora do prazo estipulado, tenho alguma penalização?

Sim. A não devolução ou falta de renovação de uma publicação dentro dos prazos fixados no regulamento das bibliotecas da UA implica:
•    o pagamento de 0,50 € por publicação e por cada dia de atraso;
•    a suspensão do direito de requisição de publicações enquanto se verificar o atraso. A requisição de publicações só será permitida após a regularização da dívida.

.



› como posso pagar uma penalização?

Pode regularizar a situação:
•    no balcão de atendimento em numerário e preferencialmente onde efetuou a devolução;
•    por vale postal ou cheque endereçado a:
Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia
Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro
Portugal

.



› na impossibilidade de deslocação à biblioteca, como posso devolver as publicações dentro da data limite?

Na impossibilidade de se deslocar à biblioteca, a devolução das publicações pode ser efetuada por terceiros ou através do envio por correio registado, com alguns dias de antecedência, de modo a ser recebido dentro do prazo de devolução.
Mais informação sobre a morada em: http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/Contacts.aspx

.



› se perder ou danificar um livro da biblioteca, o que devo fazer?

Em caso de perda, extravio ou inutilização/dano de uma publicação, o utilizador fica obrigado a repor um exemplar igual, da mesma edição ou uma edição mais atualizada.
Caso a publicação esteja esgotada, o cálculo da importância a pagar pelo utilizador é feito tendo em conta o valor real e estimativo da publicação, bem como todas as despesas inerentes ao respetivo processo de recuperação ou aquisição.

.



› como posso renovar as publicações que tenho requisitadas?

•    no catálogo bibliográfico disponível emhttp://opac.ua.pt:
1)    aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
2)    insira os dados de Utilizador Universal (UU);
3)    clique sobre o seu nome (barra superior);
4)    selecione o separador “O meu sumário” e aceda à opção  “Emprestado”;
5)    selecione o tipo de renovação pretendido: “renovar selecionados” ou “renovar todos”.

•    nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA;
•    por telefone;
•    por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt).

.



› quantas vezes posso renovar uma publicação?

Tem a possibilidade de efetuar até duas (2) renovações consecutivas, desde que os exemplares que possui não se encontrem reservados por outros utilizadores ou fora do prazo de devolução.

.



› como efetuar uma reserva?

•    no catálogo bibliográfico disponível emhttp://opac.ua.pt:
1)    aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
2)    insira os dados de Utilizador Universal (UU);
3)    efetue a pesquisa da publicação pretendida;
4)    assinale a opção “reservar” e confirme a reserva.

•    nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA;
•    por telefone;
•    por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt).

.



› quantas publicações posso reservar?

Tem a possibilidade de efetuar duas (2) reservas em simultâneo.

.



› como posso consultar as reservas efetuadas?

•    no catálogo bibliográfico disponível emhttp://opac.ua.pt:
1)    aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
2)    insira os dados de Utilizador Universal (UU);
3)    clique sobre o seu nome (barra superior);
4)    aceda ao separador “O meu sumário” e selecione a opção “Reservas”.

•    nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA;
•    por telefone;
•    por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt).

.



› como posso saber se uma publicação que reservei já está disponível para empréstimo?

•    no catálogo bibliográfico disponível emhttp://opac.ua.pt:
1)    aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
2)    insira os dados de Utilizador Universal (UU);
3)    clique sobre o seu nome (barra superior);
4)    aceda ao separador “O meu sumário” e selecione a opção “Reservas”;
5)    consulte a informação presente na coluna “Estado”, que poderá ser:
“Pendente” – significa que a publicação reservada ainda não foi devolvida;
“Exemplar reservado” – a publicação já se encontra disponível no balcão de atendimento.

Recebe também um email da biblioteca a informar que a publicação reservada já se encontra disponível no balcão de atendimento, ficando guardada durante dois dias.

.



› como posso cancelar uma reserva?

•    no catálogo bibliográfico disponível emhttp://opac.ua.pt:
1)    aceda à sua conta pessoal na opção “Entrar” (canto superior direito);
2)    insira os dados de Utilizador Universal (UU);
3)    clique sobre o seu nome (barra superior);
4)    selecione o separador “O meu sumário” e aceda à opção “Reservas”;
5)    clique em “Anular” (botão a vermelho).

•    nos balcões de atendimento das bibliotecas da UA;
•    por telefone;
•    por correio eletrónico (sbidm-biblioteca@ua.pt).

.



› posso reservar um livro que se encontra disponível na estante?

Não. A reserva de uma publicação só é permitida se esta estiver requisitada por outro utilizador. Se o exemplar estiver disponível na estante, é necessário dirigir-se à biblioteca para efetuar a sua requisição ou consulta.

.



› como posso aceder ao espaço pessoal no catálogo das bibliotecas da UA?

Para ter acesso ao espaço pessoal do catálogo das bibliotecas é necessário:
1)    Aceder ao endereço- http://opac.ua.pt;
2)    Selecionar a opção “Entrar” (canto superior direito);
3)    Inserir os dados de Utilizador Universal (UU).

.



› quais as funcionalidades do espaço pessoal?
O espaço pessoal permite:
•    renovar empréstimos;
•    efetuar e cancelar reservas de publicações; 
•    consultar:
•    os empréstimos e as penalizações;
•    aos dados pessoais;
•    o histórico das pesquisas e dos empréstimos;
•    as listas temáticas.

.



› preciso de um login e de uma password para pesquisar no catálogo das bibliotecas da UA?

Não é necessário qualquer tipo de registo para pesquisar no catálogo bibliográfico. Para efetuar uma pesquisa aceda a http://opac.ua.pt.

.



› que tipo de publicações posso pesquisar no catálogo?

Pode pesquisar diversas tipologias de documentos, nomeadamente:
•    livros
•    revistas
•    partituras
•    obras de referências (dicionários/enciclopédias)
•    registos sonoros
•    entre outros

.



› como posso pesquisar livros?
1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Selecione a opção “Pesquisa Avançada”;
3) No separador “Tipo de documento” selecione a opção “Livro”;
4) Pesquise por título, autor ou assunto.

Tenha em conta que o catálogo permite pesquisar apenas livros em formato papel. Saiba mais sobre a pesquisa de livros em formato eletrónico em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/ebooks.

.



› como posso pesquisar revistas?

1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Selecione a opção “Pesquisa Avançada”;
3) No separador “Tipo de documento” selecione a opção “Revista”;
4) Pesquise pelo título da revista;
5) No registo selecionado, verifique se a opção “Recursos em linha” está visível, permitindo-lhe ter acesso à publicação em formato eletrónico.
6) Caso a opção anterior não esteja disponível aceda ao separador “Exemplares” para verificar os números da revista disponíveis em formato papel.

Tenha em conta que o catálogo permite pesquisar apenas revistas em formato papel. Saiba mais sobre a pesquisa de revistas em formato eletrónico em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/revistas.

.



› como posso pesquisar dissertações de mestrado e teses de doutoramento no catálogo?
1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Selecione a opção “Pesquisa Avançada”;
3) No separador “Coleção” selecione a opção “Teses/Dissertações” e efetue a pesquisa;
4) No registo selecionado, verifique se é apresentada a opção “Recursos em linha”, que lhe permite aceder ao documento em formato eletrónico;
5) Caso a opção anterior não esteja disponível, aceda ao separador “Exemplares” para verificar as condições de acesso ao documento em formato papel.

.



› como posso pesquisar dicionários e enciclopédias?
1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Selecione a opção “Pesquisa Avançada”;
3) No separador “Tipo de documento” selecione a opção “Obras de referência”;
4) Pesquise pelo título da publicação pretendida.

.



› como posso refinar os resultados da minha pesquisa?
O catálogo apresenta duas opções de refinamento de acordo com o tipo de pesquisa pretendida:
I. Pesquisa abrangente:
1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Efetue a pesquisa pelo título, autor ou assunto;
3) No menu “Refinar a pesquisa” (barra lateral esquerda), selecione as opções que pretende.
II. Pesquisa mais específica:
1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Selecione a opção “Pesquisa Avançada” que lhe permite:
•    combinar vários termos de pesquisa, usando os operadores booleanos (AND, OR, NOT);
•    filtrar os resultados por:
1) tipo de documento;
2) localização;
3) coleção;
4) idioma;
5) limite cronológico (intervalo de data de publicação).

.



› como posso localizar bibliografia recomendada para as minhas disciplinas?
1. Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2. No separador “Bibliografia recomendada” selecione o respetivo curso;
3. Selecione o(s) título(s) pretendido(s) para obter a localização.

.



› o catálogo bibliográfico indica-me a localização da publicação que pretendo?
Sim. Após efetuar a pesquisa, aceda à lista de resultados clique sobre o registo pretendido e na tabela“Exemplares” dispõe de informação sobre o número de exemplares, a localização, a cota (etiqueta na lombada dos documentos) e o estado da publicação
A cota é um código alfanumérico, constituído por números e letras que permite localizar o livro na estante.
Exemplo de uma cota de um livro da Biblioteca da UA:


 
A LETRA E COR DA COTA VARIAM CONSOANTE O PISO
Piso 4 – Avançado (A) – cor-de-rosa
Piso 3 – Humanidades (H) – azul
Piso 2 – Geral (G – piso da entrada) – verde
Piso 1 – Depósito (D) – branco

Organização nas outras bibliotecas da UA
Mediateca (CF), ex.: CF-25-649; CF/DP-25-20
Sala de leitura do Complexo Pedagógico (CP), ex.: 004CP.23.2ed
ESTGA (ESA), ex.: 621.3ESA.38
ESAN (ESAN), ex.: 658.8ESAN.34
ISCA-UA (ISCA), ex.: 33ISCA.16711; 33ISCA.1102.DEP

.



› como posso identificar publicações que se encontram em Depósito?
Os documentos que se encontram em depósito são identificados na pesquisa através da cota (localização) com a letra D, que varia consoante a biblioteca.
Exemplos:
•    Biblioteca da UA:  664D.29 ou 65G.89(D)
•    Mediateca: CF/DP-06-22
•    Biblioteca Domingos Cravo (ISCA): 33ISCA.1102.DEP

.



› o que significa quando uma publicação apresenta estado Condicionado?
O Fundo de Empréstimo Condicionado (FEC) refere-se a um  conjunto de livros que os professores recomendam como fundamentais para cada uma das disciplinas que lecionam.
Deste modo, os livros que pertencem à bibliografia recomendada pelos docentes apresentam o estado de empréstimo condicionado.

.



› o que significa quanda uma publicação apresenta estado
Interdito?
Significa que a publicação não é passível de requisição, ou seja, só será possível a sua consulta nas salas de leitura das bibliotecas.
Não são facultadas para empréstimo:
•    publicações de referência (dicionários, enciclopédias, atlas, repertórios);
•    publicações que constituem os fundos especiais e reservados;
•    o último fascículo recebido de cada publicação periódica;
•    publicações raras ou consideradas de difícil aquisição;
•    publicações que se encontram em mau estado de conservação.

.



› como posso criar listas temáticas de publicações através do catálogo bibliográfico?
A criação de listas temáticas permite guardar no seu espaço pessoal conjuntos de registos bibliográficos por área de interesse/temática. Para criar uma lista:
1) Aceda ao catálogo bibliográfico em http://opac.ua.pt;
2) Selecione a opção “Entrar” para aceder ao espaço pessoal colocando os dados de Utilizador Universal (UU);
3) Efetue a pesquisa pretendida;
4) Selecione os registos que pretende adicionar à lista;
5) No campo “Adicionar a…”, que se encontra no topo da lista de resultados, selecione a opção “Nova lista”;
6) Atribuia um nome à nova lista e finalize com a opção “Guardar.”

.



› como posso exportar registos do catálogo para um gestor de referências bibliográficas?
1) Aceda ao catálogo bibliográfico - http://opac.ua.pt;
2) Efetue a pesquisa pelo título, autor ou assunto;
3) Na página do(s) resultado(s) aceda à extensão “Import to Mendeley” presente no topo do browser;
4) Na caixa que surge, selecione o(s) registo(s) pretendido(s) e clique em “Save”.

.



› como posso aceder a conteúdos eletrónicos subscritos pela UA?
I. Na Universidade de Aveiro (UA)
O acesso aos recursos eletrónicos subscritos para a comunidade UA pode ser feito através de um computador com Internet/WiFi, dentro do domínio ua.pt (Campus e Escolas Superiores da UA).
Deverá aceder à rede eduroame autendicar-se através dos dados de Utilizador Universal (UU).

•    Recursos subscritos pela UA disponíveis em:
•   Bases de dados de informação científica;
•    Livros eletrónicos;
•    Revistas.

utilizadores ocasionais sem vínculo à UA
Para aceder ao recursos subscritos pela UA deve ser solicitado um login de visitante junto do balcão de atendimento da Biblioteca (piso de entrada) ou na Mediateca.
Este login é pessoal e intransmissível e tem a duração de 24h. Para a atribuição do login deve ser apresentado o cartão de cidadão, indicada a morada e um contacto.
O login de visitante permite o acesso aos recursos nos computadores da Biblioteca e da Mediateca.

utilizadores com cartão de utilizador externo das bibliotecas da UA
O acesso aos recursos subscritos pela UA é efetuado apenas nos computadores com acesso à Internet da Biblioteca e Mediateca através do login de utilizador externo já atribuído.
Mais informação aqui.

II. Fora da UA
O acesso aos recursos subscritos pela UA em locais fora do domínio ua.pt, como em casa ou no local de trabalho, é realizado através da configuração do computador pessoal para uma ligação a uma rede privada virtual – VPN.

.



› como posso ter acesso a publicações que não existem nas bibliotecas da UA?
As bibliotecas dispõem do serviço Empréstimo Interbibliotecas (EIB) que possibilita o acesso a documentos não existentes nos seus fundos documentais.
O EIB permite a requisição de livros e a solicitação de cópias de artigos a outras bibliotecas, nacionais ou estrangeiras.
Consulta dos procedimentos em:  http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/eib

.



› como posso utilizar as diferentes salas de estudo das bibliotecas?
Para ter acesso às salas de estudo individual ou em grupo:
Dirija-se ao balcão de atendimento da biblioteca da UA (piso 3 - Humanidades) ou Mediateca e apresente o seu cartão de utilizador da UA.

Regras de utilização:
•    A utilização das salas de estudo é facultada a todos os membros da comunidade mediante a apresentação do cartão da UA;
•    As salas de estudo individual destinam-se ao estudo e realização de trabalhos por uma ou duas pessoas;
•    As salas de estudo de grupo destinam-se ao estudo e realização de trabalhos de grupo constituído por três ou mais pessoas;
•    A requisição é válida pelo período de 3 horas, renovável por igual período no caso de não existirem utilizadores em lista de espera;
•    Os utilizadores não se podem ausentar das salas de estudo por um período superior a 20 minutos, sob pena de perderem o direito a continuarem na sala;
•    Os utilizadores estão sujeitos às regras aplicáveis nas salas de leitura, admitindo-se contudo o diálogo entre os vários elementos do grupo.

.



› como posso aceder à Internet nas bibliotecas da UA?
I. Utilizadores com ligação à UA
•    Na biblioteca:
•   Solicite um dos computadores com acesso à internet mediante apresentação do cartão da UA num dos seguintes balcões de atendimento: 2º piso (Geral/piso da entrada) | 4º piso (Avançado - centro de documentação American Corner).
•   A autenticação nos computadores é feita com os dados de Utilizador Universal (UU).
•   Tempo limite de utilização: 1 hora, se existirem utilizadores em espera.

•   Na mediateca:
•   A solicitação de computadores com acesso à internet não requer requisição.
•   Tempo limite de utilização: 30 minutos, se existirem utilizadores em espera.

acesso wireless à rede UA:
Para ter acesso à rede wireless no campus e escolas da UA, precisa de um computador portátil com equipamento WiFi.
Deverá aceder à rede eduroame autendicar-se através dos dados de Utilizador Universal (UU).

II. Utilizadores sem vínculo à UA
Devem solicitar um login de visitante junto do balcão de atendimento da biblioteca da UA (piso de entrada) ou na Mediateca.
Este login é pessoal e intransmissível e tem a duração de 24h. Para a atribuição do login deve ser apresentado o cartão de cidadão, indicada a morada e um contacto.
O login de visitante só poderá ser utilizado nos computadores da Biblioteca e da Mediateca.



última atualização a 21-07-2017
Como pesquisar no catálogo
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.