40 anos da UA
 

Tutorial INE

Biblioteca UA > menu  ajuda e tutoriais > informação estatística na web: guia de apoio > INE

INE

http://www.ine.pt

Em Portugal, a informação estatística é recolhida pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que é o organismo oficial para dados estatísticos nacionais. Há várias entidades com delegação de competências do INE que produzem informação e enviam-na a este Instituto. Apesar de muita desta informação ser publicada através de indicadores do INE, existem outros indicadores que apenas são disponibilizados nos sites destas entidades.

Neste tutorial encontra informações relacionadas com a pesquisa e localização de informação estatística no portal do INE, tais como:
  1. Descrição do Portal
  2. Acesso aos conteúdos
  3. Funcionalidades
  4. Metainformação
  5. Formas de aceder à informação

Descrição do Portal
O INE recolhe informação de várias fontes, efetua o seu tratamento estatístico e promove a divulgação de diversos indicadores através do portal Web - http://www.ine.pt. Para além destes, recolhe também informação específica, solicitada por outros organismos internacionais tais como o EUROSTAT, OCDE e outros, cujos dados apenas são disponibilizados no portal desses próprios organismos. Essas fontes também contêm outros indicadores que poderão ser muito úteis aos utilizadores, principalmente quando em determinadas áreas muito específicas é necessária informação estatística mais granular.

No portal Web do Instituto Nacional de Estatística (INE) é disponibilizada informação estatística nacional, em acesso livre, através de uma base de dados dinâmica que possibilita a visualização de quadros e gráficos assim como a sua personalização à medida das necessidades. Oferece ainda um conjunto de ferramentas que facilitam o acesso à informação estatística bem como a atualização da mesma.

Neste portal é possível:
  • Consultar e importar gratuitamente um conjunto muito vasto de informação, sobre temas como agricultura, floresta e pescas; ambiente; comércio; construção e habitação; contas nacionais e regionais; cultura e lazer; educação, formação e aprendizagem; indústria e energia; justiça; mercado de trabalho; população; saúde; território; transportes e comunicações; turismo; entre outros;
  • Aceder a outros serviços, como a subscrição de conteúdos e o envio de pedidos de informação não disponível online;
  • Consultar a Biblioteca Digital, que permite o acesso a todas as publicações editadas pelo INE e pelos organismos que o antecederam, desde 1864 até 2000;
  • Consultar, no Catálogo Bibliográfico, a coleção de publicações de âmbito estatístico de instituições nacionais e internacionais disponíveis para consulta nas Bibliotecas.
    (Fonte: http://www.ine.pt);
  • Consultar jornais e revistas internacionais de estatística(Menu" Ligações" > "Jornais e revistas de estatística").

O INE trabalha informação de interesse atual, em discussão na sociedade.
Efetua publicação de informação temática específica, em CD’s que permitem a customização da informação à medida das necessidades (Ex: CD País em números, Cidades em números, etc.).

Comparativamente à PORDATA tem informação mais específica e direcionada assim como indicadores derivados para investigação. O espólio de informação do INE é mais vasto que o da PORDATA. O INE oferece a possibilidade de efetuar algum trabalho estatístico a pedido sem custos (como por exemplo desagregar um indicador a um nível pretendido), embora outros trabalhos possam ser cobrados mediante orçamento prévio.


Acesso ao conteúdo
Dados estatísticos
  • Acesso aos indicadores incluídos na Base de Dados, organizados por temas. Podem ser visualizados em quadros ou gráficos e podem ser exportados para XLS ou CSV.

Destaques
  • Notas enviadas à Comunicação Social;
  • Síntese da informação regularmente produzida pelo INE;
  • Serve essencialmente como atualização de informação pois é efetuada a divulgação dos primeiros resultados obtidos a partir de operações estatísticas e apresenta uma lista atualizada dos últimos quadros estatísticos publicados, que podem ser exportados para XLS ou CSV.

Publicações
  • Versão digital das publicações editadas (em papel ou nado-digitais) pelo INE, a partir do ano 2000, organizadas por tema;
  • Documentos em PDF e alguns com possibilidade de exportação de quadros para XLS ou CSV;
  • Incluem-se também os PDF dos censos de 1864 a 2001 para eventual interesse no histórico dos censos da população/habitação.

Contas nacionais
  • Conjunto de informação organizada de acordo com princípios económicos e visam refletir o funcionamento da economia;
  • Os quadros apresentados nesta área estão disponíveis em português e inglês e podem ser visualizados em XLS. Os códigos constantes nas designações de alguns quadros são do Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais 1995 (SEC 1995). Em cada tema, são também facultados os destaques, publicações e documentos metodológicos. Adicionalmente pode ser consultado um documento explicativo sobre o apuramento do PIB.

Estudos
  • Artigos organizados por temas, que foram divulgados em publicações do INE ou elaborados no âmbito da participação de técnicos em congressos. Estão disponíveis em texto integral, em PDF.

Biblioteca Digital
  • Disponibiliza o acesso integral às publicações de informação estatística editadas pelo INE anteriores ao ano 2000 (1864-2000) assim como publicações de âmbito estatístico de instituições nacionais e internacionais disponíveis no INE para consulta;
  • Os documentos estão organizados por tema e subtema e apresentam-se em formato TIFF, estando em curso um processo de conversão para PDF.

Dossiês Temáticos
  • Inclui um conjunto de informação selecionada, organizada pelos temas Território, Género, Indicadores Estruturais e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável.

Calendários
  • Calendarização da divulgação dos destaques e da informação estatística. São muito importantes para os utilizadores que pretendam ter acesso rápido e just-in-time aos dados estatísticos mais recentes.


Ao aceder à informação através da opção Dados estatísticos encontra:

Principais Indicadores
Cerca de 150 indicadores da Base de Dados, escolhidos pelo INE, onde se incluem os mais pesquisados pelos utilizadores assim como os mais representativos do tema a que respeitam.

Principais Quadros
Cerca de 80 quadros elaborados com vários indicadores da Base de Dados, que caraterizam um determinado tema. Podem ser modificados de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Base de Dados
É o ponto de acesso mais adequado para os utilizadores na pesquisa de informação por tema específico, com opção de refinar por subtema e nível geográfico. Possui mais de 7000 indicadores estatísticos, com possibilidade de construção de quadros à medida, conjugando vários indicadores e diferentes períodos (de salientar que existem alguns indicadores que aparecem nas Publicações, Destaques ou nas Contas Nacionais que não estão na Base de Dados). Permite a construção e gravação de quadros no computador e/ou na Área dos Utilizadores (desde que registados). Representa indicadores através de mapas, que podem ser impressos ou exportados. É possível alterar as classes de representação, períodos de referência, detalhe geográfico, etc. Permite a consulta da Metainformação de cada indicador (designação, periodicidade, fonte, datas de disponibilidade, dimensões, conceitos, etc.).

Estatísticas Territoriais
Possibilidade de construção de quadros por tema, para determinada Unidade Territorial (Portugal, Continente, NUTS II, NUTS III, Município e Freguesia), através de um conjunto limitado de indicadores da Base de dados.

Pirâmides etárias
Apresentação da informação sob a forma de pirâmides etárias, projeções da população por grupos etários quinquenais entre 2010-2060 com a possibilidade de impressão ou gravação. Permite selecionar um conjunto de anos e visualizar um gráfico dinâmico.


Funcionalidades
No Portal do INE é possível, entre outras funcionalidades, aceder gratuitamente (visualizar, imprimir e importar) a:
  • Informação dinâmica assente numa Base de Dados (indicadores) a partir da qual o utilizador pode construir e alterar quadros à medida das suas necessidades;
  • Publicações, estudos e destaques disponíveis em PDF (conteúdo integral) e nos formatos XLS e CSV (quadros).

No INE é possível efetuar pesquisa em língua inglesa.

Mediante registo na Área dos Utilizadores, é também possível gravar quadros para utilização futura e receber notificações da informação selecionada nas preferências do utilizador, aquando da sua divulgação.

A partir da base de dados tem a possibilidade de consultar a metainformação, gravar, imprimir, exportar quadros para XLS ou CSV, exportar gráficos, assim como incluir indicadores, alterar condições de seleção e o formato do quadro.
Para determinados indicadores, oferece informação até ao nível das freguesias.

Na página "navegação" estão disponíveis pequenos vídeos de demonstração para apoio à utilização do Portal.
(Fonte: http://www.alea.pt/html/pmf/html/portaline.html)


Metainformação
Em cada quadro ou gráfico que visualize no portal INE, encontra o ícone Mi que corresponde à metainformação. Aqui é apresentado um conjunto de informações úteis para a descrição de cada indicador, tais como a designação, a periodicidade, a fonte responsável pela recolha da informação, as datas de disponibilidade, as dimensões, os conceitos, a fórmula matemática (quando aplicável), unidade de medida, etc.


Nomenclatura de Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS):
  • Nível I: Continente, R. A. Madeira e R. A. Açores;
  • Nível II: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, R. A. Madeira e R. A. Açores;
  • Nível III: subdivisões das NUTS II (27 no total) – ver imagem abaixo.
 Nível I  Nível II  Nível III
 Continente      Norte Minho-Lima, Cávado, Ave, Grande Porto, Tâmega, Entre Douro e Vouga, Douro, Alto Trás-os-Montes
 Centro Baixo Vouga, Baixo Mondego, Pinhal Litoral, Pinhal Interior Norte, Dão-Lafões, Pinhal Interior Sul, Serra da Estrela, Beira Interior Norte, Beira Interior Sul, Cova da Beira, Oeste, Médio Tejo
 Lisboa Grande Lisboa, Península de Setúbal
 Alentejo Alentejo Litoral, Alto Alentejo, Alentejo Central, Baixo Alentejo, Lezíria do Tejo
 Algarve Algarve
 R. A. Açores  R. A. Açores R. A. Açores
 R. A. Madeira  R. A. Madeira R. A. Madeira

















  • Administrativa: Distrito / Município / Freguesia;
  • Censitária: Secção estatística / Subsecção estatística / Lugar;
  • Regiões Agrícolas: Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Litoral, Beira Interior, Ribatejo e Oeste, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores;

Formas de aceder à informação
A informação estatística do INE está acessível em quatro níveis:
  • Informação disponível no portal do INE para toda a comunidade, com diferentes periodicidades, conforme a pertinência dos temas;
  • Informação facultada a “pedido de informação/esclarecimentos”- informação já trabalhada e facultada gratuitamente (informação disponível mas não publicada);
  • Informação facultada a “pedido de informação/esclarecimentos”- informação com necessidade de tratamento estatístico – sujeita a orçamento (informação não disponível e não publicada, é paga);
  • Informação apenas para investigadores acreditados (informação gratuita mas para investigadores certificados) – ver: Protocolo com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e respetivos anexos, assim como a comunicação “Acesso à informação estatística oficial para fins de investigação científica”, do Eng.º Pinto Martins na Conferência “a informação estatística, o seu uso multidisciplinar no ensino e na investigação”, realizada na Universidade de Aveiro a 27 de dezembro de 2013.

    Ao abrigo deste protocolo criado entre o Instituto Nacional de Estatística, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência do Ministério da Educação e Ciência (DGEEC), é facilitado o acesso gratuito a dados estatísticos individuais anonimizados constantes de bases residentes no INE, para fins científicos e de investigação. O acesso a estes dados é facultado aos investigadores de universidades ou de outras instituições de ensino superior legalmente reconhecidas e organizações, instituições ou departamentos de investigação científica reconhecidos pela FCT e pela DGEEC.

Newsletters do INE
INEWS - a newsletter do Instituto Nacional de Estatística
Pretende informar sobre as atividades, produtos e serviços que o INE coloca ao dispor da população.

Para receber a INEWS no seu email, por favor clique em Subscrever.


RIIBES - Folha Informativa da Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior
Divulga atividades desenvolvidas pelo INE e pelos seus Parceiros da Rede, incrementando a literacia estatística na população académica destas Instituições. 

Para receber a RIIBES no seu email, por favor clique em Subscrever .



Serviço de apoio à pesquisa

Lembramos que na Biblioteca da UA tem à sua disponibilidade um ponto de acesso à informação estatísticadeste instituto, bem como uma coleção impressa atualizada. Pode, também, contar com a ajuda presencial ou à distância de técnicos da Biblioteca e do INE, que estarão sempre prontos a ajudar no esclarecimento das suas dúvidas. Se não tiver hipótese de nos contactar presencialmente, envie um email para sbidm-referencia@ua.pt, ou telefone para o 234 247 149 ou para as extensões 22303, 22304, 22340 no caso de se encontrar na UA.
última atualização a 01-02-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.