44 anos da UA
 

SEMANA DOS INVESTIGADORES III
De 16 a 20 de abril de 2018

Na 3ª edição da Semana dos Investigadores, o Serviço de Formação das bibliotecas da UA promoveram um conjunto de workshops destinados a docentes, investigadores e alunos do 2º e 3º ciclos de estudo. A participação foi gratuita mas de inscrição obrigatória.

Workshops
Como cumprir as normas de apresentação escrita das teses e dissertações da UA
Acesso Aberto, dados de investigação e requisitos: práticas e caminhos da Ciência Aberta (FCT e H2020)
How to write a scientific manuscript: student and early researcher workshop
Pesquisa de informação científica: as bases de dados Web of Science e Scopus
ORCID: as suas publicações num único identificador
Indicadores e métricas na publicação científica



COMO CUMPRIR AS NORMAS DE APRESENTAÇÃO ESCRITA DAS TESES E DISSERTAÇÕES DA UA - [apresentação]
› 16 abr. | 14h - 16h
› Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica
› Alberto Jesus e Susete Santos | Biblioteca da UA
› Público-alvo: alunos do 2º e 3º ciclo de estudos

Sobre o workshop

As teses e dissertações defendidas na Universidade de Aveiro são enviadas para a Biblioteca, onde é efetuado o tratamento técnico e registo no Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas, após análise e verificação do cumprimento das normas e procedimentos para a sua apresentação. Estas normas estabelecidas pela UA visam definir e clarificar o circuito do pedido e prestação de provas, os requisitos e timings de ação, permitindo agilizar o seu tratamento técnico e a disponibilização no RIA - Repositório Institucional da UA.


Durante a análise e verificação das teses e dissertações são detetadas várias irregularidades evidenciando o incumprimento das normas e procedimentos instituídos pela UA.

Neste workshop pretendeu-se salientar as irregularidades e exemplificar os procedimentos corretos para uma apresentação das teses e dissertações de acordo com a regulamentação em vigor na UA.



ACESSO ABERTO, DADOS DE INVESTIGAÇÃO E REQUISITOS: PRÁTICAS E CAMINHOS DA CIÊNCIA ABERTA (FCT E H2020) - [apresentação]
› 17 abr. | 14h - 16h
› Sala de formação da Biblioteca da UA
› Diana Silva | Biblioteca da UA
› Público-alvo: alunos do 3º ciclo de estudos, docentes e investigadores

Sobre o workshop
Ciência Aberta (CA) assenta no princípio de que a investigação científica deve ser partilhada e reutilizada e consiste assim numa nova forma de produzir e partilhar o conhecimento. Os princípios da CA podem resumir-se como: a transparência nas práticas, metodologia, observação e recolha de dados; a disponibilização, acesso público e reutilização dos resultados da investigação (publicações e dados); a transparência na comunicação científica; a utilização de ferramentas baseadas na Web para facilitar a colaboração científica (ver http://www.ciencia-aberta.pt/).

É fundamental que as instituições e investigadores respondam adequadamente aos requisitos dos organismos financiadores da ciência sobre a gestão e disponibilização das publicações e dos dados gerados no âmbito de projetos de investigação financiada. Neste workshop pretende-se dar a conhecer o conceito de CA e os requisitos das políticas da FCT e Comissão Europeia (H2020) para as publicações em acesso aberto e dados de investigação abertos, bem como os meios disponíveis para estes processos.

Programa da sessão:
› Ciência Aberta: o conceito e suas implicações no processo de investigação
› Publicação científica aberta: requisitos de acesso aberto a publicações no H2020 e FCT
› Depósito de publicações no RIA – Repositório Institucional da UA
› Dados de investigação: os requisitos e dicas para a gestão e disponibilização


HOW TO WRITE A SCIENTIFIC MANUSCRIPT: STUDENT AND EARLY RESEARCHER WORKSHOP
› 18 abr. | 14h - 15h30
› Anfiteatro do Departamento de Física
› Público-alvo: 
alunos do 3º ciclo de estudos, docentes e investigadores

Sobre o workshop
Introduction to scholarly publishing : the role of publishers - [apresentação]
Karine Wetering | Elsevier, Holanda

Introduction to scholarly publishing : structuring your article - [apresentação]
Mário Reis | Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil

Introduction to scholarly publishing : editorial process - [apresentação
Luís Carlos | Departamento de Física da UA


› Ins and outs of Scopus and Mendeley 



PESQUISA DE INFORMAÇÃO CIENTÍFICA: AS BASES DE DADOS WEB OF SCIENCE E SCOPUS -   [apresentação]
› 18 abr. | 14h - 16h
› Sala de formação da Biblioteca da UA
› Susana Dias | Biblioteca da UA
› Público-alvo: 
alunos do 2º e 3º ciclo de estudos, docentes e investigadores

Sobre o workshop

Os artigos científicos são resultado da investigação científica publicada e constituem informação de base, isto é, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Estes documentos podem ser pesquisados em bases de dados de artigos científicos, que reúnem revistas de diferentes editores e constituem-se como um ponto de acesso global a grande parte da literatura científica publicada.


As bases de dados Scopus e Web of Science são ferramentas indispensáveis para a realização de uma revisão bibliográfica, num determinado assunto, devido à sua abrangência internacional e ao controlo de qualidade dos conteúdos incluídos. Algumas bases incluem funcionalidades que permitem a contagem de citações por artigo e outros dados importantes para a avaliação da informação.


Programa da sessão
› A informação científica – artigos e capítulos de livros científicos
› Bases de dados de informação científica:
                › Scopus
                › funcionalidades de pesquisa e seleção de resultados
                › contagem de citações e ferramentas bibliométricas e de avaliação
                › Web of Science
                › funcionalidades de pesquisa e seleção de resultados
                › contagem de citações e ferramentas bibliométricas e de avaliação




ORCID: AS SUAS PUBLICAÇÕES NUM ÚNICO IDENTIFICADOR - [apresentação]
› 19 abr. | 14h - 16h
› Sala de formação da Biblioteca da UA
› Bella Nolasco | Biblioteca da UA
› Público-alvo: docentes e investigadores
Sobre o workshop
Se nos dias de hoje é cada vez mais importante para os investigadores aumentar a visibilidade e o impacto das suas publicações, as ações que possam realizar nesse sentido são muitas vezes travadas pela proliferação e diversidade de plataformas e serviços onde as publicações são indexadas e disseminadas o que dificulta a gestão de uma lista atualizada do número de publicações que desenvolvem a título individual e em co-autoria.

Neste contexto assume especial relevância a correta atribuição da autoria e afiliação institucional que permite facilitar o processo de gestão e promoção dos resultados de investigação. Este workshop é focado na ferramenta ORCID (Open Researcher and Contributor Identifier) que pretende controlar a ambiguidade na identificação da autoria e permite a criação de um perfil na web para cada investigador.



Programa da sessão
› Investigadores nos dias de hoje
    › compreender as dificuldades dos investigadores tendo em conta a proliferação e diversidade de plataformas e recursos de apoio aos mesmos;

› Identificação de autoria
    › reconhecer a identificação de autoria como a chave para algumas das dificuldades sentidas

› Serviços de identificação de autoria
    › conhecer de forma genérica algumas das plataformas mais utilizadas para a identificação e resolução dos problemas de ambiguidade ligadas com a autoria
    › perceber as vantagens da plataforma ORCID como unificador e disseminador da produção científica dos investigadores

› ORCID: as suas publicações num único identificador
    › explorar as principais funcionalidades do ORCID na criação de um identificador único e um perfil na Web
    › explorar a ligação do ORCID a outras plataformas: Google Scholar Citations, DeGóis, Scopus, WoS



INDICADORES E MÉTRICAS NA PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA - [apresentação]
› 20 abr. | 14h - 16h
› Sala de formação da Biblioteca da UA
› Diana Silva | Biblioteca da Universidade de Aveiro
› Público-alvo: docentes e investigadores
Sobre o workshop
A ampliação do ciclo de difusão do conhecimento científico e proliferação de sistemas de informação para o arquivo e a gestão de informação científica têm originado alterações substanciais no domínio da avaliação da publicação científica e da aferição do prestígio dos investigadores.

Neste Workshop serão apresentados os indicadores e rankings para a avaliação do impacto das revistas científicas e a consolidação das denominadas “altmetrics”, novos meios de aferir o impacto de artigos, que são complementares à tradicional contagem de citações e que englobam a contagem de downloads e visualizações, menções e referências nas redes sociais, blogues e gestores de bibliografia, entre outros.


Programa da sessão

› Os meios “tradicionais” de aferição do impacto da publicação científica
    › Contagem de citações
    › Revistas científicas e indicadores

› A ampliação do ciclo de difusão do conhecimento científico e a redundância
    › As métricas alternativas (Altmetrics)


última atualização a 14-05-2018
contactos

Serviço de formação bibliotecas UA
Email: sbidm-formacao@ua.pt
Ext.: 22303 | 22340
Telf.: 234 372 504

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