45 anos da UA
 

MERCÈ CROSAS
Mercè Crosas, Diretora da Secção de Ciência de Dados do Instituto de Ciências Sociais Quantitativas da Universidade de Harvard, vem à Universidade de Aveiro partilhar a sua experiência na gestão de dados de investigação em Harvard e do projeto DATAVERSE.

A gestão de dados científicos, gerados no âmbito da investigação produzida nas Universidades, cobre todo o chamado “ciclo de vida” dos dados, desde a sua coleta até o armazenamento de longo prazo, passando por uma série de processamentos de limpeza, curadoria, anotação, indexação e transformação. Grande parte da pesquisa científica de hoje exige algum tipo de análise e processamento de dados. Com isto, o planeamento da gestão dos dados utilizados e gerados numa pesquisa passou a fazer parte integral da metodologia científica, sendo considerado como um dos itens necessários de boas práticas de pesquisa.
https://scholar.harvard.edu/mercecrosas

PROGRAMA

14 NOV'18

14H00 - 14H30

Tiny Lab Talk

"ORGANIZE DATA WITHIN THE ACADEMIC INSTITUTION - CHALLENGES AND PRACTICAL TIPS"


Tópicos:
Understanding the diversity of research data management needs (long-tail data)

Importance of coordination and collaboration within the library, with the IT service and research units as a critical factor


Local: American Corner MediaLab (4º piso da Biblioteca)

Convidado USA: Mercè Crosas (IQQS, Universidade de Harvard)

Convidado UA: José Luís Oliveira (DETI, IEETA UA)

Moderador: Diana Silva (SBIDM UA)
Inscrições presenciais: https://aveiro.libcal.com/event/3356279

Com streaming através do canal Youtube da UA.

As Tiny Lab Talks são conversas breves entre um investigador da UA e um investigador Norte Americano, com streaming através do canal Youtube da UA.



15H00 - 16H30

WORKSHOP FOR LIBRARIANS 


Tópicos:

› Compreender a diversidade dos dados de investigação e das respetivas necessidades de gestão ao longo do ciclo de vida da investigação;
› Breve contexto sobre o Plano de Gestão de Dados (PGD) ou Data Management Plan (DMP);

› Abordagem a questões como as políticas e requisitos dos principais organismos financiadores, preservarão, publicação, curadoria, partilha, recuperação e uso dos dados;

› O projeto DATAVERSE – software open source de repositório de dados científicos, desenvolvido na Universidade de Harvard.


Local: sala de formação da Biblioteca

Inscrição: https://aveiro.libcal.com/event/3356306



15 NOV'18

10H00-11H30
TALK
"THE RESEARCH DATA LIFECYCLE: FROM PLANNING TO SHARING"


Apresentação a cargo de José Manuel Neto Vieira, Pró-Reitor designado para  o acompanhamento e a coordenação do desenvolvimento e da implementação dos sistemas de informação da Universidade de Aveiro.


Resumo da palestra

Data are a critical part of much of our research today and an important asset to academic institutions. Accordingly, institutions need to value and handle them well, providing services for curation, archiving, and accessibility, while preserving privacy when needed. In this presentation I will talk about the important aspects of supporting the research data lifecycle in your institution, and will introduce the Dataverse project, a data sharing and archiving platform that facilitates data management and supports FAIR data.


Local: Auditório do CCCI (DECA)
Inscrição: https://aveiro.libcal.com/event/3356307

 

 

última atualização a 12-11-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.