40 anos da UA
 

Tutorial pordata

Biblioteca UA > menu  ajuda e tutoriais > informação estatística na web: guia de apoio > PORDATA

Portal

A PORDATA, lançada em 2010 pela Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), pretende disponibilizar dados estatísticos sobre Portugal, a Europa e os Município portugueses. Estão organizados sob a forma de séries anuais com início, sempre que possível, em 1960.

A PORDATA reúne dados de entidades estatísticas oficiais para cada um dos seus três níveis de análise. No total são mais de 70 as fontes oficiais com que a PORDATA colabora e das quais recebe regularmente informação estatística, das quais se destaca o Instituto Nacional de Estatística, o Eurostat e a OCDE.
Fonte: http://www.pordata.pt/Fontes+e+Entidades.

No portal PORDATA um utilizador terá a informação disponibilizada em séries anuais com a mesma estrutura independentemente de se tratar do quadro referente ao número de treinadores em Portugal, ao PIB per capita na União Europeia ou ao número de crimes registados nos Municípios portugueses. Em termos visuais oferece apresentações muito claras, distintas e mais dinâmicas que o portal do INE.


Acesso ao conteúdo
O portal PORDATA disponibiliza a informação estatística, subdividida em vários temas e subtemas que incluem múltiplos quadros estatísticos. Toda a informação está estruturada em três grandes bases de dados:
  • A Base de dados dos Municípios de Portugal apresenta a informação distribuída por 13 temas, hierarquizados por subtema - quadro - série. No total podem ser consultados 629 quadros estatísticos.
  • A Base de dados de Portugal apresenta a informação distribuída por 16 temas, hierarquizados por subtema - quadro – série, num total de 1069 quadros estatísticos.
  • A Base de dados da Europa apresenta 576 quadros estatísticos, distribuídos por 11 temas e hierarquizados por subtema - quadro - série.


A caixa de pesquisa disponível no topo da página permite a pesquisa de um termo em simultâneo nas várias bases de dados. Os resultados são apresentados separadamente por Municípios, Portugal e Europa.
Na opção Consultar dados é possível efetuar uma pesquisa orientada, em que é selecionada desde a base de dados até ao período cronológico, passando pelo tema, subtema, etc.
No final da página inicial do portal, no canto inferior direito encontra a área Indicadores em Destaque. Aqui são apresentados dois indicadores selecionados pela PORDATA, para cada base de dados (Municípios, Portugal e Europa).

O portal disponibiliza também na área Retratos livros eletrónicos com resumos de indicadores que caracterizam alguns municípios, Portugal e a Europa, tais como:
  • Retrato de Portugal na Europa (2011) - Resumo de indicadores sobre diversas áreas da sociedade que comparam Portugal com os países membros da União Europeia a 27.
  • Retrato de Portugal (2011) - Resumo de indicadores da sociedade portuguesa contemporânea desde 1960 até 2011, com introdução de algumas referências ao ano de 2012.
  • Retrato de Lisboa (2011) - Resumo de indicadores sobre o município de Lisboa para o ano de 2011 ou último ano com dados disponíveis. Comparação com a área da Grande Lisboa e Portugal ou com os 5 municípios com valores mais elevados do indicador.
  • Retrato do Funchal (2011) - Resumo de indicadores sobre o município do Funchal para o ano de 2011 ou último ano com dados disponíveis. Comparação com a Região Autónoma da Madeira e Portugal ou com os 5 municípios com valores mais elevados do indicador.


Funcionalidades
No portal PORDATA a informação estatística pode ser visualizada de três formas. Para Portugal e Europa existem tabelas (para todo ou parte do período de dados disponível) e gráficos (dinâmicos, estáticos ou de ranking). Ao nível dos Municípios, além dessas duas possibilidades (tabelas e gráficos) existem mapas estáticos, dinâmicos, distorcidos e comparados. É possível personalizar os quadros e os gráficos à medida das necessidades pretendidas, a partir de séries estatísticas relativas a diferentes temas.
Na análise dos indicadores de qualquer uma das bases de dados da PORDATA, é possível:
  • Visualizar mais anos, mais países, mais municípios, mais gráficos e outras opções;
  • Comparar dados, países, municípios e grupos;
  • Efetuar cálculos: taxas de variação, percentagens, médias, números índices, etc.;
  • Partilhar nas redes sociais; (Facebook, Twitter e Google+);
  • Consultar a Metainformação;
  • Imprimir;
  • Exportar quadros para XLS e PDF;
  • Aceder à simbologia e ao glossário.

Se efetuar um registo na Área Pessoal, pode receber alertas de atualizações assim como guardar dados das tabelas alteradas. O portal e todo o seu conteúdo pode ser visualizado em português ou inglês.
A PORDATA disponibiliza um manual de formação que pode ser consultado em:


Metainformação
Em cada quadro, gráfico ou mapa que visualize no portal PORDATA, encontra no menu lateral esquerdo o ícone Mi que corresponde à metainformação. Aqui é apresentado um conjunto de informações úteis para a descrição da série de dados, tais como: âmbito geográfico, tipo de operação estatística, período ou momento de referência, periodicidade, entidade responsável, conceitos principais, notas sobre a série e eventuais notas de ano (correspondentes às quebras de série existentes em muitas tabelas).



última atualização a 12-02-2014
 
 
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.