Hélène de Beauvoir

Hélène de Beauvoir

Hélène de Beauvoir nasce 06 de Junho de 1910 em Paris.

Em Janeiro de 1936, Hélène expôs pela primeira vez as suas pinturas na Galeria Bonjean.
Casou-se com um ex-aluno do famoso escritor e filósofo Jean-Paul Sartre, Lionel de Roulet, e veio viver para Portugal cinco anos, durante a Segunda Guerra Mundial (1941-1945). Mais tarde vão para a Áustria, Jugoslávia, Marrocos, Itália e, finalmente, estabelecem-se em Goxwiller, perto de Estrasburgo.

A pintora deixou uma obra de mais de três mil pinturas e gravuras que reflectem o estilo de vida das mulheres nos países onde o casal morava. O conjunto é composto por uma abordagem de vanguarda premonitória de questões relacionadas com o meio ambiente e com a vida animal. 

Em 1995, Hélène de Beauvoir realizou uma exposição na Universidade de Aveiro, de pinturas a óleo e desenhos de paisagens e cenas da vida quotidiana, pintadas durante a sua estadia no nosso país durante a Segunda Guerra Mundial, tendo doado essas obras à Universidade de Aveiro. A Universidade dedicou a sala de exposições da Biblioteca à pintora atribuindo-lhe o seu nome.

Hélène de Beauvoir desaparece a 1 de Julho de 2001 em Goxwiller.

voltar

última atualização a 27-02-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.