pré-requisitos 2014/2015


Pré-requisitos 2014/2015

Os pré-requisitos são condições especiais que certos cursos exigem aos estudantes que a eles se pretendem candidatar. Tratam-se de condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior e são, por isso, exigidas pelos estabelecimentos de ensino.

Os pré-requisitos exigidos para os cursos da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro (ESSUA) (Grupo A) abaixo referidos são obrigatórios e devem ser comprovados mediante atestado médico (com data de setembro de 2014) , a entregar no ato de matrícula e inscrição no ensino superior, nos termos da Deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) n.º 598/2014 (Publicado em Diário da República nº 42, 2ª Série, de 28 de fevereiro de 2014).

O acesso ao curso de Terapia da Fala está sujeito à entrega no ato da matrícula de uma declaração de Terapeuta da Fala comprovativa da "ausência de perturbações de linguagem e/ou fala".

O acesso ao curso de Radiologia está sujeito à entrega no ato da  matrícula de uma declaração médica comprovativa de que o candidato não possui dispositivos metálicos ou prótese interna ferromagnética, que possa colocaer em causa a frequência do curso, bem como a sua conclusão.

Por conseguinte, a comprovação do pré-requisito do Grupo A é efetuada no ato de matrícula e inscrição no par estabelecimento/curso que exija esse pré-requisito, mediante entrega de atestado médico caso o candidato ali obtenha colocação, sendo condição indispensável para a concretização da referida matrícula, não havendo pois necessidade de deslocação pelos candidatos à Universidade de Aveiro para cumprimento prévio do pré-requisito.

O pré-requisito, do Grupo P, exigido para o curso de licenciatura em Música atribui uma classificação numérica aos alunos considerados aptos (de 100 a 200 pontos), classificação essa que contará, com um peso de 15%, para o cálculo da sua nota de candidatura

A Universidade de Aveiro exige a satisfação de pré-requisitos para os seguintes cursos:

  • Licenciatura em Enfermagem - Grupo A
  • Licenciatura em Fisioterapia - Grupo A
  • Licenciatura em Radiologia - Grupo A
  • Licenciatura em Terapia da Fala - Grupo A
  • Licenciatura em Música - Grupo P
  • Licenciatura em Música

    Pré-Requisito exigido: Grupo P

Aptidão musical: Verificação de capacidades específicas no domínio de aptidão musical, conforme o estipulado no Regulamento (clique aqui para consultar o Regulamento do Pré-Requisito de Aptidão Musical)

Forma de comprovação: Provas de aptidão musical a realizar de acordo com regulamento, nos termos do anexo III da presente Deliberação, para a Universidade de Aveiro

Documentos necessários:

    • Impresso de inscrição (pdf);
    • Fotocópia do Bilhete de Identidade ou do Cartão de Cidadão;
    • Currículo académico e artístico (ver elementos necessários no Regulamento);
    • Certificado comprovativo da habilitação musical com que se candidata.

- os candidatos para a Área Vocacional de Performance - Violino devem assinalar o docente com que pretendem vir a estudar - Impresso 

Este processo tem um custo de 43,00€ que deverá ser pago no ato da entrega nos Serviços de Gestão Académica.

Nota: Na impossibilidade de se deslocar aos serviços de Gestão Académica o candidato pode enviar a documentação por correio desde que envie todos os documentos exigidos e o pagamento em cheque ou vale de correio à ordem da Universidade de Aveiro.
Deve cumprir o prazo estabelecido e indicar morada e contacto telefónico para o caso de ser detetada alguma imprecisão.
 


Datas das Provas (informação disponível no Regulamento).

Datas das provas por aluno (2ª chamada) - consulte aqui

Certificação do Pré-Requisito: ver procedimento.


última atualização a 16-07-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.