gestão académica > pré-requisitos 2018/2019



Pré-requisitos 2018/2019


Deliberação da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 

Os pré-requisitos são condições especiais que certos cursos exigem aos estudantes que a eles se pretendem candidatar. Tratam-se de condições de natureza física, funcional ou vocacional que assumem particular relevância para acesso a determinados cursos do ensino superior e são, por isso, exigidas pelos estabelecimentos de ensino.

A Universidade de Aveiro exige a satisfação de pré-requisitos para os seguintes cursos:

  • Licenciatura em Música - Grupo P
  • Licenciatura em Enfermagem - Grupo A
  • Licenciatura em Fisioterapia - Grupo A
  • Licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia- Grupo A
  • Licenciatura em Terapia da Fala - Grupo A


        Pré-Requisito - Grupo P - Licenciatura em Música 

Nota: Universidade de Aveiro desencadeou, em tempo e com a devida antecedência, as diligências necessárias à obtenção de autorização para a abertura no ano letivo 2018/2019 de um concurso local para ingresso na Licenciatura em Música. Não obstante as diligências efetuadas e bem assim as interpelações entretanto levadas a cabo junto das competentes autoridades tutelares, a UA encontra-se ainda a aguardar a decisão sobre a realização do referido procedimento local.

 Por essa razão, até informação em contrário, a candidatura e a realização dos pré-requisitos, nas suas diferentes fases, processar-se-á nos termos e moldes que a seguir se indicam.

 Porém, se no decurso do processo de realização dos pré-requisitos se vier a consumar a mencionada aprovação regulamentar, os candidatos que tenham entretanto submetido a sua candidatura para efeitos do concurso nacional, serão informados (para o email que indicaram) quanto às diligências a efetuar para efeitos de alteração do pedido, e por conseguinte dos termos da submissão da respetiva candidatura ao concurso local.


O pré-requisito, do Grupo P, traduz-se na verificação de capacidades específicas no domínio da aptidão musical. Implica a realização de provas de aptidão musical cujo resultado final é expresso numa classificação de apto ou não apto. Os candidatos aptos terão uma classificação expressa numa escala de 100 a 200 pontos. 

Mais informações - Pré-Requisito (Grupo P) Licenciatura em Música  Consulte aqui


Calendário de ações 2ª Chamada:


Ação

 Datas

 Candidatura para a realização da avaliação dos 
 pré- requisitos

 11 a 22 de junho de 2018

 Prova de aptidão musical específica

 2, 3 e 4 de julho de 2018 

 Prova de Aptidão Musical Geral (*)

 5 de julho de 2018

 Certificação dos pré-requisitos

 até 13 de julho de 2018





        Certificação do pré requisito (Grupo P): 

A ficha de comprovação do pré-requisito a emitir pela UA, conterá uma chave de ativação necessária para o processo de candidatura ao Ensino Superior. 

A solicitação da ficha de comprovação do pré-requisito poderá ser obtida pelo candidato apto ao balcão dos Serviços de Gestão Académica. Em alternativa o candidato apto poderá solicitar, através do endereço de email academicos@ua.pt, o envio da ficha em formato pdf (o original da ficha só será entregue ao balcão).


Pré-Requisito - Grupo A

Os pré-requisitos referidos são obrigatórios e devem ser comprovados mediante atestado médico (com data de setembro de 2018) , a entregar no ato de matrícula e inscrição no ensino superior, nos termos da Deliberação da CNAES.

O acesso à licenciatura em Terapia da Fala está sujeito à entrega no ato da matrícula de uma declaração de Terapeuta da Fala comprovativa da "ausência de perturbações de linguagem e/ou fala" e do atestado médico.

O acesso à licenciatura em Imagem Médica e Radioterapia está sujeito à entrega no ato da  matrícula do atestado médico e de uma declaração médica comprovativa de que o candidato não possui dispositivos metálicos ou prótese interna ferromagnética, que possa colocar em causa a frequência do curso, bem como a sua conclusão.

A comprovação do pré-requisito do Grupo A é efetuada no ato de matrícula e inscrição no par estabelecimento/curso que exija esse pré-requisito, mediante entrega de atestado médico, sendo condição indispensável para a concretização da referida matrícula, não havendo pois necessidade de deslocação pelos candidatos à Universidade de Aveiro para cumprimento prévio do pré-requisito.

Documentos necessários:

        atestado médico

        declaração de Terapeuta da Fala





última atualização a 03-07-2018
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.