apresentação | o nosso compromisso

O NOSSO COMPROMISSO COM O UTENTE

- SERVIÇOS DE GESTÃO ACADÉMICA -

1. Todos os nossos colaboradores se encontram empenhados em ajudar os utentes em todas as suas necessidades, independentemente das valências em que se encontrem integrados;

2. Os Serviços de Gestão Académica garantem aos seus utentes um tratamento educado e cortês com vista à satisfação das suas necessidades;

3. O atendimento oferecido nos balcões de atendimento será efetuado com o utente sentado;

4. O atendimento será feito de 2ª a 6ª feira no horário das 9h às 16h, ininterruptamente;

5. As chamadas para atendimento ao balcão serão realizadas através de som e imagem nos quadros existentes no átrio de espera;

6. Os Serviços de Gestão Académica dispõem de um endereço de correio eletrónico (academicos@ua.pt) para onde podem ser dirigidas as perguntas e dúvidas do utente, sem necessidade de deslocação aos Serviços;

7. Os colaboradores com funções ligadas ao atendimento encontram-se devidamente identificados;

8. No atendimento telefónico os nossos colaboradores identificam-se através do nome e da valência em que trabalham;

9. É dada prioridade ao atendimento de idosos, doentes, grávidas, pessoas com deficiência ou acompanhadas de crianças de colo e bem assim a trabalhadores-estudantes;

10. Sempre que possível e necessário, será garantido o atendimento personalizado mediante marcação prévia;

11. O atendimento ao balcão será feito por ordem de chegada, comprovada pela apresentação das respetivas senhas;

12. Em caso algum o tempo de espera para o atendimento ao balcão ultrapassará os 120 minutos;

13. Os balcões de atendimento possuem mecanismos para que os utentes, logo após a prestação do serviço, emitam a sua opinião sobre o mesmo;

14. No caso de ser dirigida aos Serviços de Gestão Académica correspondência indevidamente endereçada, esta será oficiosa e obrigatoriamente remetida para os Serviços da U.A. que sejam materialmente competentes, disso se informando os interessados;

15. As comunicações de natureza externa deverão permitir sempre a identificação dos funcionários e agentes ou titulares dos órgãos subscritores das mesmas, com menção à respetiva morada eletrónica e a qualidade em que o fazem;

16. Na transmissão de informações aos utentes, os serviços privilegiarão a comunicação escrita, só convocando os utentes para comparecer nos Serviços quando efetivamente se justifique a sua deslocação;

17. Nas convocatórias ou avisos dirigidos aos utentes, o assunto objeto dos mesmos é descrito de forma simples e elucidativa, evitando-se o uso de referências vagas, nomeadamente “assunto do seu interesse”, “processo pendente” ou similares;

18. Para facilitar a tarefa ao utente, os Serviços Académicos disporão de modelos de requerimentos e ou formulários-tipo;

19. Sempre que solicitado pelo utente, será emitido um recibo autenticado comprovativo da receção de documentos ou fotocópia dos mesmos, no qual se inscreve a data e hora de entrega, se esta for relevante para o efeito, bem como a sua descrição;

20.  Os documentos escritos que constituem os processos administrativos internos, bem como todos os despachos e informações que sobre eles forem exarados devem sempre identificar os funcionários e agentes seus subscritores;

21. Existe nos Serviços uma caixa de sugestões e de reclamações destinada a dar a conhecer aquilo que o utente pensa dos Serviços, designadamente convidando-o a apresentar propostas concretas de melhoria do serviço que lhe é prestado;

22. Para a instrução de quaisquer processos não contenciosos é suficiente a fotocópia do documento autêntico ou autenticado desde que conferida com o original ou documento autenticado exibido perante o funcionário;

23. As informações referentes ao estado dos processos pendentes serão fornecidas no prazo máximo de 5 dias úteis;

24.  Os Serviços Académicos assumem como pedra de toque de toda a sua atividade a satisfação das necessidades do utente, no respeito da lei e do interesse público que lhe cabe prosseguir.

última atualização a 04-07-2016
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