INFORMAÇÕES


Política de Alteração de Password

Os Sistemas de Informação da Universidade de Aveiro, em particular o serviço de Correio Eletrónico, têm vindo a ser usados para tentativas de descoberta de passwords, através de métodos de “força bruta”, ou seja, através múltiplas tentativas de acesso à mesma conta.

Em face do exposto, foram implementadas medidas de mitigação, em particular o bloqueio temporário da conta, em caso de ataque.

As contas alvo destes ataques ficarão bloqueadas de acordo com a política de passwords disponível na página Política de Passwords(http://www.ua.pt/stic/politica_de_passwords).  

Os sTIC recomendam a alteração da sua password no site ID.UA.PT, em https://id.ua.pt/secure/AlterarPassword.aspx.

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Balcão Único Digital: Novo portal de contato com os sTIC

https://bud.ua.pt


A Universidade de Aveiro tem vindo a promover uma melhoria continua dos serviços TIC prestados à Comunidade Académica. Inserido nesta orientação foi disponibilizado, no dia 27 de junho de 2016, um novo Portal de contato com os sTIC.
Este portal, o Balcão Único Digital (BUD), será o ponto único de contato para todas as questões relacionadas com as TIC, onde será possível criar, interagir e acompanhar a evolução das solicitações realizadas aos sTIC e está disponível em: https://bud.ua.pt.

A implementação deste portal assenta numa reformulação interna dos processos de suporte, alinhada com os requisitos da norma ISO 20000, para a:
  • Realização de “Pedidos de Serviço”: pedidos de configuração, alteração ou parametrização de serviços TIC existentes no Catálogo de Serviços
  • Resolução de “Incidentes”: degradação e indisponibilidade parcial ou total de serviços TIC existentes no Catálogo de Serviços.

Esperamos que a reformulação dos processos de suporte associados à nova ferramenta tragam um aumento significativo da qualidade do serviço prestado.


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Alertas:

1. SPAM: 
  • O serviço de correio eletrónico tem vindo a ser alvo de ataques de SPAM (correio eletrónico não solicitado). Os sTIC estão a trabalhar no sentido de melhorar os mecanismos de deteção e prevenção.
2. Phishing: 
  • Não responda a mensagens que lhe pedem login e password.

 

destaques
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