Alertas:

1. Correio Eletrónico: intervenção na plataforma dia 28  de janeiro:


Estado da Intervenção: Por iniciar -> A decorrer -> Concluída


Vai ser realizada uma intervenção que visa a melhoria a diversos níveis da plataforma de correio eletrónico que é usada pelos Funcionários, Investigadores e Bolseiros da Universidade de Aveiro.


  • O que muda?

- interface web mais amigável e com suporte pleno das suas funcionalidade por um mais alargado número e tipos de browsers (telemóveis e/ou tablets)

- superior desempenho e estabilidade

- revisão de quotas para valores cuja eventual nova dimensão dependerá do tipo de Perfil de Serviço.


  • Quando?

Dia 28 de Janeiro, com início às 0 horas e fim previsto para cerca das 8 horas;


  • O que irá acontecer durante a intervenção?  

Durante o mesmo, o acesso a cada conta (seja por interface web, seja por um qualquer cliente de email, como os usados em PCs, telemóveis e tablets) terá uma indisponibilidade de alguns minutos, que se prevê ser inferior a 10 minutos.

O momento de conclusão será distinto para cada conta de email, podendo a título individual ela ocorrer em qualquer momento do período referido. Isto não implica no entanto que haja qualquer falha de entrega de correio nesse período.


  • O que acontecerá após a intervenção?

Não deverá ser necessária qualquer alteração na forma de aceder às contas, nomeadamente reconfiguração dos clientes, podendo apenas ser necessário terminar e voltar a executar os clientes de correio eletrónico, havendo mesmo alguns onde surgirá uma mensagem a solicitar/informar isso mesmo. No caso particular da interface web, será necessário terminar as eventuais sessões existentes nos diversos browsers, fechando todas as janelas em uso nos mesmos.

A conclusão da intervenção será informada na página web dos sTIC.


  • Problemas? O que deve ser feito?

Caso a informação da intervenção constante na página web dos sTIC já indique que a mesma está concluída, então o acesso às contas deverá estar normalizado, podendo apenas ser necessário ter o cuidado de repetir convenientemente o procedimento de terminar e voltar a executar os clientes de correio antes descrito.

Se no entanto em algum cliente persistir um problema no acesso, então temporariamente poderá ser usada a interface web. Se passadas 2 ou 3 horas, que é o tempo que alguns clientes demoram a se “aperceber” que houve uma alteração na plataforma de correio, o acesso não funcionar convenientemente então deverá informar o ServiceDesk dos sTIC, nomeadamente através do BUD, para assim ser prestada ajuda na resolução do problema.



2. Nova interface web no serviço de Correio Eletrónico: 

A partir de 31 de agosto de 2018, o serviço de correio eletrónico da Universidade de Aveiro passará a dispor de nova interface Web, personalizada e comum ao Office 365. Esta nova interface é o primeiro passo do processo de atualização da plataforma de correio eletrónio (Exchange) para a sua versão mais recente, com mais funcionalidades, melhor desempenho e uma interface mobile mais funcional.


3. Phishing: 

Não responda a mensagens que lhe pedem o seu login e password, ou quaisquer outros dados pessoais. Tenha atenção a mensagens forjadas com remetentes, aspeto e logotipos parecidos com os oficiais.



INFORMAÇÕES

1. Autenticação com cartão de cidadão ou chave móvel digital



2. Política de Alteração de Password

Os Sistemas de Informação da Universidade de Aveiro, em particular o serviço de Correio Eletrónico, têm vindo a ser usados para tentativas de descoberta de passwords, através de métodos de “força bruta”, ou seja, através múltiplas tentativas de acesso à mesma conta.

Em face do exposto, foram implementadas medidas de mitigação, em particular o bloqueio temporário da conta, em caso de ataque.

As contas alvo destes ataques ficarão bloqueadas de acordo com a política de passwords disponível na página Política de Passwords

Os sTIC recomendam a alteração da sua password no site ID.UA.PT, em https://id.ua.pt/secure/AlterarPassword.aspx.



destaques
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