Recuperar Itens Eliminados/Recover Deleted Items

Se apagar um ou mais itens da sua caixa de correio, por exemplo, uma mensagem de e-mail ou uma pasta de correio, e não os encontrar na pasta Itens Eliminados do seu cliente de correio, pode ainda recuperá-los. A abordagem mais conveniente é usar o Outlook, mas também é possível recuperar estes itens usando Webmail (OWA).

Recuperar mensagens apagadas utilizando o Outlook

  1. Abra o Outlook
  2. Clique na aba PASTA
  3. Selecione Recuperar Itens Eliminados.
  4. Na janela pop-up, clique na mensagem que deseja recuperar. (a coluna "Eliminado em" mostra a data em que foram eliminadas, normalmente esta é a data em que foram apagadas da pasta Itens Eliminados, e não a data da mensagem original. Para ver a data original da mensagem, necessita de deslocar para a direita a barra ou para expandir a janela de pop-up.)
  5. Clique no botão Recuperar Itens Selecionados.

Os itens serão colocados na pasta de onde foram apagados (na maioria dos casos para a pasta Itens Eliminados). Depois pode movê-los para outras pastas.

Nota:
Os itens eliminados apenas estão disponíveis para recuperação por um período limitado (no caso da UA, 30 dias). No entanto convém lembrar que normalmente para que os itens estejam nesta lista tiveram de ser apagados primeiramente da pasta onde estavam guardados (sendo colocados na pasta Itens Eliminados) e depois voltaram a ser apagados da pasta Itens Eliminados.

Recuperar mensagens apagadas utilizando o Outlook Web Access [OWA]

  1. Aceda a http://mail.ua.pt e valide-se
  2. Com o botão direito do rato clique na pasta Itens Eliminados e selecione Recuperar Itens Eliminados.
  3. Selecione a(s) mensagem(s) que deseja recuperar. Uma caixa de pesquisa está disponível no topo da janela para encontrar mensagens. Pode usar a tecla Ctrl pressionada para selecionar mais de uma mensagem.
  4. Clique no botão Recuperar mensagens que está na parte superior da janela.
  5. Clique no botão Fechar na parte superior da janela.

Os itens serão colocados na pasta selecionada. Depois pode movê-los para outras pastas.

Nota:
Os itens eliminados apenas estão disponíveis para recuperação por um período limitado (no caso da UA, 30 dias). No entanto convém lembrar que normalmente para que os itens estejam nesta lista tiveram de ser apagados primeiramente da pasta onde estavam guardados (sendo colocados na pasta Itens Eliminados) e depois voltaram a ser apagados da pasta Itens Eliminados.

Recuperar mensagens apagadas utilizando o Thunderbird ( em modo IMAP)

Pode usar o Outlook Web Access para recuperar e-mails excluídos usando clientes de correio IMAP. Note-se que o protocolo IMAP primeiro marca as mensagens para eliminação e , em seguida, expurga-as. Quando uma mensagem é recuperada passa ao seu último estado - marcada como "Eliminada"/"Delete". Como resultado , quando Thunderbird aceder de novo à caixa de correio vai expurgar novamente as mensagens recuperadas. Para recuperar com sucesso mensagens eliminadas usando clientes IMAP deve:

  1. Configurar Thundebird para marcar mensagens como eliminadas: Ferramentas/Definições -> Configurações de Conta -> Configurações do Servidor -> "Quando eu apagar uma mensagem : Apenas marcá-lo como excluído " . Feche Thunderbird.
  2. Recupere os itens eliminados usando o Outlook Web Access (por favor, siga as instruções acima indicadas Outlook Web Access)
  3. Iniciar Thunderbird e remover das mensagens a informação de que foram apagadas "Deleted flag" nas mensagens recuperadas (pressione "Delete" )
  4. Reverter para a configuração padrão para a mensagem de eliminação: Ferramentas/Definições -> Configurações de Conta -> Configurações do Servidor -> "Quando eu apagar uma mensagem: Mover para esta pasta" . Reinicie o Thunderbird.

última atualização a 09-01-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.