browser cache

De modo a acelerar a navegação na web, os browsers são projetados para descarregar páginas web e armazená-las localmente no disco rígido do computador numa área chamada "cache". A Cache do Browser (também conhecida como cache de Internet) contém registos de cada item que tenha visto ou descarregado enquanto navega na Internet. Então, quando visita uma mesma página pela segunda vez, o browser acelera o tempo de exibição da mesma acedendo à informação que tem guardada localmente.

Forçar a atualização das páginas web

Uma forma simples de forçar a atualização das páginas "force reload" é usar uma determinada combinação de teclas que depende do sistema operativo:

  • Windows: ctrl + F5
  • Mac/Apple: Apple + R ou command + R
  • Linux: F5
Limpar a memoria de cache

Por vezes é necessário ir além do simples atualizar de uma página, seja porque o browser não suporta a combinação das teclas, seja por opção do utilizador, pelo que aqui fica informação de como limpar a memória de cache.

Internet Explorer 10/11
  1. Aceda a Tools, Safety e Delete browsing history
  2. Seleccione as caixas de acordo com a imagem seguinte

  3. Clique em Delete
  4. IMPORTANTE: é necessário esperar até que apareça no rodapé uma mensagem com a informação de que o processo de eliminar está concluído

Firefox

  1. Se tiver a barra de menu visivel seleccione Ferramentas / Tools. Caso contrario, selecione Firefox e depois Historico
  2. Depois selecione Limpar Histórico recente
  3. Determine o Intervalo de tempo a em que pretende remover o cache. Selecione as caixas que pretende não esquecendo a cache. Clique no botão Limpar agora.


Chrome

  1. Clicar no botão Personalizar e controlar o Google Chrome
  2. Depois selecione Ferramentas e Limpar dados de navegação...
  3. Determine o Intervalo de tempo a em que pretende remover o cache. Selecione as caixas que pretende não esquecendo a cache. Clique no botão Limpar dados de navegação.

última atualização a 07-10-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.