POP 3 - PERGUNTAS FREQUENTES

Porque o acesso por POP à minha conta de correio da UA não está ativado?

O POP3 está desativado por predefinição e os Serviços de Tecnologias de Informação e Comunicação da Universidade de Aveiro não recomendam a sua ativação.
Esta opção pretende evitar os inconvenientes da utilização do protocolo POP3, cuja configuração típica nos clientes de email tem ativa a remoção de emails do servidor após a sincronização.

O que devo fazer para poder ativar o acesso à minha conta por POP?

Para que lhe seja ativado o acesso à sua conta por POP, o que não recomendamos, deve proceder de acordo com o especificado na página: http://www.ua.pt/stic/pop3_em_contas_pessoais

O que é o POP 3?

O Post Office Protocol, ou POP3, é um protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico.
Permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas sequencialmente para um computador local. Dessa maneira, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las etc.
O funcionamento do protocolo POP3 diz-se off-line, uma vez que o processo suportado se baseia nas seguintes etapas:

  1. É estabelecida uma ligação TCP entre a aplicação cliente de e-mail (User Agent - UA) e o servidor onde está a caixa de correio (Message Transfer Agent - MTA)
  2. O utilizador autentica-se;
  3. Todas as mensagens existentes na caixa de correio são transferidas sequencialmente para o computador local;
  4. As mensagens são apagadas da caixa de correio (opcionalmente, o protocolo pode ser configurado para que as mensagens não sejam apagadas da caixa de correio; se esta opção não for utilizada, deve-se utilizar sempre o mesmo computador para ler o correio eletrônico, para poder manter um arquivo das mensagens);
  5. A ligação com o servidor é terminada;
  6. O utilizador pode agora ler e processar as suas mensagens (off-line).
A característica off-line do protocolo POP3 foi uma mais valia particularmente útil para utilizadores que se ligavam à Internet através de redes públicas comutadas, em que o custo da ligação é proporcional ao tempo de ligação (exemplo: a rede telefônica convencional ou a rede RDIS).
No entanto, com a evolução das ligações de banda larga e com as necessidades de mobilidade, não faz sentido descarregar o correio para um computador pessoal, perdendo depois a possibilidade de aceder ao correio de qualquer ponto.
Este protocolo também é responsável pela perda de correio de utilizadores menos experientes/distrídos, pois ao configurarem a sua conta de correio por POP num qualquer computador, este é transferido para esse computador, deixando de estar disponível no servidor.

 PROBLEMAS REPORTADOS

Ao aceder ao meu correio através de http://mail.ua.pt aparece-me
o seguinte erro: Server Error in 'antentica2' Application?

O erro reportado aparenta estar relacionado com o cache local no seu computador.Veja como pode ultrapassar esta situação em : http://www.ua.pt/stic/browser_cache

 PLATAFORMAS DE CORREIO

Como posso saber em qual plataforma está a minha caixa de correio ativa?

O método de obter essa informação é explicado em:http://www.ua.pt/stic/manuais_mail_caixa_ativa

Porque foi alterada a localização da minha caixa de correio?

A localização da caixa de correio ativa é um processo automático que depende do(s) vínculo(s) ativo(s) dos utilizadores. Por isso, se existiu uma alteração da localização da caixa de correio, é porque existiu uma alteração do seu vínculo com a UA.

Com a alteração da plataforma ativa não posso perder correio?

Não. Após a alteração, o correio que lhe for enviado passa a ser guardado na plataforma atualmente ativa. O correio anterior mantém-se na plataforma que anteriormente funcionava como ativa. O correio que existe na plataforma na anteriormente ativa não é migrado automáticamnete para a atual plataforma ativa.

 Microsoft OutLook

No Outlook 2010 e 2007, o que é o “Modo Exchange em Cache”, e como faço para o ativar ou desativar?

O “Modo Exchange em Cache” é semelhante a pastas “offline” em versões anteriores do Outlook. Permite que trabalhe com os dados na sua conta Exchange quando não tem ligação ao servidor. Para isso, ele armazena uma cópia da caixa de correio no computador automaticamente utilizando um ficheiro com a extensão .ost, no qual são sincronizados todos os itens quando tem ligação ao servidor. Isto tudo, de uma forma automática e sem necessidade de qualquer intervenção do utilizador.

Nota: Se usar aplicações de terceiros que fazem de interface com o seu perfil do Outlook (por exemplo, software de sincronização de PDA, de filtragem de spam software, Outlook add-ins), deve informar-se se essas aplicações são compatíveis com o Modo Exchange em Cache antes de habilitá-lo.

Para ativar ou desativar o Modo Exchange em Cache:

  1. Em 2010, no separador “Ficheiro”, em “Definições da Conta”, clique em “Definições da Conta” e, em seguida, escolha “Definições da Conta …” .
    Em 2007, a partir do menu “Ferramentas”, selecione “Configurações da Conta …”.
  2. Selecione a sua conta do servidor Exchange, e clique em “Alterar …” (Não é possível alterar Pasta).
  3. Deverá ver uma opção onde pode ativar/desativar a opção “Utilizar o Modo Exchange em Cache”. Clique em “Seguinte …” e, na janela que abrir, clique em “OK”.
  4. Clique em “Concluir”.
  5. Reinicie o Outlook para que a alteração tenha efeito.

No Outlook para Windows, como faço para permitir que outros utilizadores vejam meu Calendário ou outras pastas na minha caixa de correio do Exchange?

No Outlook para Windows, se tem uma caixa de correio do Exchange, pode permitir que outros dentro de sua organização que tenham contas no Exchange possam aceder às pastas da sua caixa de correio, incluindo ao seu calendário. Pode usar o Microsoft Outlook para partilhar as suas pastas da caixa de correio e para aceder a outras pastas da caixa de correio que foram compartilhadas consigo.

As permissões de pasta:
Este tipo de partilha permite que outros visualizem o conteúdo de uma pasta especificada, mas não permite que outras pessoas enviem e-mail em seu nome. Ao configurar as permissões de pasta, pode determinar exatamente qual o tipo de acesso que uma determinada pessoa tem à sua pasta. As seguintes funções estão disponíveis:
Proprietário: Permite que os direitos sobre a caixa de correio, incluindo atribuição de permissões. Não deve atribuir este papel a ninguém.
Editor de Publicação: Criar, ler, editar e eliminar todos os itens; criar subpastas
Editor: Criar, ler, editar e eliminar todos os itens
Autor de Publicação: Criar e ler itens, criar subpastas, editar e eliminar itens que criaram
Autor: Criar e ler itens, editar e eliminar itens que criaram
Autor sem Edição: Criar e ler itens; eliminar itens que criaram
Revisor: Ler itens
Contribuinte: Criar itens
Nenhum: não dá permissões para as contas selecionadas na pasta especificada

Configurar permissões a pastas no Outlook
Primeiro, precisa dar a permissão de acesso de outra pessoa para a caixa de correio e para a pasta específica na caixa de correio.
Atribuir permissões ao longo do caminho todo até a pasta que deseja partilhar, por exemplo, se quer que os outros tenham acesso a uma subpasta na sua pasta de “A Receber”, precisa atribuir permissões para a caixa de correio, para a pasta “A Receber”, e para a subpasta.

Para definir permissões em pastas:

  1. Abra o Outlook, e encontre a Lista de Pastas. No Outlook 2010, lista de pastas é a visualização padrão. Em versões anteriores do Outlook, se não aparecer a Lista de Pastas, aceda ao menu “Ir” e clique em “Lista de Pastas”. Então, a partir da lista de pastas, botão direito do rato na pasta que deseja partilhar (esta poderia ser sua caixa de correio, caixa de entrada, ou um calendário, ou uma subpasta).
  2. No menu que aparece, selecione “Propriedades” e clique no separador “Permissões”.
    Nota: Se não vê o separador “Permissões”, provavelmente tem “Pastas Pessoais” definidas como o local de entrega de correio por defeito. Para conceder permissões, defina o local de entrega padrão para a caixa de correio do Microsoft Exchange.
  3. Clique em “Adicionar …” e, em seguida, selecione as pessoas a quem deseja conceder permissões. Depois de cada seleção, clique em “Adicionar->”. Quando terminar, clique em “OK”.
  4. Agora pode selecionar quais permissões para conceder. Se deseja conceder apenas a capacidade de visualizar os itens nesta pasta, deve atribuir a função de “revisor”. Para mais informações sobre permissões, consulte a lista acima.
    Para conceder permissões, selecione um nome na caixa abaixo de “Nome:” e “permissões”, e depois escolha uma das permissões da lista ao lado de “Nível de Permissão:”. Também pode criar permissões personalizadas, selecionando entre as opções dentro da caixa “Permissões” da área. Terminadas as seleções, clique em Aplicar e depois em OK.
    Importante: Na lista dos “Nome:”, o grupo chamado “Predefinido” inclui todos os utilizadores que tem uma conta no Exchange. Em circunstâncias normais, não deve atribuir permissões a este grupo e deve, por isso, deixá-lo configurado para “Nenhum”. Se conceder permissões ou atribuir um papel a este grupo, estará a atribuir essas permissões a todos aqueles que têm uma conta do Exchange.
  5. Os utilizadores a quem concedeu as permissões precisam de configurar o seu Outlook de modo verem as suas pastas.

No Microsoft Outlook, como faço para ver calendários de outros utilizadores, ou pastas para as quais tenho acesso?

Se tem permissão para aceder as pastas da caixa de correio de outro utilizador do Exchange no Outlook, pode abrir estas sempre que necessitar. Se precisa de um acesso mais frequente, ou o acesso a uma subpasta, pode adicionar a caixa de correio de outro utilizador à sua lista de pastas do Outlook. Para mais informações sobre permissões de pasta no Outlook, consulte no Outlook para Windows, como fazer “Permitir que outros utilizadores vejam meu calendário ou outras pastas na minha caixa de correio do Exchange?”

Método 1
Abrir pasta de outro utilizador na demanda no Outlook 2010, 2007.

Este método permitirá que abra uma das pastas caixa de correio principal (Calendário, Contatos, Caixa de Entrada, Diário, Notas, ou tarefas) numa janela separada que não reaparecerá na próxima vez que iniciar o Outlook:

  1. No Outlook 2010, no separador “Ficheiro”/”File”, selecione “Abrir”/”Open” e, em seguida, “Pasta de Outro Utilizador”/”Other User’s Folder” ..
    No Outlook 2007 ou anterior, no menu “Ficheiro”/”File”, selecione “Abrir”/”Open” e, em seguida, “Pasta de Outro Utilizador” /”Other User’s Folder” …
  2. Na janela “Abrir Pasta de Outro Utilizador”, digite nome de utilizador da outra pessoa, ou clique em “Nome …” para selecionar o nome da pessoa a partir do Catálogo de Endereços.Nota: Só pode abrir a caixa de correio de outro utilizador do Exchange.
  3. A partir da lista, selecione a pasta que deseja abrir. Se essa pasta não está na lista, a única forma de lhe aceder é adicionar caixa de correio de outro utilizador à sua lista de pastas do Outlook.
  4. Clique em OK ou Open. A pasta deverá abrir em uma nova janela. Se você receber uma mensagem de erro sobre permissões, verifique com o proprietário da caixa de correio para garantir que você tem permissão para aceder a pasta que está a tentar abrir.

Método 2
Adicionando caixa de correio de outro utilizador para sua lista de pastas do Outlook no Outlook 2010 e 2007.

Nota: Embora possa adicionar caixas de correio de outros utilizadores à sua lista
de pastas do Outlook sem ter as respetivas permissões, não será capaz de visualizar o seu conteúdo, a menos que tenha pelo menos permissão de revisor.

  1. No Outlook 2010, no separador “Ficheiro”/”File”, selecione “Definições de Conta”/” Account Settings”. A partir da lista, selecione “Definições de Conta”/” Account Settings”. Destaque a sua conta Exchange, e clique em “Alterar”. Em seguida, clique em “Mais definições”.
    No Outlook 2007, a partir do menu “Ferramentas”, selecione “Definições de Conta”/” Account Settings”. Destaque a sua conta Exchange, e clique em “Alterar”. Em seguida, clique em “Mais definições”.
  2. Clique no separador “Avançadas” e clique em “Adicionar” … . Isto permite-lhe adicionar caixas de correio à lista de pastas do Outlook.
  3. No campo “Adicionar caixa de correio”, digite o nome ou o nome (em formato, sobrenome nome) da pessoa a cuja caixa de correio tenha acesso compartilhado.
  4. Agora deve ver a caixa de correio adicional na Lista de Pastas. Todas as pastas que um utilizador lhe dá permissão para aceder devem aparecer debaixo da caixa de correio de outra pessoa. Se não consegue expandir a lista de pastas, é porque a outra pessoa não lhe deu permissão para aceder à sua caixa postal.
  5. Se preferir, pode criar um atalho para uma pasta arrastando-o para a barra do Outlook (coluna da esquerda visível).

última atualização a 13-11-2013
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