linha de separação Ajuda/Manuais linha de separação Instaladores para Linux e MacOS linha de separação Videos linha de separação
  Ajuda/Manuais   Instaladores   Videos  

(Disponível apenas para Departamentos e Serviços da Universidade de Aveiro)
 print@UA

print@UA é uma solução de digitalização, cópia e impressão composta por um parque de equipamentos multifuncionais (MFP) distribuído por todos os edifícios da Universidade, com gestão e controlo centralizado.
Esta solução tem como objetivos:

  • Disponibilizar à comunidade académica um sistema de digitalização, cópia e impressão moderno e fiável;
  • Facilitar a desmaterialização de processos na Instituição;
  • Facilitar a mobilidade interna através de um acesso ubíquo ao sistema;
  • Permitir uma gestão eficiente dos custos;

Acesso aos equipamentos de uso geral

O acesso ao sistema é efetuado através da introdução do UU no equipamento multifunções ou através do cartão de aluno ou funcionário da UA. Recomendamos o uso desde cartão, já que poderá ter problemas com outros cartões ou dispositivos com suporte RFID (Por exemplo: alguns dispositivos geram sempre uma identificação aleatória em cada utilização e, noutros casos, diferentes dispositivos geram sempre a mesma identificação).
Após a autenticação com UU ou cartão, qualquer utilizador terá acesso às funcionalidades de cópia, digitalização e libertação de impressões pendentes nas filas de impressão.
A digitalização é sempre realizada para o email da pessoa, não havendo necessidade de o introduzir (o software de gestão passa o email da pessoa para o equipamento após a autenticação).

Nota: O acesso à componente de Alunos e Staff, com pagamento pessoal de créditos, ainda não está disponível.

Acesso aos equipamentos de secretaria

O acesso aos equipamentos é feito da mesma forma que nos equipamentos de uso público, com as seguintes diferenças:
  • Os elementos da Secretaria, ou outros a designar pelo Departamento, podem imprimir diretamente para o equipamento, sem a necessidade de libertar o trabalho da fila de impressão;
  • O equipamento terá configurado uma área do ARCA para a digitalização, à semelhança do que já acontece atualmente.
  • As funcionalidades de cópia e digitalização dependem da autenticação na MFP com UU ou cartão.

Métodos de impressão

Para as filas de impressão (vulgo impressora de rede)

Os sistemas operativos clientes veem estas filas de impressão como impressoras de rede. O método de impressão é semelhante ao usado atualmente para imprimir para uma impressora de rede.
Serão disponibilizadas duas filas de impressão de acesso geral:
  • \\printers.ua.pt\Preto
  • \\printers.ua.pt\Cores
Na primeira, é garantido centralmente que qualquer documento é sempre impresso e cobrado como impressão a preto e branco. Na segunda fila, a impressão pode ser feita a preto e branco ou a cores.
Nota:
Para poder imprimir para as filas de impressão, terá de ter o cliente PaperCut em execução.

Web to Print

É possível enviar um documento para as filas de impressão sem ter as impressoras de rede configuradas no computador, usando apenas um browser. Para isso, basta aceder à página do utilizador em https://printing.ua.pt e selecionar a opção Impressão Web. O utilizador poderá fazer o upload de ficheiros de imagem ou PDFs (futuramente também em formatos suportados pelo Office 2016) e escolher o número de cópias que pretende. De forma simples, o documento segue para a fila de impressão selecionada.

Google Cloud Print

Especialmente útil para dispositivos móveis, o Google Cloud Print permite integrar a funcionalidade de impressão com qualquer dispositivo que use Android, iOS ou Windows.
Para isso é necessária uma conta no Google e basta aceder ao link publico correspondente à fila de impressão (clique aqui para ver os referidos links) e ativar a funcionalidade de Google Cloud Print no dispositivo (em alguns casos pode ser necessário a instalação de uma aplicação gratuita).
Na primeira utilização, o utilizador recebe uma mensagem de correio eletrónico na sua conta do GMail a solicitar que se autentique no sistema de impressão da UA. Este passo permite associar a conta de correio eletrónico do GMail à conta de cada utilizador no sistema de impressão da UA.
Após a associação, o utilizador recebe uma mensagem com um link (https://printing.ua.pt/client) onde poderá escolher o centro de custo. De seguida, o trabalho de impressão segue para a fila de impressão.

Sistema centralizado de gestão e controlo

O sistema central de gestão e controlo de digitalizações, cópias e impressões, permite o controlo por Unidade, Grupo e Utilizador na componente Institucional e Privada.
O sistema tem várias funcionalidades de controlo, destacando-se as seguintes:
  • Cópia e impressão autorizada no levantamento do trabalho;
  • Levantamento dos trabalhos em qualquer equipamento (follow-me);
  • Relatórios de consumos por Departamento e Utilizador;
  • Impressão através de equipamentos móveis;
  • Controlo das quotas de impressão.

Termos de Utilização do Serviço

  1. O serviço de digitalização, cópia e impressão destina-se a permitir à comunidade académica digitalizar, imprimir e copiar documentos, dentro das limitações físicas e técnicas do equipamento e da solução de gestão.
  2. O serviço está disponível e acessível em todos os edifícios da Universidade de Aveiro.
  3. Cada utilizador tem acesso ao sistema através do seu cartão de identificação (RFID) ou do Utilizador Universal.
  4. O serviço estará disponível a todos os utilizadores da Comunidade Académica (atualmente só distonivel para o Staff).
  5. Os custos dos serviços estão tabelados.
  6. O utilizador é responsável pela correta utilização do equipamento, sendo-lhe acometida qualquer responsabilidade decorrente de mau uso e/ou dano provocado ao sistema.
  7. No caso de dificuldade de utilização ou encravamento de papel, deve ser contatado o pivot local (secretaria do Departamento) e, na indisponibilidade deste, o Helpdesk dos sTIC.
  8. Cada utilizador só pode libertar suas impressões/cópias.
  9. É da responsabilidade do utilizador assegurar que não perde ou partilha o seu cartão ou dados de acesso.
  10. É da responsabilidade do Utilizador comunicar de imediato aos sTIC, qualquer problema ou perda do cartão ou dados de acesso.


logo_financiador

última atualização a 07-12-2016
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.