BUD@UA - Balcão Único Digital da UA


O crescimento da infraestrutura de TIC na UA ao longo dos últimos anos tem colocado desafios crescentes à sua gestão com qualidade e eficiência. Neste sentido foi tomada a decisão de concretizar um conjunto de mudanças na forma de gerir os processos internos dos sTIC bem como a interação com os seus utilizadores. Procurou-se que a implementação destes processos de qualidade na gestão dos serviços TIC seguisse as orientações de boas práticas ITIL a par do alinhamento com a norma internacional de gestão de serviços ISO 20000.
Surgiu assim o projeto Balcão Único Digital (BUD) cuja parte mais visível será o portal único de acesso aos serviços TIC disponível em https://bud.ua.pt.

Com a criação deste Balcão Único Digital pretende-se que exista apenas um único ponto de contacto privilegiado para todas as questões TIC, permitindo maximizar a disponibilidade dos serviços, dar melhor suporte aos sistemas de gestão, melhorar a interação e a comunicação com os utilizadores e contribuir para uma melhor racionalização dos custos a par do aumento da qualidade dos serviços prestados.
São assim apresentados no BUD os serviços disponibilizados pelos sTIC à comunidade académica – o Catálogo de Serviços - servindo também este como plataforma de comunicação com o utilizador e acompanhamento dos pedidos efetuados.

Nesta nova lógica de prestação de serviços, são distinguidos:
  • Pedidos de Serviço”: pedidos de configuração, alteração ou parametrização de serviços TIC existentes no Catálogo de Serviços. Estes pedidos terão um identificador do tipo SRXXXXX (Service Request | Número)
  • Incidentes”: degradação e indisponibilidade parcial ou total de serviços TIC existentes no Catálogo de Serviços. Estes incidentes terão um identificar do tipo IRXXXXX (Incident Request | Número)

Tutorial (video)


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última atualização a 01-07-2016
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