Teaching Day: e-poster

Disponibilizam-se os posteres digitais submetidos para a 5.ª edição do Teaching Day:

1

Belém Barbosa
Cuyutlán salt in search of the European market: Projeto de cooperação internacional no âmbito da UC Marketing Digital
Instituto Superior de Contabilidade e Administração

Isabel Oliveira, Maria Teresa Roberto e Carlos Costa
Mobile learning na aprendizagem de Língua Inglesa para cursos de Turismo
Instituto Politécnico de Viseu/Departamento de Línguas e Culturas/Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

Margarida Coelho
A tecnologia no apoio à internacionalização; Ensino de Energia & Transportes em mestrados e programas doutorais
Departamento de Engenharia Mecânica

Eduardo Ferreira, Milene Matos, Armando Alves, Pedro Amado, Pedro Beça, Maria João Antunes, André Couto, Rafael Marques e Carlos Fonseca
IMPRINT+. Da pegada ecológica individual à ação coletiva
Departamento de Biologia / Departamento de Comunicação e Arte

Marlene Amorim, Marta Ferreira Dias, Mário Rodrigues, José Manuel Oliveira, Isabel Dimas, José Rainho,Eva Andrade, Niall Power e Marta Oliveira
Application of technology-mediated communication for the development of competences for internationalization of young professionals:a experimental non-formal academy at UA
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo/Unidade de Transferência de Tecnologia/Gabinete de Estágios e Saídas Profissionais

2

Maria José Loureiro e Filipe T. Moreira
Conceitos básicos de programação em colaboração com o MI-GO
Departamento de Educação e Psicologia/ Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro

Ana Cristina Estima e Joaquim Marques:
Teatro de Vendas: uma nova abordagem ao desenvolvimento de competências profissionais
Instituto Superior de Contabilidade e Administração

Ana Cristina Estima
Competência digitais de um aluno de 1.º ciclo em Marketing: o que estamos a ensinar e o que quer o mercado
Instituto Superior de Contabilidade e Administração

Maria de Lurdes Martins
O papel das tecnologias na promoçãoda literacia digital aliada à aprendizagemda língua inglesa
Instituto Politécnico de Viseu/Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde

Margarida Lucas e António Moreira
DigComp e DigCompOrg: o que sãoe para que servem?
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Mário Rodrigues e António Barbeito
Início de aprendizagem de Algoritmos e Programação de forma intuitiva
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda/Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro

3

Diego Galego, Óscar Mealha e Carlo Giovannella
SMART CAMPUS UA: a learning ecosystem
Departamento de Comunicação e Arte

Cecília Carmo e Fernando Silva
A lecionação de uma licenciatura “à distância”: dificuldades e oportunidades
Instituto Superior de Contabilidade e Administração

Francisco A. da Silva F. e Ana Barros-Timmons
Pushing dynamics and outputs from laboratory courses
Departamento de Química/Laboratório Associado CICECO – Instituto de Materiais de Aveiro

Maria João Antunes e Lídia Oliveira
Operacionalização do regime de blended-learning na UC de Metodologias de Projeto e Investigação (MCMM/UA)
Departamento de Comunicação e Arte/Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital

Ciro Martins, Fábio Marques e Ana Balula
Developing Coding Skills – Technology for a Flipped Classroom
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro

Sara Carvalho, Fábio Marques, Ciro Martins e Ana Balula
O papel da Tradução Assistida por Computador no ensino de Inglês para fins específicos
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Instituto de Engenharia Eletrónica e Telemática de Aveiro/ Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa

4

João Paulo Barraca e Diogo Gomes
Code.UA: Colaboração em Projetos de Software
Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática

Hugo de Almeida, Pedro Bem-Haja e Afonso Alberty
A utilização de eyetracking no contexto de aprendizagem na disciplina de comportamento do consumidor
Instituto Superior de Contabilidade e Administração/Consumer Neuroscience Lab

Alexandra Nunes, Alexandre Rodrigues, Pedro Sá Couto, Elsa Melo, Daniela Chaló e Rui Costa
Simulação clínica de alta fidelidade como ferramenta educativa nos cursos de saúde (DCM e ESSUA)
Departamento de Ciências Médicas/ Escola Superior de Saúde

Fernanda Rodrigues
BIM como ferramenta de ensino-aprendizagem no MIEC e em LRP
Departamento de Engenharia Civil

João Simões, Alexandre Rodrigues, Lara Carramate, Sílvia De Francesco e Rui Pereira
Clinical Simulation of a Pace Maker Surgery for Medical Imaging Professionals Training
Escola Superior de Saúde

Helena Nadais, Ana Ascenso, Tânia Gameiro e Isabel Capela
Uso de software de simulação no ensino de engenharia do ambiente: o caso da Unidade Curricular Infraestruturas Ambientais-II
Departamento de Ambiente e Ordenamento

A. Gil Andrade-Campos e J.A. Dias-de-Oliveira
Desenho Técnico para Tótós
Departamento de Engenharia Mecânica

Mara Madaleno
A tecnologia ao serviço da aprendizagem: Uso de softwares em sala de aula
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

Rúben Lourenço, Tiago Ávila, Robertt Valente e João Oliveira
APPlied Student (APPS) teaching/ learning methodologies. Development of mobile pedagogical tools and contents for engineering courses, from students to students
GRIDS Research Group/Science and Engineering Education Group/Centro de Tecnologia Mecânica e Automação/Departamento de Engenharia Mecânica

João Pedro Cruz, Paula Oliveira e Dina Seabra
MEGUA: ferramenta para o ensino e aprendizagem
Departamento de Matemática/Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações

Manuel Au-Yong Oliveira
Como envolver alunos na era do Facebook, Instagram e Snapchat?
Departamento de Economia, Gestão, Engenharia Industrial e Turismo

Jailma Bulhões Campos
Jogos digitais no ensino – aprendizagem de leitura e práticas de letramento
Departamento de Educação e Psicologia

Lúcia Pombo, Margarida Marques e Luís Afonso
EduPARK – um projeto em mobile Learning de aprendizagem interdisciplinar em Ciências, no parque Infante D. Pedro
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Margaret Gomes
Teaching with Windows to the World: Learning and testing using the Internet
Departamento de Línguas e Culturas

Fábio Ribeiro, Pedro Almeida e Rui Vieira
Integração de ferramentas e serviços da Web 2.0 no desenvolvimento de atividades de Ensino e Aprendizagem de Ciências para o 1.º CEB
Departamento de Educação e Psicologia

Nuno Silva e Ciro Martins
An ICT-BASED approach to improve the pedagogy of musical arts education
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda

7

Paula Faustino e Dora Simões
Potenciar a autonomia dos estudantes do ensino superior através do uso TIC
Departamento de Comunicação e Arte/Instituto Superior de Contabilidade e Administração

Margarida M. Pinheiro e Dora Simões
The challenges of digital natives in higher education
Instituto Superior de Contabilidade e Administração

Nídia Spranger, Luís Pedro e Rita Santos
Motivações para o uso dos media digitais em contexto de sala de aula
Departamento de Comunicação e Arte

Daniel Sampaio e Pedro Almeida
Avaliação de estratégias pedagógicas sustentadas pela integração de dispositivos de realidade aumentada em processos de ensino e aprendizagem na disciplina de TIC
Centro de Investigação em Informação, Comunicação e Cultura Digital/Departamento de Comunicação e Arte

Cristina Miranda
Tecnologia, para que te quero...
Instituto Superior de Contabilidade e Administração

8

Ana Balula e Sandra Vieira Vasconcelos
Utilização de dispositivos móveis em sala de aula – a plataforma Socrative como suporte à aprendizagem de Alemão – Língua Estrangeira
Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Fábio Freitas, Francislê Neri de Souza e António Pedro Costa
Design de Interação como estratégia de autoaprendizagem: o caso do Manual do WebQDA
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Paula Oliveira
Aulas invertidas – uma experiência em Cálculo II
Departamento de Matemática

Joaquim Macedo e Margarida Pinho-Lopes
Development of competencies for Geotechnics using Project-Based Learning
Departamento de Engenharia Civil

Jorge Castro Ribeiro
Amor e perdição: experiências tecnológicas e digitais no ensino de algumas unidades curriculares teóricas da Licenciatura em música
Departamento de Comunicação e Arte

9

Luís Descalço, Paula Carvalho e Paula Oliveira
Integração de sistemas informáticos no apoio ao estudo autónomo e avaliação
Departamento de Matemática/Centro de Investigação e Desenvolvimento em Matemática e Aplicações

Cristina Manuela Sá
Fóruns de Discussão e Reflexão sobre o ensino/aprendizagem da língua materna: representações de estudantes
Departamento de Educação e Psicologia/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Vânia Carlos e António Moreira
STEAM Education e geojogos digitais significativos: estratégias de uma comunidade de investigação e de aprendizagem focada no Geogaming (projeto ENAbLE, Erasmus+)
Departamento de Educação e Psicologia/Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores

Silvina Félix e Violeta Clemente
Tell me your story: o Digital Storytelling como instrumento de aprendizagem
Escola Superior Aveiro Norte

Helena Marinho, Ana Beatriz Maia, Ana Filipa Sousa, Gustavo Afonso, Luís Freitas e Romeu Curto
Explorando a música no feminino: A tecnologia como ferramenta de aprendizagem num projeto de musicologia aplicada
Departamento de Comunicação e Arte

10


Cecília Guerra e Diogo Casanova
Hello Aveiro! London Calling. Creating bridges for training teachers in Technology- -Enhanced Learning
Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores/Kingston University London (Centre for Higher Education Research and Practice)

Honorata Pereira
Learning by Project – SmartCool
Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil

João Ribeiro e Fernando Almeida
A mudança de paradigma da práxis geológica
Departamento de Geociências/Geobiociências, Geoengenharias e Geotecnologias

António Pereira, Elsa Pacheco, Laura Soares, José Teixeira e Alberto Gomes
PROM@TT: promover o ensino da Geografia com recurso às Tecnologias de Informação Geográfica
Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Diogo Gomes e Carlos Santos
Slack@UA
Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática/Departamento de Comunicação e Arte

última atualização a 20-10-2017
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.