História

A ausência de uma plataforma que mantivesse vivas as relações humanas e de trabalho desenvolvidas ao longo da etapa universitária, foi o ponto de partida para a criação de um espaço associativo que reunisse os Antigos Alunos da Universidade de Aveiro.

Anteriores ao próprio processo de formação da AAAUA, existiram algumas iniciativas para a formação de uma associação de antigos alunos, infelizmente infrutíferas.

No dia 16 de Novembro de 1989 realizou-se a primeira reunião de antigos alunos da Universidade de Aveiro, com o objetivo de criar a AAAUA, a que se seguiram várias reuniões, dinamizadas e moderadas pelo fundador da AAAUA, Luís Almeida (Electrónica), tendo em vista a definição do modelo de associação pretendido, e a angariação de entusiastas capazes de levar a bom porto este grande objetivo.





    Logo AAAUA 1999-2006

A reunião de 1 de Fevereiro de 1990 revelou-se preponderante no surgimento de importantes desenvolvimentos, com a aprovação da proposta de estatutos, a eleição da Comissão Instaladora, encarregue de dar seguimento legal ao processo, a eleição de uma Comissão de Divulgação, constituída com a finalidade de apoiar a Comissão Instaladora na divulgação da AAAUA, e a aprovação da insígnia da associação.

Como marco importante desta fase de criação da AAAUA, destaca-se o dia 5 de Maio de 1990, data da admissão dos primeiros associados.

A 5 de Julho de 1990 viveu-se o dia tão esperado e desejado que marcou a existência legal da AAAUA, com a Cerimónia de Escritura Notarial, presidida pelo Reitor Prof. Doutor Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro.

A Escritura Pública foi outorgada pelos membros da Comissão Instaladora da AAAUA: Luís Almeida (Electrónica), Osvaldo Pacheco (Electrónica), Augusto Tomé (Química), Fernando Caldeira (Ambiente) e João Miguel Dias (Física), e ainda pelos antigos alunos: António Luís Ferreira (Física), Rosa Lídia Coimbra e Silva (Inglês /Português), Paulo da Cruz Almeida (Electrónica), Óscar Mealha (Electrónica), José Manuel Martins (Ambiente) e Leonel Seroto Rocha (Biologia /Geologia).

A fundação da AAAUA obteve grande repercussão nos meios de comunicação social e foi saudada pela comunidade envolvente, nomeadamente pela Câmara Municipal de Aveiro que saudou o surgimento da então nova associação, felicitou os fundadores e desejou uma existência ativa e duradoura.

Na sequência do processo de formação legal da AAAUA, realizaram-se as primeiras eleições para os órgãos sociais, tendo Luís Almeida sido eleito como primeiro Presidente da Direcção da AAAUA, José Manuel Martins eleito como Presidente da Mesa da Assembleia Geral e Óscar Mealha como Presidente do Conselho Fiscal.

“Bastante prometido, desejado e suado”, apareceu a 15 de Março de 1991 o primeiro número do Boletim Informativo da AAAUA, denominado “Antiguinho”. Atualmente o boletim assume um formato de revista, e vai já no seu 29º número, contanto com inúmeras e distintas participações de antigos alunos, da comunidade universitária de Aveiro, e demais personalidades convidadas.

A 6 de Maio de 1991 é assinalada uma nova etapa no processo de consolidação da AAAUA com a inauguração da sede da AAAUA, que se localizou no prédio com o número 1 no Cais do Paraíso. Na ocasião, o Governo Civil de Aveiro felicitou igualmente a AAAUA, pela formação e instalação da “nova associação” e “prometeu colaborações”.

Ainda no decorrer do primeiro ano os Antigos Alunos decidem atribuir o primeiro título de Sócio Honorário ao Prof. Doutor Renato Araújo (ex-Reitor da Universidade de Aveiro).

Em 1993, Gonçalo Paiva Dias (Electrónica) é eleito Presidente da Direcção da AAAUA, funções que desempenhou durante seis anos, correspondentes a dois mandatos.

Neste período verifica-se um bom desenvolvimento da Associação com a triplicação do número de associados, e a mudança de instalações, passando a AAAUA a ter sede no Campus Universitário.

Em 1999, a Associação de Antigos Alunos atribui o título de Sócio Honorário ao Prof. Doutor Júlio Pedrosa (ex-Reitor da Universidade de Aveiro), e realizam-se novas eleições para os órgãos sociais, tendo Pedro Soares (Electrónica) sido eleito Presidente da Direcção da AAAUA.

O processo de crescimento e consolidação da associação foi-se desenvolvendo ao longo dos anos, com várias atividades, períodos mais ativos e outros com menor índice de atividade, mas sempre com dedicação e empenho na prossecução dos seus fins.

Após algum período de menor atividade, em Setembro de 2004 é nomeada uma Comissão Diretiva, presidida por Cláudia Luz (Planeamento Regional e Urbano), tendo sido posteriormente eleita, em 2006, Presidente da Direcção da AAAUA.




Logo AAAUA 2006- presente

Nestes anos foi colocado um enfoque na reativação e redinamização da AAAUA, que envolveu também a criação de uma nova insígnia, linha gráfica e a emissão de novos cartões.

Em 2008, a AAAUA atribuiu o título de Sócio Honorário ao Prof. Doutor Manuel António Assunção.

Em 2009, António Soares (Planeamento Regional e Urbano) é eleito Presidente da Direcção da AAAUA, encarando o desafio com ambição de incrementar o papel institucional da Associação, reforçar a participação, alcance e importância da ação dos graduados da UA na comunidade, alargar o leque de serviços de forma a corresponder às necessidades dos associados e contribuir para a Excelência e Prestígio da Universidade de Aveiro, procurando também, aproximar os ex-alunos entre si, estimulando a criação de redes, criando momentos de convívio, apoiando a inserção na vida ativa dos recém-diplomados e o surgimento de atitudes empreendedoras que se reflitam no desenvolvimento pessoal e coletivo.

Em Março de 2010, pela ocasião da sua “Última Aula” a AAAUA atribuiu o título de Sócio Honorário ao Prof. Doutor Manuel Marques da Silva.

No corrente ano de 2010, mais precisamente a 5 de Julho, a AAAUA completou 20 anos de existência, que foram assinalados com um variado Programa Comemorativo, com a realização do Concerto Comemorativo do 20º Aniversário, e o Dia dos Antigos Alunos da Universidade de Aveiro, edição especial do 20º Aniversário da AAAUA, a 10 de Julho de 2010, culminando no ponto alto das iniciativas com a realização da Gala Comemorativa do 20º Aniversário da AAAUA.

Em Março de 2012 realizaram-se eleições para os órgãos sociais da AAAUA, tendo sido eleito o Carlos Pedro Ferreira como Presidente da Direcção, José Manuel Gaspar Martins eleito como Presidente da Mesa da Assembleia Geral e João Filipe Pires como Presidente do Conselho Fiscal.

última atualização a 28-10-2014
Este sítio web utiliza cookies sem recolher informação pessoal que permita a identificação dos utilizadores. Ao navegar neste sítio está a consentir a sua utilização.saber mais
Para que esta página funcione corretamente deve ativar a execução de Javascript. Se tal não for possível, algumas funcionalidades poderão estar limitadas.